Por que não consigo falar com outras pessoas ?

Feita por >Eclea santos de britto · 20 jul 2021 Habilidades sociais

Tenho 40 anos e não consigo falar com outras pessoas estranhas e parentes, quando saiu de casa e as pessoas falam comigo só consigo responder sim ou não ,no mercado na fila do banco, eu travo fico com medo com vergonha ,com parentes e conhecidos em casa também tenho dificuldades começo a gaguejar e repetir as mesmas palavras , Aos 13 anos tive depressão e fiquei anos isolada em casa,só vim a melhorar com remédios há pouco tempo com quase 40 anos sempre fui muito timida e nao tive muitos amigos e até hoje não tenho muitos amigos . gostaria de falar mas não consigo , e não sei como .

A melhor resposta 21 JUL 2021

Oi, Eclea!

Essa dificuldade acentuada de interação social pode ser caracterizada como transtorno de personalidade antissocial, no entanto, somente poderia afirmar após um acompanhamento e uma atenção mais próxima. Me parece que esse comportamento te traz diversos conflitos e desconfortos, nesse sentido, o ideal era que você buscasse ajuda de um profissional. Entender a origem desse comportamento é o primeiro passo para ameniza-lo.

Você já deu o primeiro passo em busca de ajuda, espero que continue e encontre um ótimo profissional!

Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

22 JUL 2021

Eclea boa noite. Se vc não tiver sido estimulada na infância/adolescência ao contato social é natural q vc tenha dificuldade. Para te ajudar, nós psicólogos podemos fazer o treino de habilidades sociais com vc.
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

21 JUL 2021

Olá Eclea! Grato por escrever. Considerando a idade e o tempo passado, será recomendável que você passe por uma caminhada cientifica com psicólogo, com peristência, abertura mental, disciplina e regularidade por um tempo considerável. Em muitas situações semelhantes, na vivência de consultório, modificações signficativas aconteceram. Isso poderá ocorrer com você, desde que venha com persistência e tolerância, para consolidar forma diferente de conceber a si mesma, bem como, conceber a importância de interagir com as pessoas em outros patamares ( que respeitem a si, que negocie convivência com o outro).
Certamente você poderá desenvolver confiança para trocar com as outras pessoas.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, e venha para um trabalho científico.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de grande maioria de falsos religiosos, de maioria de falsos políticos, até de alguns falsos cientistas, sigamos as recomendações de institutições científicas sérias como: Instituto Butantan, Universidades Públicas, TV Cultura, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8769 respostas

21 JUL 2021

Você sabe o que é fobia social? A fobia social se manifesta por um medo exacerbado de interagir com as pessoas e lidar com o mundo externo. E isso fica sublinhado em seu relato quando você menciona que não se sente confortável ao conversar com as pessoas e apenas responde sim ou não às perguntas, nunca iniciando uma conversação. Qual a raiz do seu receio em dialogar? É preciso revisitar sua infância e trabalhar suas questões na terapia.

Giulliana Mattioli Psicóloga Psicólogo em Poços de Caldas