Perdi tudo. Como faço para retomar a minha vida?

Feita por >Jaque · 14 mai 2020 Motivação

Meu nome é Jaqueline Almeida passei por muitos traumas emocionais na minha vida,meu pai tinha uma imobiliária e minha mãe era 10 anos mais nova que ele,os dois se conheceram quando ela foi locar o apartamento para morar em uma capital,minha mãe já tinha uma filha quando chegou a cidade passou diversas dificuldades financeiras e até fome, quando eu nasci meu pai não deu o apoio necessário não pagou a pensão alimentícia para minha mãe e não deu um emprego na imobiliária para minha mãe confiou em outras pessoas e acabou falindo a imobiliária o que fez passarmos por mais dificuldades,minha mãe sempre foi trabalhadora e sempre foi julgada por ser focada em trabalhar, minha mãe perdeu uma filha pois a mesma era muito rebelde e acabou entrando para as drogas começou com o cigarro,o maldito cigarro que é vendido como água em todos os locais como se não fizesse mal algum, meu pai teve pedra na vesícula também faleceu e quando estava no hospital íamos visitá-lo mas o outro filho dele também ia com uma procuração para ele assinar pois queria ficar com o apartamento que meu pai tinha em um bairro da cidade. Os traumas emocionais ficaram absolvidos em mim e a responsabilidade de ajudar a minha mãe também. Houve diversos momentos que eu tive vontade de fugir me esconder nunca mais voltar pois era sufocante as vezes ter tanta responsabilidade, ninguém ajudava as pessoas criticavam minha mãe pois estava sempre estressada com as contas e ela acabou esquecendo de pagar o INSS e hoje com quase 60 anos não tem o direito de se aposentar. Conheci um rapaz no trabalho que arrumei quando tinha 21 anos acabei me apaixonando por ele falei que queria casar e tinha vários sonhos que queria realizar, ficamos juntos algumas vezes e eu amava ele mas pedi que parasse de fumar e ele disse que queria parar confiei no que disse, então descobri que continuava fumando com a ex no trabalho e isso me trouxe a lembrança amarga de ver minha irmã no necrotério. O ambiente de trabalho ficou exaustivo trabalhava 12 horas e ia para faculdade pela manhã morrendo de sono e podre de cansada,comecei a ficar muito cansada e estressada e tive algumas experiências ruins com colegas de trabalho ,havia uma câmera na minha sala onde era observada no trabalho entrei em depressão sem perceber e fui demitida sem nenhuma dúvida quando não aceitei mais ser escrava do lugar onde trabalhava e além de tudo isso vi muitas pessoas querendo trair ou traindo suas famílias
Eu acabei sofrendo muito com o que o cara que eu gostava me disse após tudo que eu havia planejado para nós
Hoje não estou feliz e estou me sentindo mal em todos os lugares que vou.
Não consigo gostar de nada e estou sempre chorando pelos cantos e triste.
Quero ter uma vida independente mas tenho medo de abandonar minha mãe.

A melhor resposta 15 MAI 2020

Olá Jaqueline! Sua história apresenta muitas situações de decepções e frustrações com alguns acontecimentos. Somos sensíveis a isso. De outro lado, as coisas que podemos perder são coisas cultuais, sociais, materiais. A cultura é dinâmica, muda com o tempo, o cigarro, por exemplo, foi valorizado e estimulado, não faz muito tempo, o álcool também. Sabidamente são coisas que fazem muito mau. As coisas que ganhamos, no passado, as ganhamos porque somos humanos, com potencialidades. Logo, quase tudo que temos, pra valer mesmo, constantes, é a nós mesmos, com nossos aprendizados, com nossa capacidade de escolha, nossa ética, nossa sensibilidade. Permita-se reorganizar sua rotina, contemple sua alimentação ,seu sono, seu lazer sonhos, planos, trabalho, estudo, tolerância, empatia, diálogo, flexibilidade. Valerá à pena. Permita-se construir interações com predomínio da ética, isto é, pessoas ruins podem ter interações éticas, se nós a levarmos a agirem com respeito, pessoas frágeis precisam ser direcionadas a interagir com respeito e ética. Você conseguirá! Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8727 respostas

4 JUL 2022

Olá Jaque.
Você passou por várias situações muito difícil em sua vida, porém é sempre importante manter a esperança e o amor, é desta forma que se consegue vencer as dificuldades. algumas pessoas terão mais problemas que outras e tem pessoas que perceberão suas vidas mais difícil que outras. A diferença entre elas é a esperança e a amor.
há alguns filmes interessantes e verídicos que você pode ver para ter mais esperança, vou deixar 2 aqui para você:
Coach carter - treino para a vida. em meio a diversidade e falta de esperança um professor muda a vida dos alunos de uma escola.
karol um homem que virou papa. Prepare-se para chorar muito e ter esperança, em meio a 2a guerra mundial e a muito sofrimento existem pessoas neste filme que vencem pelo amor e pela esperança na vida.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

17 MAI 2020

Jaque,
Foi foi até agora muito corajosa e muito correta na condução de si mesma.
Agora está triste, desolada porque não compreende o que tudo isso significa.
Só falta uma coisa: escolher um bom psicoterapeuta que te auxilie a compreender tudo isto e o caminho a fazer.
Dificilmente vai conseguir sozinha.
Precisa compreender porque está aqui, quem voce é, qual a sua missão de vida, porque está acontecendo todas estas coisas contigo.
Não é ganhar dinheiro, acumular bens... apesar de eles fazerem parte.
A vida quer que voce seja feliz e realizada.
O sistema (o lugar onde voce está) quer que cumpra com obrigações, crenças, valores, que obedeça e não questione.
Como voce agirá com estas duas realidades?
Confie em ti porque só depende de ti. Tens um guia interno e não desanime. Gratifique a ti mesma, aprenda a sentir orgulho por si mesma.