Pensamentos intrusivos no relacionamento

Feita por >Error99 · 1 out 2022 Abordagem psicológica

Já tem um ano e pouco que estou em um relacionamento saudável e maravilhoso, porém recentemente comecei a sentir ciúmes do meu namorado com uma nova amiga que ele se aproximou pois viu que ela tinha depressão e precisava de apoio, que ele tratava diferente por pensar que era lesbica, os dois estavam tão juntos que começaram a achar que os dois fossem namorados, e depois que eu me expressei pra ele, ele disse que tinha descoberto que ela era bi e que queria se envolver com nós dois, eu não me sinto confortável com isso, só que agora depois de eu ter falado que os dois realmente pareciam namorados ele não para de pensar nela, e ele se sente horrivel com isso como se estivesse traindo pelos pensamentos de outra pessoa passarem pela cabeça dele, algo que nunca aconteceu. Ao mesmo tempo que ele quer que isso pare de aparecer pra ele, se sente tentado em aceitar a proposta pra descobrir se depois vai passar que era só atração física. Porém eu tenho a impressão que ela já criou um apego emocional com ele e se fizer isso só vai aproximar mas os dois e eu realmente estou apenas aceitando toda a carga que essa informação tem e tentando ignorar por que isso realmente ta acabando comigo, nunca é fácil descobrir que você não é suficiente e é essa impressão que essa situação me da.

A melhor resposta 4 OUT 2022

Olá Error,
Realmente é uma situação desconfortável. Mas a relação "saudável e maravilhoso" fez uma curva. É preciso se questionar se quer viver essa aventura. Me parece que o apego emocional que você tem receio, já foi criado.
Mas isso é bem complexo, seria importante dividir essa carga em um ambiente terapêutico, para organizar todas essas informações e sentimentos.
Fico a disposição.
Rute Martins - Psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

4 OUT 2022

Olá Error99, espero que esteja tudo bem com você.

Em algum momento da relação de vocês, essa nova situação surgiu, e junto com ela essa pessoa. Perceba que seu namorado está mantendo esse contexto, reforçando essa situação, muito possivelmente porque ele deseja vivenciar isso. De alguma forma, ele sentiu que poderia continuar com esse desejo e se vinculando a essa menina, porque não viu um limite muito claro para isso, até onde ele poderia ir. Agora, ele esta mais próximo dela, e ela dele, talvez apenas do ponto de vista emocional, mas não necessariamente sentimental. Olhe para si própria, para seus sentimentos, e responda com sinceridade se você quer estar neste contexto, se quer vivenciar tudo isso desta forma, se isso vai te acrescentar alguma coisa em sua vida. Sua reflexão é importante para que você entenda qual o limite para sua dor, e até onde você pode suportar as coisas sem se prejudicar, e isso você deve levar para toda a sua vida, não só no campo afetivo. Em algum momento próximo, talvez você tenha que ter uma conversa bem sincera com seu namorado, onde você vai expor o que não deseja, o que deseja e quais seus sentimentos e até onde você pode ir. Não se sinta culpada, mas você está se priorizando, e isso, neste caso, é auto-cuidado. Se sentir necessidade de aprofundar o tema, e de obter apoio de um profissional neste momento, um Psicólogo é o profissional mais indicado.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

939 respostas

3 OUT 2022

ola! Se você precisar de ajuda estou disponivel a qualquer momento. É somente entrar em contato comigo e agendar sua consulta que irei lhe redponder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

3 OUT 2022

Olá Error99! Obrigado por escrever. Jamais violente tua essência, teus valores. Certamente a questão não é você ser suficiente. Na fantasia é lindo imaginar essas experiências sexuais diversas. Na prática as coisas, costumam ser diferentes. Caso não tenha convicção absoluta das consequências, não se permita envolver com experiências como essa.
Pelo relatado, parece que seu namorado não está maduro para namorar. Faz propostas incompatíveis com sua essência. Repense: namoro é experiência de aproximação, de conhecimento mais de perto, gerando na grande maioria das vezes, a oportunidade de contatar aspectos e comportamentos que não são aceitos.
Há indícios significativos de que vocês precisam a amadurecer mais, adquirir maior segurança.
Abraços virtuais

8767 respostas

3 OUT 2022

Certo... a situação é essa aí, mas voce tem o poder de escolha se isto te serve ou não.
Voce não é obrigada a aceitar este relacionamento: voce, seu namorado e a amiga dele.
pelo que descreveu, teu namorado parece estar muito interessado nela...
Se isto não te agrada, deixe-os e faça outra escolha, que te seja mais vantajosa, que condiz com a tua maturidade.