Pensar muito que se tomei a decisão certa significa que tomei a decisão errada?

Feita por >Mnd04 · 28 jul 2023 Abordagem psicológica

Tenho um relacionamento de 9 anos, onde descobri uma traição a quase 2 meses atrás. Eu viajei com nossos filhos, ele saiu, bebeu demais e procurou uma garota de programa. Me disse que se arrependeu muito, que ficou muito mal. Pediu perdão e que eu não terminasse tudo, que eu desse uma chance de ele reconquistar minha confiança. Me disse que nem fez nada porque estava muito bêbado. Eu resolvi tentar de novo pelo tempo de relacionamento, e por todo esse tempo ele nunca ter me dado motivo para desconfiar de nada, sempre me tratou muito bem, é um ótimo pai e querendo ou não eu gosto dele. Ou gostava. A questão é que eu me pergunto todo dia se fiz a escolha certa. Todos os dias algo me diz que eu devo ir embora, que eu não estou me valorizando ficando com ele, perdi minha paz, parece que vivo esperando acontecer alguma coisa de novo. Eu acho que meus sentimentos por ele estão mudando, acho que estão se perdendo. Mas no fundo eu não quero ir, não quero deixa-lo, desistir da minha família. Mas não sei se vou conseguir viver assim, perturbada sempre com medo de sofrer de novo.

A melhor resposta 31 JUL 2023

Olá Mnd04! Que bom que você escreveu. Pelo descrito, é normal que você fique chateada, mas a pessoa que deve estar mais chateada, deve ser ele. Parece plausível a fala que ele te apresentou. Esse fato faz parte da história de vocês, machuca, mas, pelo seu relato, é uma exceção e não uma regra. Quem perdoa, perdoa a si mesmo. Quem deve sofrer é quem vive legitimidade para a culpa. Havendo culpa e arrependimento com efetiva modificação e cuidado da parte dele, será mais sábio vocês permanecerem. Não sabemos até que ponto a qualidade do relacionamento de vocês estava boa ou não, até essa descoberta. Algumas vezes, há males que vem para o bem.
O direito e o dever de tua paz é somente teu. Você não fez nada de errado, exceto ficar sofrendo por isso. O peso da culpa precisa ser dele, até que ele consolide a convicção de que cometeu um erro e não mais o cometerá.
Fique em paz consigo mesma, ame a partir de tua essência e não por consequência de uma exceção comportamental dele.
Caso permaneça com desconforto, será prudente que conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços!

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8719 respostas

29 JUL 2023

Querida,
M

A superação de uma traição é um processo. Sentimentos ambivalentes fazem parte desse momento mesmo. Ter aceitado continuar o relacionamento não implica em se sentir bem imediatamente. Você tomou a decisão de não desistir da sua família, mas está passando por um processo de elaboração do que houve. Não se cobre tanto. As coisas se vão se encaixar no seu devido tempo.
Abraço

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo