Por que não consigo discutir com meu parceiro?

Feita por >@vy · 1 out 2020 Assertividade

Todas as vezes que discuto com meu parceiro, eu começo a chorar e achar que vamos terminar e ficar desesperada para fazer as pazes, e muitas vezes acabo piorando a situação com a intenção de melhorar, não consigo focar em mais nada se meu relacionamento não estiver bem

A melhor resposta 2 OUT 2020

Olá @vy! Grato por escrever. Certamente, pelo curto relato, mas revelador, você ainda não namora a si mesma, não se valoriza. Vejamos: Queremos namorar para ter companhia que nos desafie, apresente pensamentos que nos faça refletir, que faça a soma dos dois pontos de vista, gerar uma conclusão melhor elaborada. Isso apresenta uma etapa de desconforto, mas é necessário. Percebe que você está dependendo de uma pessoa - com tua a sua riqueza e personalidade - que está fora de você. Ele não pode se anular para ser a extensão dos seus desejos; você não pode se anular para evitar a diferentes concepções das coisas. Pelo relato, você pulou uma etapa necessária e inevitável, para que haja namoro inteiro, integrador. Você não está namorando a si mesma, não está em harmonia com o que pensa, só porque é diferente do que pensa seu namorado.
Antes de namorar com o outro, você precisa desenvolver autonomia, autoconfiança, capacidade de perder o namorado, mas não perder a si mesma. O namorado que nunca te abandona, é você mesma.
Procure por um de nós, psicólogos, passe por conduta científica, com persistência, mente aberta, disciplina, para organizar o amor próprio, a autonomia, o resgate dos sonhos, planos e metas, que não precisem depender, de forma marcante, de outra pessoa.
Será muito amadurecedor.
Espero ter ajudado.
Abraços virtuais (em tempos permanência de elevada taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, empatia, espírito comunitário, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8767 respostas

2 OUT 2020

Olá @vy.
Se conseguir ser mais assertiva em suas conversas com o seu namorado provavelmente não vai piorar a situação, pelo contrário, poderá ter uma relação melhorada. A assertividade está intimamente ligada ao auto conhecimento de si e muitas vezes a entender o outro e aceita-lo como é, ou deixar ir. No entanto é possível "aparar arestas" da relação quando algumas coisas não estão confortáveis. A partir daí, tendo uma relação mais assertiva principalmente com você mesma, poderá conseguir focar em outras áreas de sua vida.
Pensar no namorado o dia todo, além de poder te prejudicar, pode complicar a relação e a paciência do outro, e uma convivência que era para ser leve e agradável começa a ficar pesada e desconfortável.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 OUT 2020

Oi! Sobre seu relato seria necessária uma investigação durante a psicoterapia para saber o que seria realmente esse "não conseguir discutir". Quanto ao choro ele é uma forma de expressão de sentimentos e em algumas situações ele pode emergir como uma especie de autodefesa provavelmente relacionada a esse medo que você tem de que o seu relacionamento termine. Seria interessante desenvolver um trabalho focado na sua autoestima afim de torna-la menos dependente, existe vida fora de um relacionamento.

Camilla Leite Psicólogo em Feira de Santana