Por que minha filha tem dificuldades de escrever?

Feita por >elisabeth · 15 mar 2016 Dificuldades de aprendizagem

Minha filha tem dificuldades para escrever, não consegue acompanhar os professores na escrita, me ajudem!

A melhor resposta 15 MAR 2016

Olá Elisabeth, sou Psicólogo e Pedagogo com especialização em Saúde Mental. Para entender melhor a dificuldade na escrita, seria necessário maiores informações, como por exemplo, a idade que ela se encontra. A investigação mais profunda poderia oferecer subsídios para que ela desenvolva a relação entre leitura e escrita, considerando o esperado para esta faixa etária. Outro ponto que poderia ressaltar é que a linguagem oral e escrita desenvolve-se a partir do sentido que é dado a ela. Por exemplo, leia perto de sua filha, peça ajuda no supermercado com a lista de compras e leitura de rótulos, ao utilizar o serviço de ônibus coletivo é interessante que peça para ela ler o destino, entre outras situações do seu cotidiano, pois quando existe um significado, a leitura torna-se atraente. Espero que tenha ajudado, estou a disposição.

Clínica de Psicologia Márcio Ferreira Psicólogo em Ribeirão Preto

32 respostas

22 MAR 2016

Olá, tudo bem? dificuldades de escrever é um sintoma que pode ocorrer tanto por causas neurológicas quanto psicológicas. Para tanto, deveria ter mais informações sobre o caso apresentado. Desta forma, a princípio posso orientar que procure uma psicopedagoga para auxiliá-la e esta poderá fazer os encaminhamentos necessários. Até mais e boa sorte! Leidiane

Leidiane Rosa da Silva Neuropsicóloga e Psicóloga Psicólogo em Goiânia

8 respostas

22 MAR 2016

Ola, qual seria a idade da sua filha? Seria importante mais dados para entender qual a real dificuldade. Precisaria ser feita uma avaliação da aprendizagem para ver onde quais habilidades ela não desenvolveu e porque.Estou a disposição. Abs

Shirlei Lizak Zolfan Psicólogo em São Paulo

6 respostas

17 MAR 2016

Olá Elisabeth, com base nas poucas informações que você nos traz sobre o caso, a única orientação possível é que procure profissionais de sua confiança, psicólogo, psicopedagogo, neuropsicólogo, médico psiquiatra ou pediatra, para que sejam levantadas algumas hipóteses, não necessariamente será necessária à procura de todas essas especialidades ao mesmo tempo. Em paralelo também será bastante importante procurar na escola quais os profissionais que já auxiliam e convivem com sua filha, pois eles já estão munidos de informações consistentes e possivelmente já devem ter algumas hipóteses sobre o possível problema, dado esse primeiro passo surgirão informações mais consistentes para que se possa desenvolver um possível plano de tratamento.
Atenciosamente,
Gustavo Correia

Psicológo Gustavo Correia Psicólogo em Maceió

17 respostas

17 MAR 2016

Normalmente, a Escola sinaliza aos Pais quando o comportamento do aluno está prejudicando o seu desempenho escolar. Por isso, antes de você procurar uma avaliação Psicopedagógica, converse com a orientação pedagógica da Escola e diante do que for dito, você poderá ou não encaminhá-lo para um Psicodiagnóstico, que vai contemplar uma avaliação multidisciplinar. Esta avaliação é de suma importância em casos de problemas de aprendizagem porque o aluno passe por Profissionais que investigam os prejuízos na parte atentiva, que pode estar ocasionando a dificuldade do seu filho. Muitas vezes a criança ainda não tem maturidade cognitiva ou coordenação motora desenvolvida, mas apenas uma avaliação mais detalhada com um psicopedagogo poderá te ajudar. Caso esta situação seja emocional, é importante você procurar um psicólogo infantil que através da ludeoterapia e da terapia, possam abordar pela fala e pelas atitudes da criança, expressões dos seus sofrimentos e suas dificuldades em relação ao contexto em que vive e que os desencadeiam. Ao ser encaminhado para psicoterapia infantil, a criança é acolhida e ouvida, tendo a oportunidade de expressar seu universo privado. Neste processo, a psicoterapeuta utiliza estratégicas lúdicas como jogos, brincadeiras, desenhos, colagem, pintura, argila, histórias para se comunicar com a criança, investigar e identificar quais os problemas psicológicos a impedem de se desenvolver de maneira saudável para depois ajudá-la a superar suas dificuldades. Neste processo é fundamental o envolvimento dos pais que também tem seus encontros para a compreensão do contexto que está sendo apresentado, bem como para construirmos todos juntos, as melhores formas de ajuda-lo. Estou à sua disposição para maiores esclarecimentos. Espero ter lhe ajudado! Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

17 MAR 2016

Oi Elisabeth.
Para o profissional auxiliá-la é preciso conhecer sua filha. Alterações intelectuais, sensoriais, neurológicas, motoras ou emocionais (conflitos familiares) podem influenciar no processo de aprendizagem da criança, adolescente ou adulto. Devemos considerar também a vida escolar e como é ministrado o ensino à aluna em sala de aula. Estou à disposição.

Neulandia Luiza da Costa Psicólogo em Lagoa Santa

3 respostas

16 MAR 2016

Boa tarde.

Precisamos de mais dados sobre a criança. Peça orientação a escola que trabalham com parceria a família para o melhor desempenho da criança

Psicóloga e Psicopedagoga Fernanda Rodrigues da Silva Psicólogo em São Paulo

9 respostas

16 MAR 2016

Olá Elisabeth!
Boa tarde!
Para responder a sua pergunta precisamos de mais informações, tais como idade da criança, se a dificuldade é só com a escrita ou também com a leitura, a escolaridade da criança, etc... Muitas vezes a criança ainda não tem maturidade cognitiva ou coordenação motora desenvolvida, mas apenas uma avaliação mais detalhada com um psicopedagogo poderá te ajudar. Procure ajuda para o seu filho!
Á disposição

Gilmara Coutinho Wolkartt Psicólogo em Vitória

7 respostas

16 MAR 2016

Olá, seria interessante que você procurasse um neurologista e uma psicopedagoga para avaliação de sua filha, chegando, assim, a um diagnóstico sobre o qual será dado o devido encaminhamento.

Psicóloga Claudia Degani Psicólogo em Uberaba

7 respostas

16 MAR 2016

Olá Elisabeth. Para responder sua pergunta é preciso mais informações. Uma avaliação médica e de um neuropsicólogo ajudaria para identificar onde é a dificuldade. É na hora de receber a informação? É na hora de passar a informação para o papel? Possui alguma dificuldade motora? É preciso mais detalhes. À disposição.

Mariana Di Zazzo Psicólogo em São Paulo

22 respostas

16 MAR 2016

Olá! A dificuldade na escrita pode se dar por diversas causas e fatores, tanto a nível neurológico quanto a nível psicológico. Sugiro que procures um psicólogo e/ou psicopedagogo para que possa realizar uma avaliação mais completa de sua filha e assim poder entender esta dificuldade.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

16 MAR 2016

procure elisabeth, uma psicopedagoga para sua filha com urgencia,ok? um abraço fraterno!!!!!!

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

16 MAR 2016

Elizabeth, bom dia. Sua filha precisa de uma investigação mais completa para detectar a causa do problema. Procure um psicopedagogo para resolver a questão. Um ab. Cláudia Nejme.

Cláudia Nejme Psicólogo em São Paulo

51 respostas

16 MAR 2016

Olá td bom! Elizabeth, você não descreve idade, serie da sua filha, o treino motor pode estar com insuficiente treino, problemas neurológicos mínimos também, problemas alimentares relacionados ao glúten e leite também, problemas emocionais que dispersam a criança, pode estarem presentes, forma de como gerada também, desestimulação pela escola, pela professora, enfim são muitos e muitos motivos que podem estar afetando sua filha. Embora cada aluno tenha um ritmo, um certo ritmo minimo é esperado em cada série, porém não começou hoje percebe, algo lá atrás já vinha se manifestando, que ou não foi percebido, ou cai naquilo ah...isso passa....e passa sim de uma série para outra, o que era pequeno ontem fica insuportável hoje.Então amiga internauta já sabe oque fazer...uma boa psicoterapia com ela e com você também para auxiliar e ajudar o profissional a ser breve no diagnóstico, para que não se instale mais dissabor...imagina você indo todos dias para um lugar onde você não consegue cumprir com o esperado...um horror né ajude sua filha mas tem que ser já! abraços e boa sorte!

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

16 MAR 2016

Elisabeth bom dia, o que você traz é bastante relevante, porém não dá para afirmar os motivos que a levam a ter dificuldade na escrita sem ter realizado anamnese, exames e testes. É preciso apurar melhor as possíveis causa e pra isso seria interessante procurar um profissional médico para estudar os fatores físicos e orgânicos e um profissional da psicologia para entender as questões motoras, cognitivas e emocionais da sua criança.
Espero tê-la ajudado, atenciosamente a Psicóloga Clínica Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

16 MAR 2016

Olá Elisabeth, antes de qualquer coisa preciso saber a idade da sua filha e algumas informações para poder te ajudar, estou a sua disposição.

Fatima M. C. Noronha Psicólogo em Fortaleza

4 respostas

15 MAR 2016

Bom dia, Elisabeth!
Para descobrir a base do problema, é importante procurar um profissional especializado, que faça uma observação e possa dar informações mais precisas. A causa pode ser algo simples, como por exemplo, uma dificuldade de acompanhar o ritmo da turma e dos professores, mas é importante investigar.
Sugiro que procure um psicopedagogo, acredito que esse profissional poderá te auxiliar na descoberta do problema. Posteriormente, é possível que ele encaminhe para um neurologista, se for o caso e/ou um psicólogo. Dependendo das causas do problema e do prognóstico.

Lugar Psicanalítico Psicólogo em Recife