Os estudantes de psicologia têm que abrir corpos para estudos?

Feita por >Aislanny Rafaela · 6 set 2013 Psicologia clínica

Quero ter informações em geral do que vou estudar se possível, pois pretendo fazer o curso de psicologia e estou cheia de dúvidas. Os estudantes de psicologia têm que abrir corpos para estudos? Se poderem me ajudar agradeço.

A melhor resposta 9 SET 2013

Olá Aislanny!
Os cursos de psicologia diferem muito nas matérias ministradas aos seus alunos, porém neste caso, não, os estudantes de psicologia não estudam anatomia como os estudantes de medicina, odontologia, fisioterapia, enfermagem, etc.
Os estudantes de psicologia estudam neuroanatomia, dependendo da faculdade você terá aulas práticas em laboratório sim, mas as peças de anatomia a serem estudadas já estarão preparadas para tal.

Att.
Rosanna

Anônimo-157845 Psicólogo em Santos

36 respostas

29 MAR 2017

Nunca ouvi falar sobre isso. Nas grades curriculares dos cursos de Psicologia ao qual tive acesso os alunos tem disciplinas de Neuroanatomia, Neurofisiologia e em alguns Anatomia. Mas as peças (como chamamos as estruturas, partes do corpo) são preparadas no laboratório por outros profissionais e os estudantes tem apenas que estuda-las.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

10 AGO 2015

Não, precisa abrir corpos, Mas é necessário que se estude a anatomia do corpo. Sou acadêmico de Psicologia. E até onde tenho estudado, não tenho passado por esse tipo de aulas!

12 FEV 2014

Olá Aislanny,

não é costume no curso de psicologia o trabalho em laboratórios de anatomia. Porém, em alguns cursos, utiliza-se "partes" do corpo humano, principalmente o cérebro.

Aline Medeiros Psicólogo em Florianópolis

49 respostas

12 SET 2013

Oi Aislanny Rafaela, tudo bem?
Na graduação de psicologia que realizei tínhamos uma matéria que estuda " neuro anatomia", onde realizamos aulas também em um laboratório de anatomia, onde existem partes de corpos a serem estudados por demais graduações. Entretanto não abrimos corpos.

Apsi Atendimento Psicológico Psicólogo em Diadema

1 resposta

10 SET 2013

Aislanny, boa tarde!

Se você quer fazer psicologia, você deveria identificar em que tipo de vida futura você pretende estar, e qual a profissão que viabilizaria melhor este futuro, para identificar se a psicologia tem as características da profissão que você deseja. Se tiver, você vai cursar o curso sem maiores problemas, passando pela anatomia, pelos cálculos estatísticos, etc., etc.
Sugiro que você observe o que um psicólogo faz, conheça o trabalho, as rotinas, e veja se fecha com o seu projeto e desejo de ser.
Olhando para disciplinas isoladas do curso você não conseguirá decidir. Assim como um estudante de medicina deve escolher o curso porque o realiza, porque deseja salvar vidas, etc., assim o ver sangue, utilizar bisturi, dissecar cadáveres, etc., pode ser incorporado, pois há um objetivo maior. Tente achar um profissional que te inspire e peça a ele que te conte da intervenção psicológica, do cotidiano da profissão, do tipo de objeto da nossa intervenção, que para a psicologia é a personalidade com suas emoções, etc. E se for a psicologia a sua escolha, você pode enfrentar ou se preparar para enfrentar algumas dificuldades que o curso possa te apresentar.

Atenciosamente,

Psic. Ana Claudia de Souza - Consultório Relações - Psicologia e Psicoterapia

Relações Psicologia e Psicoterapia Psicólogo em Florianópolis

31 respostas

9 SET 2013

Olá Aislanny,
na formação em psicologia não se trabalha com corpos. Os estudos sobre funcionamento do cérebro são em forma teórica, já no caso de psiquiatria é diferente. Os psiquiatras estudam para médicos primeiro e depois fazem a especialização em psiquiatria, então no caso deles sua formação inclui todas as matérias para o estudo da medicina.
Atenciosamente
Susana R. Iglesias.

Susana Rodriguez Iglesias Psicólogo em Balneário Camboriú

39 respostas

9 SET 2013

Aislanny,
no curso de psicologia estuda-se neuroanatomia no laboratório de anatomia. Entretanto, dissecações de partes de cadáveres é da competência dos estudantes do curso de medicina.

9 SET 2013

Aislanny,
no curso de psicologia estuda-se neuroanatomia e, em algumas universidades utiliza-se o laboratório de anatomia. Entretanto, são os acadêmicos do curso de medicina que estudam o corpo humano através das dissecações de partes de cadáveres.

9 SET 2013

Não necessariamente, quando eu fiz psicologia tive contato com orgãos do corpo humano que já estavam separados, isolados no laboratório e isso já foi o suficiente para assimilar bem as aulas de fisiologia. Nunca precisei abrir nenhum corpo.

9 SET 2013

Abrir não, conhecer sim. E os laboratórios das faculdades normalmente contam com corpos inteiros e partes (peças) que podem ser importantes para uma boa formação. Todo o respeito deve se ter ao "servir-se" desse corpo para um maior entendimento do ser humano.

Fernando Luís Moretti Da Silva Psicólogo em Santos