Por que as pessoas me irritam tanto?

Feita por >Andy · 26 mai 2022 Habilidades sociais

Diariamente sinto raiva das pessoas, na maioria da vezes devido ao modo que a pessoa fala, seu jeito, sua risada ou qualquer gesto que eu considero inadequado ou incomodo me irrita profundamente, sinto o sentimento que dentre todas as criações de Deus, o único erro é a humanidade. Muitas das vezes busco silencio, ficar sozinho, sem pessoas ''seres humanos'' ao meu redor, sempre busco me cercar na natureza e com animais, pois eu amo o mundo animal mas quando tento até mesmo por esforço próprio me relacionar com o ser humano sempre crio um sentimento de repulsa e nojo, onde muitas das vezes perco a paciência rápido com pessoas que no meu julgamento considero inferiores, lentas, desprovidas de conhecimentos, egoístas, escandalosas, espalhafatosas e sem educação que não conseguem simplesmente seguir uma regra básica de uso de mascaras em transportes públicos e etc, e isso vem me irritando diariamente, pois me vejo obrigado a conviver com esses tipos de seres constantemente, devido ao sistema patriarcado que nos obriga a trabalhar para que possamos sobrevier, alimentar, vestir e etc.

A melhor resposta 27 MAI 2022

Olá, Andy... Grata pela sua partilha e oportunidade em te acolher.
Bom, aparentemente existe aí uma alta expectativa sobre como as pessoas deveriam ser, sobre como a sociedade deveria funcionar...
E, a partir dessa alta expectativa, uma potente frustração diante de tudo aquilo que não sai conforme você idealizou..
Parece que a sua exigência é alta sobre os comportamentos humanos, tanto seus, quanto dos outros...
Os seus você se esforça e faz o seu melhor, o dos outros não está no seu controle...
Não estar no seu controle parece bastante irritante!
Bora cuidar dessa intolerância à frustração?
Com afeto, Psi Marina!

Marina Heluy Máximo Marques Psicóloga Psicólogo em Varginha

41 respostas

27 MAI 2022

É interessante pensar que somos seres de relações.... E vale a pena questionar de onde vem essa impaciência? Será que você sem perceber, de forma inconsciente não está gerando expectativas e algum tipo de Idealização? Será que existe alguma forma de intolerância a frustração? É importante pensar sobre isso para ser possível conviver com as diferenças.

Silvia Helena de Amorim Martins Psicólogo em Fortaleza

3 respostas

27 MAI 2022

Olá Andy! Obrigado por escrever. Em última instância, não são as pessoas que te irritam. É a forma como você as percebe e mobiliza emoções dentro de si, que te desestabiliza. A vida isolada, sozinha, com qualidade, não é viável. Sendo assim, você, precisará treinar, e muito, formas de conviver com as pessoas. Nesse treino, precisa trocar com elas de forma harmônica, autônoma, flexível, significativa para você. Tua essência sempre precisará estar no centro das trocas.
Estaremos a disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes: a maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos, líderes religiosos - são motivados por dinheiro- profundamente falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Fortaleça o afeto, evite aglomerações e destrua os criadouros do mosquito da Dengue.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.