O tratamento contra dependência afetiva funciona?

Feita por >Jorge · 12 abr 2018 Terapia de casal

Olá, agradeço a todos os psicólogos (as) desde já. Tenho 22 anos, e sinceramente estou passando pelo pior momento da minha vida, em todos os aspectos. Me sinto psicologicamente incapaz de lidar com a minha vida horrenda. Estou em um relacionamento à 5 anos e só continuo ligado ao mesmo por conta da dependência, apego e medo de estar só. Durante todo o tempo de relação acabei por cometer diversos erros, o maior deles foi ter permitido que essa relação chegasse até aqui mesmo conhecendo as deformidades de minha parceira. Hoje temos um filho de 1 ano, e infelizmente o arrependimento me corrói todos os dias por ter isso acontecer. Passei por todo o tipo de humilhação, destrato, traição nesse relacionamento, mas pelo fato de ter uma vida extremamente vazia eu continuei, pois é a unica coisa que me resta. Não tenho mais amigos, perdi o gosto pelo meus Hobbies, tenho odiado o simples fato de estar perto da minha mãe, e até mesmo do meu filho. Não tenho motivação pra absolutamente nada, trabalho todos os dias com medo de ser repreendido e contando os segundos para o fim do expediente. Se eu pudesse eu simplesmente ficara parado olhando para um ponto fixo, como muitas vezes já fiz, e além de tudo ainda estou totalmente destruído financeiramente. Tudo por conta dessa doença da alma, que me prende e me fez abrir mão de tudo que eu queria ser e ter, simplesmente pra não perder os momentos que tenho com esse alguém, por mais que esses momentos sejam de pura ilusão. Tenho ciência que estou doente, e preciso mesmo saber se a terapia pra esses casos pode ajudar a resolver. Sou conveniado Unimed, e se tiver algum psicólogo que atenda por esse convênio em Ribeirão Preto que me contate por favor. Estou muito debilitado e sinceramente não sei até quando vou ser capaz de suprimir a ideia de não estar mais aqui. Muito obrigado!

A melhor resposta 13 ABR 2018

Olá Jorge!
Que bom ver a consciência que você tem sobre a situação e o momento que está passando, sobre a necessidade de trabalhar isso, de resgatar as coisas que percebe que perdeu em sua vida. Isso é muito legal, e com essa consciência, aumenta em muito a ajuda que uma terapia pode lhe proporcionar, pois se trata de um processo seu, e só seu, com o auxílio de um profissional, mas ainda assim, um processo seu.
A unimed costuma ter profissionais cadastrados para quem tem o plano. Entre em contato e busque os profissionais próximos de vc.

Melhoras! Um abraço

Thais Pithan Psicologia Psicólogo em Itajaí

66 respostas

13 ABR 2018

Jorge, boa tarde!O atendimento psicológico de fato ajuda a lidar com a dependência afetiva e possibilita que o paciente descubra uma nova forma de se relacionar. Busque por psicoterapia porque algumas coisas que relatou, como falta de vontade de fazer coisas que antes te interessavam, podem ser sintomas de um quadro depressivo e um psicólogo poderá realizar uma avaliação nesse sentido. Sugiro que entre no site da Unimed e veja a lista de profissionais conveniados em sua região. Boa sorte, abs Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro