Penso em fugir todo santo dia. Há algo de errado nisso?

Feita por >pedro · 4 ago 2020 Motivação

sempre fui preso a minha família, com 17 comecei a trabalhar e hoje com 29, só penso em largar tudo e sumir.
me sinto preso ao trabalho e esposa, bens e traumas passados, mas por respeito a essas pessoas e causas, ainda não fugi.
não me importo de ter de passar frio ou fome, só quero sair dessa cadeia que entrei sozinho e joguei a chave fora.

A melhor resposta 6 AGO 2020

Olá Pedro,
Grata por sua pergunta.
É importante que você olhe para o que realmente está causando este desconforto dentro de você. O que te deixa com essa sensação de estar aprisionado? Se você quer realmente realizar o seu desejo de ser feliz, você precisa organizar a sua vida de forma que se você for embora todas as pessoas possam continuar felizes depois da sua ida. Se você entregou o fruto do seu trabalho para presentear os outros com amor é preciso que tudo o que deixar continue sempre sendo um presente, sem pesar para ninguém. Que se você for deixe algo que os outros possam continuar o que você deixou de forma leve.
O relacionamento de casal muitas vezes cai na rotina. Ao se esquecer da individualidade de cada um, os elogios são deixados de lado, ao você se tornar "nós" deixou de ser "eu" . Se você viveu só para atender a expectativa dos outros e esqueceu de coisas simples como por exemplo, ao realizar um trabalho se perguntar por que e para quem você está fazendo aquilo. Às vezes fazer coisas simples como cuidar do jardim, pintar a casa pode dar um grande prazer. Cuidar das amizades que se distanciou há muitos anos, pode lhe trazer um novo ânimo. Ou seja, você precisa estar presente na sua própria vida. Tudo o que nos cerca é importante, mas o mais importante são as pessoas. A principal pessoa é você mesmo. Mas para se colocar no aqui e agora precisa olhar para dentro de você e descobrir a função da sua vida na terra. O que faz de melhor. É esse o presente que você vai deixar paras as pessoas. Ao fazer o que gosta e realizar os sonhos mais simples, você vai conquistar tudo o que mais desejar. Acredite, para cada problema existem mais de uma forma de solução.
Procure ajuda profissional para ser ouvido com mais detalhes na sua individualidade. O sigilo do ambiente terapêutico dará a você a
liberdade que precisa para expressar sentimentos, mágoas e traumas do passado.
Fico à disposiçao,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

5 AGO 2020

Olá Pedro! Grato por participar. Fugas como a descrita por você, ficam no plano da ilusão, porque não se foge de si mesmo. É preciso ressignificar a autonomia, o lugar, as trocas. Não há lugar melhor ou pior. Ao viver em determinado espaço, vamos organizando trocas. A cadeia é mental. Será muito providencial você aprofundar a questão com a conduta científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.