Perdi a confiança da minha esposa, o que faço?

Feita por >Carlos · 20 dez 2020 Terapia de casal

Olá pessoal
Tenho uma relação há 6 anos e desta fiz 2 filhos . Durante 3 anos vivi desempregado e naquela fase não tenho fortes razões de queixa mas nos últimos meses tenho ficado decepcionado com a minha parceira . As coisas começaram a ganhar um ambiente desagradável quando ela passou a fazer negócios . Passou a sair muito e por vezes até às noites . Percebi que o comportamento dela mudara totalmente . Ela não se importava mais em estarmos juntos para diálogo, afeto e até a prática do coito já era desfavorável . Ela não se sentia bem comigo e uma vez durante o acto me disse algo que nunca ouvi uma mulher me dizer,ela durante o acto prestava mais atenção nos sons do lado de fora e me disse : " faz rápido " (isto para eu terminar rápido o acto ) senti-me mal olhei para ela e perguntei-lhe : " é assim que você faz com outros na rua ? " Ela rapidamente mudou de atitude para que eu não me zangasse . Ela já me deu a entender que ela chegou a adormecer em casa de alguém quando questionei disse ser em casa de uma prima . Percebi que ela deixou os bons modos em falar comigo , irritava-se fácil comigo. Perguntei se a minha voz a incomodava respondia que não . Então qual era o motivo da irritabilidade ? Dizia que eu não ajudava dando-lhe dinheiro e nas tarefas de casa. Fiz-lhe lembrar por várias vezes que fui Eu que a concedi os fundos para abrir seu negócio e sou eu que contratou uma doméstica para fazer os serviços domésticos e sou eu que pago as contas todas de casa sem reclamações . Sou eu que pago o seguro de saúde da família inclusive . Mesmo assim ela insistia nos seus modos irregular . Sugeri que ela consultasse um bom psicólogo na clínica mais cara se necessário pois meu seguro cobriria . Ela descartou minha sugestão . Faltava-me ao respeito só por corrigi-la alguns erros ou quando eu fizesse alguma advertência . Entendi que ela queria viver fazendo tudo como ela entendesse seja qual for acção que ela fizesse eu não devia falar nada . Tem vezes que ela chegava acima das 21 ou 22 horas eu não devia perguntar que seria problema . Lembrei-lhe que eu não fazia isso . Certo dia eu estava muito mal humorado que ela ao tentar faltar ao respeito sem levar em conta o meu estado psicológico tivemos uma briga que no qual me obrigou a demonstrar quem era o homem em casa , ela feriu-se . Daí em diante ela passou a controlar-se os seus maneirismo . O respeito voltou mas antes , uma vez que ela usava muito o telefone , ela deixou o telemóvel no sofá eu peguei ela veio rápido para receber. Lhe perguntei o que estava ela esconder ela não respondia e simplesmente esforçava para receber seu telemóvel . Entreguei-lhe e avisei que eu não queria mais viver com alguém que esconde coisas de mim . Ela friamente aceitou e queria saber sobre a divisão do património. Foi quando percebi que não tinhamos mais nada para continuar só a existência de filhos . Olhei para os meus pequenos e senti muita dor só de imaginar eles acordarem sem me verem em casa . Por causa deles recuei da decisão. Recentemente , notei que ela tem falado comigo de forma respeitosa mas fiquei indignado quando , uma vez ela ganhou coragem em finalmente poder abrir seu Facebook a minha frente . Num momento de descontração ela entregou-me o seu telemóvel para eu ver alguns produtos que ela pretendia comprar . Então não demorou que entrou uma mensagem de um homem saudando : Boa noite meu amor , como estás ? Eu mostrei a msn ela disse que não tinha intimidade com o moço . Perguntei se ela o conhecesse disse que sim . Eu queria saber se eles falam,conversam ela disse que não , então que intimidade essa do jovem sentir-se tão a vontade com ela ? Toda vez que deteto coisas do gênero ela sempre diz ser normal mas eu não partilho desta experiência . Há tempos perguntei-lhe sobre o motivo de ela esconder seu Facebook e só porquê de ter apagado as mensagens ela decidiu mostrar sua conta , me disse que tinha coisas que eu não podia ver, que coisas ? Ela respondeu que era conversa com suas amigas . Mas conversas de amigas esconde-se a tal ponto de aceitar uma separação ? A tal mulher que eu me juntei hoje já não é a mesma que conheci há alguns anos . Entendo que com o passar do tempo as pessoas mudam mas mudar a forma de de se relacionar a tal ponto de por em risco um rompimento essa mudança é destrutiva . As vezes lhe pergunto : " por que você vive comigo ? Se sou mau ou seja lá o for, porquê você insiste em estar comigo ? Eu perdi a sua confiança e há qualquer momento posso fazer a minha vida como eu entender ! Ela diz que ainda gosta de mim. Eu lhe pergunto se pessoa que gosta faz as tolices que ela faz ? Me parece maluca !
Hoje vivemos mas não confio mais nessa pessoa que já foi boa para estar , desde que passou a ter mais dinheiro auto se destruiu achando que podia fazendo qualquer coisa que lhe desse a cabeça . As vezes penso que após concluir os meus planos arranjar outro rumo para a minha vida. É difícil viver com alguém não confiável as vezes penso sair por aí ficando com mulheres que me desejam mas não vejo ter novas relações so para distração estou a levar a vida de forma séria para estar a brincar com sentimentos e a sexualidade das pessoas. Eu quero ter ao meu lado uma mulher séria,uma mulher que assume e que saiba honrar os seus compromissos . Uma mulher de visão e valores éticos . Também desejo uma mulher companheira de vida e não o contrário disso .

A melhor resposta 21 DEZ 2020

Oi Carlos,
A confiança é fundamental no relacionamento, ela vai além do amor, da paixão. A quebra da confiança exige grandes reparos.
Te aconselho a fazer psicoterapia para se fortalecer emocionalmente, essa situação pode trazer muita dor, conflitos e traumas. Precisa cuidar de você, a terapia é um espaço acolhedor, é importante nesse momento você desabafar e dividir o que está acontecendo.
Me coloco a disposição para ajudá-lo.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo