O que fazer para parar de sonhae e pensar no ex?

Feita por >Carolina · 27 jul 2022 Terapia de casal

Sou casada a 9 anos, mas de uns 2 anos pra ca meu ex nao sai da minha cabeça, seus beijos suas carícias a nossa químicas, o sexo era bom tinha desejo, ate sonho com ele, e isso esta me incomodando bastante pq é algo proibido pra mim, mas não consigo controlar meus pensamentos e sonhos. Queria sentir tudo o que sinto no meus sonhos com meu ex e que por causa da rotina e filhos meu casamento esfriou...

A melhor resposta 28 JUL 2022

Bom dia, Carolina,
Há muitas questões que merecem atenção na sua fala. Muitas vezes quando um relacionamento não vai bem, buscamos no nosso inconsciente e na nossa história possíveis alívios e soluções para os problemas. E nossos sonhos são sempre grandes conselheiros, desde que sejam entendidos.
Você parece sentir falta do afeto, das carícias e do relacionamento como acontecia com seu ex. E isto vem à tona nas lacunas do seu atual relacionamento, acentuando este sentimento de falta. Mas há alguns pontos a ser levados em conta. O primeiro deles é lembrar como terminou seu antigo relacionamento. Pois quando pensamos em velhas relações, nos lembramos muito das coisas boas e deixamos as ruins de lado. Aquilo que machucou e fez acabar a relação.
Outro ponto talvez seja a falta de comunicação com seu marido. Comunicação é o principal eixo de um casamento, e temos de ter liberdade para conversar sobre as coisas que nos incomodam.
Talvez a mensagem de seus sonhos sejam da falta que você sente de ter um parceiro ativo, que lhe dê atenção, lhe cubra de carícias e se preocupe com o seu prazer na hora do sexo. E seu inconsciente busca uma imagem que pra você seja uma referência neste assunto. Mas o sonho é apenas um símbolo, e todas as pessoas com as quais sonhamos são partes da sua própria personalidade.
Talvez seja hora de você voltar a se sentir a amante, aquela que cuida de você, que busca o sexo e as carícias de que sente tanta falta.

É muito importante ter o momento de entender a si mesma, suas questões e dúvidas, antes de colocar a relação em dúvida. A solução e as respostas podem estar diante dos seus olhos e você ainda não se deu conta.
A psicoterapia pode ajuda-la a esclarecer estes pontos, de como você pode voltar a SE encontrar na relação. Confiar na mensagem por trás dos sonhos. E se for de interesse, uma terapia de casais pode ajudar a aproxima-los e diferenciar as questões de cara um das questões do casal.
Caso tenha ou tenham interesse, estou à disposição. Sou especialista em Psicologia Clínica e terapia de Casais, e tenho certeza que lhes fará muito bem ter um momento para lidar com suas questões.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

20 AGO 2022

Olá Carolina, entenda que não é que seu ex seria ótimo pra você, mas por alguma razão ele lhe aparece em sua fantasia de que ali sim havia desejo. A questão que você deve se fazer é: o que, na minha relação atual, não está satisfatório, a ponto de eu ter de fugir para o mundo da fantasia em que meu ex-namorado aparece como aquele que me satisfaria. É preciso trabalhar formas de se reinventar este casamento, de reinventar formas de se relacionar sexualmente com seu parceiro, de apimentar as coisas, fazer com que seus filhos não ocupem este lugar de obstáculo para o seu desejo sexual.

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

3 AGO 2022

Caroline.
Se o teu ex está presente em ti, não é ex. talvez o ex seja o teu "oficial"
Tens o compromisso assumido com o teu oficial... se vê que o relacionamento não está bom, precisa dialogar com ele e não se refugiar no teu ex. Pensar no teu ex é fugir da realidade, é ficar nos sonhos, na ilusão.
Então, seja verdadeira contigo mesma e com teu marido, fale o que não está bem, tudo pode melhorar, tudo pode mudar. Voces podem se descobrir o que está oculto, podem desabrochar para o verdadeiro amor, podem superar a experiência anterior;
Voce rompeu com o marido anterior... agora quer voltar?
A dificuldade que está sentindo com o atual marido é um desafio parao crescimento. Não desperdice um novo aprendizado pelo sonho, pela fantasia numa experiência já realizada.
Nada é proibido, nada é proibido, mas antes, faça o que precisa ser feito e se for o caso, feche bem este ciclo para que não tenha que enfrentar problemas maiores depois.
Abraços

5929 respostas

2 AGO 2022

Olá Carolina.
É comum acontecer um "esfriamento" na relação do casal com o decorrer do casamento, especialmente devido à rotina e obrigações do dia-a-dia. Esquecemos que somos um CASAL com filhos, e nos tornarmos apenas pais.
Você expressa possuir o DESEJO de retomar a intimidade da vida a dois e, como está difícil hoje viver isto com seu esposo, naturalmente você busca referências boas que teve em sua história de vida, mas que são fantasias. O que você tem de concreto é seu casamento, e penso que vale à pena investir no cuidado desta relação.
Tente ter uma conversa franca com seu esposo, expresse seus sentimentos, seus anseios... E você pode propor a ele uma terapia de casal.
Coragem! Forte abraço!

Alessandra Luiza Junta Psicóloga Psicólogo em Americana

32 respostas

29 JUL 2022

Oi Carolina,
Você pode estar buscando nas lembranças do seu antigo relacionamento algo que não está sentindo no seu casamento - você mesma disse que esfriou. Os sonhos com o ex podem indicar algo que você deseja. Você já conversou com seu marido sobre o que sente? Sobre como gostaria de quebrar a rotina e fazer coisas que possam fazer você voltar a sentir o que sentia antes? O diálogo é muito importante.

Maíra Priscinotti Sahão
CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

28 JUL 2022

ola minha cara amiga, é um relato bastante interessante, vc trazer lembranças de um passado que você viveu com intensos momentos de satisfação, e como ele esta interferindo no seu relacionamento atua, em virtude de você entrar na rotina as coisas ficaram sem graça, e com isso você só esta esquecendo que as pessoas não são iguais e quando escolher alguém para viver do nosso lado é importante salientar que o compromisso é em primeiro lugar consigo, e se essa pessoas poder suprir sua necessidade, indico que procure ajuda de um psicólogo para que juntos elaborarem um processo de tratamento para vc, e com isso você posa se encontrar e sentir desejosos, e se realizar com seu esposo.

Jean Carlos N. Lopes Psicólogo em Boa Vista

4 respostas

28 JUL 2022

Olá Carolina.
Talvez a rotina da casa, filhos, Pandemia e afazeres domésticos tenham afetado dessa forma o seu relacionamento. Os sintomas aparecem de formas variadas e podem sim aparecer na forma de pensamentos repetitivos e sonhos. Você já desvendou em parte o que eles querem lhe falar. Siga em frente e procure fazer terapia para desenvolver esse tema e falar de sentimentos e emoções que talvez não foram elaboradas no passado. Pode iniciar fazendo a terapia individual e se necessário poderá fazer a terapia de casal na sequência. Fico à disposição auxiliá-la no processo de autoconhecimento.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

28 JUL 2022

Olá Carolina! Obrigado por perguntar? O ex se tornou ex porque as coisas, de perto, não estavam dando certo. De longo, com o passar do tempo, com a alimentação da fantasia, não precisa da prova da convivência. Por isso você nutre as lembranças boas, sem integrar com os aspectos, naturalmente desgastantes da convivência do dia-a-dia. Outro aspecto a considerar é que nem você, nem seu ex, são mais a mesma pessoa. O ato de viver, de ter filhos, de viver experiências, vai transformando as pessoas, de tal forma que, ficam muitos diferentes. Ao se distanciarem, na fantasia, resgatam na ilusão, a estabilidade do lado bom das vivências passadas, conforme conveniências mentais, mas não reais ou possíveis.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro, são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa , TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças. Resgate as máscaras e evite aglomerações, assim como, elimine os criadouros de mosquitos.

8767 respostas

28 JUL 2022

Bom dia Carolina,

Não fique tão angustiada assim por estar tendo esses pensamentos.

É sinal que algo precisa ser cuidado, sim! Mas não uma sentença sem solução! Muitos casos, com suas devidas particularidades, são parecidos com o seu.

Marque uma consulta que conversaremos melhor. Faço atendimentos online também. Vamos aliviar essa angústia.

Um abraço,

Tania Steiner

Anônimo-404717 Psicólogo em Rio de Janeiro