O que sinto em sonhos são sentimentos reais? Ou só existem na minha mente?

Feita por >emily · 30 jun 2023 Abordagem psicológica

o que sinto em sonhos são sentimentos reais? são possíveis existir na vida real ou eu posso ter imaginado e aquilo existir apenas na minha mente? ... eu sempre fui uma pessoa que sonha muito (sonhar mesmo, enquanto dorme) e muitas vezes tenho cenários realistas e relativamente simples na minha mente, onde me sinto verdadeiramente e intensamente FELIZ ou sentimentos prazerosos e alegres demais, mas na vida real eu nunca senti nada naquela intensidade dos meus sonhos. se eu senti no sonho, na vida real pode ser possível que eu sinta também ou eu criei uma falsa ilusão? isso me deixa imensamente triste pois quando tento fazer coisas que faço em sonhos e qur lá me deixaram alegre (tipo abraçar alguém que amo) nunca é tão bom assim, sinto que na vida real meus sentimentos e ações são vazios e cinzas. isso já me atrapalhou muito também, chegava a dormir mais de 13h por dia com muita frequência, não necessariamente por ter sono mas no anseio de sonhar mais, em vez de encarar a vida real, pode ser uma válvula de escape minha?

A melhor resposta 1 JUL 2023

Emily
Muito legal o que voce coloca.
O sonho é uma "radiografia" que o teu Eu Superior tira do teu investimento real. E, o sentimentoé o que dá o significado se está bem ou não. Demonstra se tem chances de dar certo na vida real ou não.
Claro que não deve acreditar nos significados descritos na internet, porque não depende de cada um e o significado muda de acordo com cada um.
De acordo que voce não pode ficar apenas querendo dormir para usufruir dos sonhos que te são prazerosos, gratificantes...
Deve se investir na vida real para tornar possível, gratificante e prazeroso o teu dia a dia.
Faça a tua parte, manifeste o teu sentimento com as pessoas, não julgue e não se julgue. Mas cuide-se para que nada coloque sofrimento em ti mesma.
Se necessitar de mais, solicite diretamente
Abraços
E que os sonhos se transformem em realidade. Mas eles não se transformam por si. Voce os concretiza.

5817 respostas

3 JUL 2023

Os sonhos são uma parte integrante e fundamental de nossas vidas. Eles carregam mensagens ocultas sobre o nosso inconsciente, revelando desejos e estados de espíritos atuais.
Quando sonhamos, nosso cérebro tenta resolver os problemas que nos ocupam durante o dia. Dormir pode ser a solução para um problema que não conseguimos resolver. Além disso, um sonho pode ser um reflexo fiel ou, na maioria dos casos, simbólico do que ocupa a nossa mente, de nossos medos e de nossos desejos.
Na maioria das vezes os sonhos acontecem como simbologia que nosso inconsciente usa para fatos que possivelmente não conseguirmos aceitar.
Para Freud
O sonho é uma metáfora do “eu”, porque ele mostra, através de símbolos e imagens, informações que, se chegassem até nós de maneira consciente, causariam fortes impactos em nossa vida. Para ele, no sonho são ditas as verdades, os segredos e os conceitos vergonhosos que temos a nosso próprio respeito.
Nesse caso, podemos concluir que o sonho tem sim um caráter um tanto quanto informativo e, provavelmente, fala sobre desejos ou medos de realização.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

3 JUL 2023

Oi Emily, às vezes temos uma tendência a fugir da realidade quando essa realidade não está do jeito que gostaríamos. Os nossos sonhos, enquanto dormimos, se transformam em válvula de escape, aí construímos o nosso mundo do jeito que gostaríamos, sem interferências, sem "sentimentos ruins", com tudo colorido. Só que chega um momento (às 13h por exemplo) que você precisa acordar, deixar o mundo ilusório e voltar pra realidade, deixar que o mundo acordada, lhe mostre que vale a pena viver, que há coisas boas nesse mundo real. Às vezes se faz necessário a ajuda de um psicólogo nesse seu processo. Não tenha vergonha de reconhecer que precisa de ajuda.

Maria Ramilda Gomes Psicólogo em Maceió

4 respostas

3 JUL 2023

Olá Emily, respondendo o seu questionamento sobre sonho. Os sonhos revelam a forma que o homem pode ter encontrado de uma realização egóica (relativo a personalidade "maneira de agir de alguém, partindo de suas próprias experiências e controlando suas vontades e impulsos")dos desejos antes reprimidos pela vida consciente, na tentativa de evitar situações desagradáveis que porventura poderiam se tornar traumática. Neste sentido os sonhos vem como uma forma de realização de desejos reprimidos na vida real cobiçada pelo self insatisfeito. Após o seu relato percebo que seria interessante a busca do auto conhecimento através da terapia online ou presencial para que você possa desenvolver suporte emocional para mudar a seu história de vida e reescrevê-la de forma saudável.
Espero ter ajudado. Att. à psicóloga Ussénade Maria de Oliveira
Um abraço

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

1 JUL 2023

Olá, Emily!

Muito interessante a questão que você nos traz!
A capacidade humana de produção onírica é o modo como nossa parcela inconsciente transmite questões que nossa consciência, nós na vigília, "no mundo real", acordados pouco temos atendido em nossas vidas, ou seja, todo sonho é uma mensagem para nossa consciência, é uma possibilidade que se abre para nosso autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Basicamente os sonhos possuem uma estruturação afetiva pelo qual os enredos, dos mais fantásticos ou mais verossímeis, com seus personagens, pessoas conhecidas ou não, funcionam como representantes dos afetos que configuram nossa sensibilidade e percepção do mundo, da vida, do nosso destino (passado, presente, futuro).

Como você relata, Emily, sua produção onírica, seus sonhos estão carregados de sensações e sentimentos, isso pode querer dizer que seu inconsciente, sua parcela mais profunda e criadora está constantemente se comunicando com sua consciência, lhe passando um rico material para entendimento e elaboração subjetivos.

Os sonhos também podem servir de compensadores emocionais a nossa vida cotidiana, suas cenas e acontecimentos funcionando como um contraponto ao estado atual da sua vida, subsidiando acalento, alívio, esperança.

Fica então a sugestão que você inicie o processo analítico para que possamos dar o devido sentido concreto ao que tão intensamente suas noites de sono vem lhe proporcionado, Emily.

Fico à disposição para iniciarmos esse trabalho!
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

1 JUL 2023

Olá Emily! Obrigado por escrever. Quando dormimos, de certa forma, podemos sonhar o que desejarmos. No sonho tudo está sob nosso comando. Certamente que, com as devidas adequações emocionais, os nossos sonhos refletem desejos reais, algumas vezes até de castigo, para amenizar sentimento de culpa. Acontece que na vida real, precisaremos agir, precisaremos combinar, negociar ações com outras pessoas levando em conta as motivações das mesmas, os tempos emocionais nossos e delas; os tempos necessários para a conclusão de nossas metas, integrando cultura e nossa dedicação, (por exemplo - para sermos psicólogos sólidos, precisaremos de intensos, profundos e dedicados estudos, por pelo menos dez anos - cinco de faculdade mais cinco de complementações e amadurecimentos), precisaremos efetivamente insistir, cansar, movimentar, montar e executar estratégias para chegarmos ao que desejamos.
Quando dormimos e sonhamos estamos em estado alterado de consciência, mas sentimos. Durante o sonho, somos nós conosco mesmo. Quando resolvemos tornar realidade o conteúdo de um sonho, além da consciência dos acordados, também viveremos a interface com a realidade das outras pessoas com as possibilidades do mundo da troca social.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

1 JUL 2023

Olá, Emily. Todos os sentimentos que somos capazes de sentir são reais. O sonho, muitas vezes, pode representar a vontade que nós temos de realizar anseios. Ou seja, uma forma do subconsciente mandar sinais para a consciência de que almejamos algo, e por isso pode ser representado - não literalmente-, através do sonho.

Sabrina Dias Psicólogo em Porto Alegre