Os medicamentos criam dependência?

Feita por >RITA DE CASSIA SILVA PEREIRA · 13 mai 2016 Psicologia clínica

Faz algum tempo que faço uso de medicamento. Poderei parar algum dia?

A melhor resposta 13 MAI 2016

Olá Rita!
A sua pergunta possui dois aspectos:
Sobre a dependência: sim, alguns remédios podem trazer dependência
Sobre parar algum dia: há diversas variáveis sobre encerrar o tratamento medicamentoso - além da sua saúde física e seu quadro atual, alguns medicamentos são tirados gradativamente e alguns são tirados instantaneamente.
Cada paciente, cada medicamento e cada tratamento devem ser analisados individualmente, as vezes o medicamento é fundamental no tratamento, afinal não somos só corpo e também não somos só mente, muitas vezes precisamos tratar da nossa saúde mental na terapia e da nossa saúde física com o médico.
É importante lembrar que todas as indicações, suporte e esclarecimentos sobre seu tratamento devem ser feitas diretamente com seu médico especialista de confiança.

Atenciosamente,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

19 MAI 2016

Olá Rita, respondendo sua pergunta Sim o uso de alguns medicamentos pode causar dependência, quanto a questão de algum dia você parar de usá-lo, existe muitas questões que seu médico deverá verificar para que isso aconteça. Ele avaliará também sua condição de saude física e mental e aí sim, se for o caso retirar o medicamento. Mas um alerta para você: as medicações nunca são tiradas de uma vez, isso ocorre de forma gradativa, então não pare de tomar seus remédios por conta própria ok?
Um abraço!
Gláucia Maia

Gláucia Maia Psicólogo em Americana

6 respostas

17 MAI 2016

Olá td bom....remédios causam dependência, mas tb são importantes WD há risco de vida do paciente.
As consequências dele a longo tempo. Podem ocasionar enrijecimento da parte repteliana do cérebro. A mesma química que parece que fazia depois faz mal. O problema não eh resolvido.
Seja qual for o problema faça o caminho de ida e volta. Faço isso com meus pacientes o desmame qd necessário e possível, com psicoterapia , acupuntura, e Floral. Boa noite!

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

16 MAI 2016

Rita, a melhor coisa a fazer é procurar um profissional, juntos vão realizar um processo terapêutico para encontrar o melhor caminho para a sua sexualidade. Beijos

Elizabeth Barbosa Psicólogo em São Paulo

35 respostas

16 MAI 2016

Bom dia Rita, quando tomamos uma medicação suprimos alguma necessidade de nosso organismo, algumas vezes podemos estabilizar o organismo e parar com a medicação em outros casos temos que tomar para sempre. O problema se coloca quando existe o pre conceito pela medicação para saúde mental, se a pessoa toma uma medicação para a hipertensão a preocupação com o "vicio" não existe mas quando falamos em medicamentos para saúde mental o medo do vicio está presente, pense que medicações são sempre produtos para equilibrar o organismo, e sempre que necessário deve ser tomado sempre com a orientação médica e sem medo. beijos

Elizabeth Barbosa Psicólogo em São Paulo

35 respostas

15 MAI 2016

Sim, depende da necessidade da medicação na sua doença e do tempo de cura.

Erika Cortez Rodrigues Psicólogo em Fortaleza

9 respostas

14 MAI 2016

Rita,

Cada substância química age, se potencializa, cria tolerância e causa dependência. Suas reações se diferenciam de sujeito em sujeito. O correto é tomar o medicamento e fazer o tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico (Simultaneamente) . A Psicoterapia estimulará e dará mais efetividade ao medicamento.

Infelizmente, quando o paciente toma só o medicamento e não se insere em atividades laborais, esportivas, socializantes e na psicoterapia, o medicamento não faz "efeito". Pelo contrário, cria uma tolerância e consecutivamente o aumento da dosagem.

Quando o indivíduo já dependente de medicações se recomenda a retirada conforme a orientação médica no intuito de diminuir os efeitos causados.

Sara Guerra Carvalho de Almeida Psicólogo em Fortaleza

30 respostas

14 MAI 2016

Olá Rita, com certeza alguns medicamentos podem causar dependência, e vejo que você não está gostando muito dessa relação de dependência com a medicação. Devo lhe orientar que apenas o profissional que lhe receitou a medicação é que poderá suspendê-la. Ele teve motivos para prescrever essa medicação e é ele que deve reavaliá-la para dizer como e quando a medicação poderá ser suspensa. É interessante que você fale com ele sobre sua inquietude com relação a essa dependência. Você também pode, paralelamente ao seu tratamento médico, procurar um profissional de psicologia para lhe dar suporte nas questões que levaram seu medico a receita-la tal medicamento, assim você estará acelerando e ajudando no processo de resgate da sua saúde e poderá se ver desvinculada de remédios com mais eficácia e rapidez. Espero ter lhe ajudado e estou à sua disposição para trabalharmos juntas nesta questão. Abraço.

Carpeendi Psicologia Psicólogo em Curitiba

34 respostas

14 MAI 2016

Olá Rita! Muito interessante sua pergunta, haja vista que no decorrer da vida sempre usamos algum tipo de medicamento seja aquele considerado o mais "leve", que compramos quando e como queremos,como aqueles que precisamos de receita médica para iniciar algum tratamento. Se tivermos um uso abusivo de mediamentos sem indicação médica podemos causar algum dano no nosso organismo, por isso o mais adequado seria usarmos apenas a quantidade correta recitada pelo médico, pois alguns medicamentos agem diretamente no SNC (Sistema Nervoso Central) agindo, assim, no cérebro e por sua vez, causando dependência. Alguns exemplos são os antidepressivos, ansiolíticos, anticonvulsivantes. Mas cabe alertar que também não se deve deixar abruptamente o tratamento com medicamento, o desmame medicamentoso deve ser feito gradativamente, ou seja, aos poucos e além do mais sob as instruções do seu médico.
Espero ter ajudado.
ATT,
Ártemis Rodrigues

Ártemis Rodrigues Psicólogo em Cabedelo

4 respostas

14 MAI 2016

Olá Rita, dependendo do seu quadro clínico é possível e quem poderá lhe dizer isso e o médico que está acompanhando você. Além disso, é importante fazer alguma coisa para ajudar no "desmame" da medicação, como por exemplo, psicoterapia.

Rangel Lima Psicólogo em Chapecó

3 respostas

14 MAI 2016

Ola Rita,
Alguns medicamentos causam dependência. Mas para responder se algum dia você poderá deixar de tomar é necessário uma avaliação tanto médica, quanto psicológica. A retirada do medicamento deve ser feita com orientação médica e de forma gradativa, com objetivo de observar como o paciente fica com a ausência.

Atenciosamente,
Débora Nunes

Débora Nunes Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

1 resposta

14 MAI 2016

Ola Rita, se necessário saber que tipo de medicação voce usa, há quanto tempo e se foi prescrita por um profissional médico. Após respondidas essas perguntas, seria bom voce junto com seu médico avaliar a importância desse medicamento na sua vida. Outro questionamento que lhe faço é se junto com o medicamento voce esta fazendo acompanhamento terapêutico. Entendo que para alguns caso a medicação se faça necessário, porem deve-se buscar outra opção concomitante, como psicoterapia para tentar compreender a vivencia.
Existem medicações que de fato levam a dependência. um forte abraço!
Andréa Pontes

Psicóloga Andréa Pontes Psicólogo em Fortaleza

7 respostas

14 MAI 2016

Olá, Rita.
Alguns medicamentos podem causar dependência, principalmente se forem usados por um tempo prolongado. Hoje existem medicamentos mais modernos, cuja dependência é menor. Quanto a você parar é possível sim, com o tempo e o progresso do seu tratamento, aos poucos o "desmame" pode acontecer. Converse com seu médico, ele saberá qual a melhor conduta a ser tomada para o seu caso.

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

14 MAI 2016

Olá, Rita!
Exatamente por causarem certa dependência, os medicamentos devem ser utilizados com cautela. Mas, não se preocupe! O "desmame" pode ser feito tranquilamente pelo seu médico assistente!

Raquelline Cavalcanti Psicólogo em Olinda

1 resposta

14 MAI 2016

Boa noite Rita!
Sobre a dependência a resposta é: depende do medicamento, alguns causam dependência e outros não. Quanto a parar com o medicamento é uma decisão que precisa ser tomada com cautela e de preferência com o acompanhamento do médico, pois ele é o profissional mais adequado para lhe informar se o medicamento pode ser interrompido instantaneamente ou gradativamente. Quando há a possibilidade de melhorar algum aspecto em nossa vida ou fazer algum tratamento de maneira natural sem a intervenção medicamentosa sem dúvida é a melhor opção. O remédio alivia os sintomas e a psicoterapia além de ajudar o paciente a lidar com os sintomas trata dos aspectos relacionados a causa do adoecimento.

Mônica Reis Psicólogo em Rio das Ostras

11 respostas

14 MAI 2016

Olá Rita!

Alguns medicamentos podem causar dependencia sim. Mas mesmo assim o nosso organismo consegue se desvensilhar da substancia, com tratamento adequado.
Abraços

Anna de Lima Estanislau Psicólogo em Florianópolis

46 respostas

13 MAI 2016

Existem alguns medicamentos que criam dependência, sim. Como falado abaixo, depende do medicamento, do objetivo com este tratamento medicamentoso, mas é importante ter acompanhamento na hora de parar com algum tratamento.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

13 MAI 2016

Rita, isso depende muito de qual medicamento utiliza e qual sua finalidade, certamente existe uma forma de retirar os medicamentos, mas isso deve ser feito com acompanhamento do seu médico, que lhe dirá a forma correta de fazer isso. Centro Humanus.

Humanus - Psicologia Especializada Psicólogo em Brasília