O que fazer quando tem uma dependência emocional em uma amiga que namora?

Feita por >Davi · 1 ago 2022 Dependência emocional

Minha melhor amiga, que considero como irmã, começou a namorar e me deixou muito de lado, eu criei e tenho uma dependência emocional nela, e sempre quando ela não me dar atenção ou me trata mal, eu acabo ficando muito mal. Eu queria muito que ela terminasse com ele, n por causa de mim, mas sim porque ele faz mal a ela, e não a respeita também. Muitas das vezes, ele tem atitudes horríveis, e ela me pede conselho, e nunca segue os meus conselhos, me frustro sempre em saber que ela gosta de aceitar as atitudes dele, isso porque, por eu ter uma dependência emocional nela enorme, quero ver ela bem sempre, mas infelizmente quem tá se acabando sou eu, porque enquanto ela tá toda feliz com ele lá, eu tô triste aqui vendo ele fazendo coisas erradas e ela aceitando e ficando de boa como se nada tivesse acontecido.

A melhor resposta 2 AGO 2022

Olá,

Davi, são dois pontos distintos a serem observados: a dependência emocional que você relata e a percepção que sua amiga tem em relação ao relacionamento dela com o namorado.
Nem sempre quem está dentro de um relacionamento percebe que este é nocivo, cada um de nós tem o seu próprio tempo e se hoje ela é reativa quanto a quebrar o ciclo nocivo que se encontra, não há muito o que você fazer, a não ser observar e estar ao lado dela se ela precisar.
Quanto à sua dependência emocional, essa sim precisa ser vista logo.... sua origem, o que desencadeou, seus processos psíquicos e a quebra desse padrão de dependência. Com ajuda terapêutica você vai conseguir se livrar dessa dependência e não a repetir em outros relações.
Pode constar comigo para ajudá-lo.
Um abraço,

Tania Steiner.

Anônimo-404717 Psicólogo em Rio de Janeiro

22 respostas

2 AGO 2022

Olá Davi! Obrigado por escrever. Amadurecer, amadurecer muito, é preciso. Dependência emocional é violação dos alicerces da concepção de emoção. Emoção é pessoal, não pode ser atribuída a condições organizadas por outro. Amigo não comporta exclusividade, ao contrário, organiza a facilita enriquecimento de socialização pois vivencia segurança, doçura, confiança, harmonia. O que você relata e baixo autoconfiança e pobreza social, que alimenta busca de posse sobre ela.
Recomendo que escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma caminhada científica.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos; a imensa maioria dos ditos: "líderes religiosos" querem é dinheiro, são atores, muito falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Resgate as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8769 respostas

2 AGO 2022

Ei, Davi! Tudo bem?
Não temos poder de interferir na tomada de escolha do outro. Se a tua percepção te indica que ela não está numa relação saudável e você comenta isso, não é possível dizer o que a pessoa deveria fazer ou não. Espetar que ela tome a decisão que você queira é tirar dela a capacidade de autonomia de decidir por si mesma.
Para além disso, só podemos nos responsabilizar por aquilo que é nosso. Elabore seus sentimentos num processo de terapia, te ajudará a diminuir essa frustração e te dará mais liberdade emocional.
Boa sorte no teu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha