O que fazer com uma pessoa agitada que não consegue se controlar?

Feita por >Leonardo · 22 ago 2014 Traumas

Meu pai é muito agitado, teve alguns traumas na sua infância que interferem em seu comportamento até hoje. Em uma conversa ele não se controla ao ouvir opiniões que contradizem a sua, dependendo da situação perde controle agredindo verbalmente. Atualmente ele utiliza de sua religião para alimentar este comportamento.

A melhor resposta 25 AGO 2014

É uma situação muito difícil, pois ele está utilizando a religião para justificar esse comportamento disfuncional, o que dificulta e muito convencê-lo da necessidade de mudança. O correto, na minha opinião, é ele fazer uma psicoterapia onde será trabalhada as causas e haverá um processo de reaprendizagem com o objetivo de mudar esse comportamento, além de ensinar a ele técnicas de relaxamento, que ajudarão a frear seu impulso, a sua permissividade.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

2 SET 2014

Olá Leonardo,

Pelo que você colocou, a relação com seu pai é bastante conflituosa. Você citou que ele teve alguns traumas que resultaram neste comportamento agressivo, seria indicado então que ele iniciasse a psicoterapia para conseguir elaborar de forma saudável estas questões e assim fazer com que este passado não interfira mais no presente e futuro. Seria bastante difícil convencê-lo a procurar ajuda, seria um processo bastante longo, mas não impossível. Então enquanto isso não se concretiza, seria importante que você buscasse se fortalecer para não sentir-se tão atingido com o comportamento de seu pai, e a psicoterapia poderá lhe auxiliar com isso.
Abraços
Aline Medeiros

Aline Medeiros Psicólogo em Florianópolis

49 respostas

1 SET 2014

Bom dia Leonardo,
Para auxiliar seu pai nesta problemática do descontrole emocional seria importante o inicio de sessões de psicoterapia para compreender quais figuras estão presentes e que causam sofrimento psíquico.
Atenciosamente,
Cristiane Dactes
Psicóloga

Cristiane Dactes Psicólogo em Salvador

2 respostas

26 AGO 2014

Leonardo, boa noite, certamente quase todas as pessoas tiveram traumas de infância que comprometem seu comportamento atual, mas é fundamental que possamos elaborar os traumas e seguir a vida adiante, da melhor forma possível, por isso é fundamental fazer terapia a fim de elaborarmos tais traumas e situações que possam estar nos atrapalhando a ter uma vida melhor. É realmente necessário seu pai fazer psicoterapia, algo que trabalhe ele em profundidade, deixando falar o mais livre e profundamente possível dos seus conflitos internos, é assim que trabalharia esse problema, deixando-o falar e se expressar de outras formas. O que me dá esse embasamento foi minha formação em psicologia transpessoal, que utiliza muito a gestalt nesses casos. Por isso, assim que possível, marque uma consulta para ele, que irá se beneficiar muito na psicoterapia, certamente. Abraços, boa sorte.

Psicóloga Martha Veloso Psicólogo em Salvador

8 respostas

26 AGO 2014

Leonardo,
infelizmente não tem "o que fazer com uma pessoa agitada que não se controla". A princípio, essa pessoa tem que se prejudicar com tal comportamento a ponto de se conscientizar de que ele existe e acima de tudo queira fazer algo com relação a isso. Compreendo que conviver com uma pessoa assim seja bastante dificil, complicado, porém o que você poderia fazer com relação ao comportamento de seu pai seria tentar fazê-lo ficar consciente desse comportamento, explicitando como você se sente, como isso machuca você e a todos os que convivem com ele, explicando o quanto é dificil de conviver com isso, respeitando-o acima de tudo. Entendemos que mudar é bastante difícil e o primeiro passo para a mudança é a vontade de mudar. Entendo também que você é um dos grandes prejudicados por esse comportamento, porém o fundamental é respeitar a opinião de seu pai, se vai querer mudar ou não, é uma escolha dele. Com esse comportamento ele acaba machucando as pessoas ao seu redor e consequentemente acaba afastando ele das pessoas que ele mais gosta e convive. Com o tempo ele acaba também sofrendo com isso. Porém é uma questão de conscientização do quanto se prejudica e de escolha, se vai querer ficar mais próximo das pessoas que ama ou se prefere manter esse comportamento, mesmo se afastando delas. Respeite a opção dele e procure estratégias que façam você se prejudicar o menos possível com o comportamento dele: talvez explicitando o que sente, talvez se afastando dele, talvez na hora em que ele apresentar o comportamento você o deixe falando sozinho, enfim... A estratégia é você quem vai achar, aquela que funciona da melhor maneira para você. Até.

Bruna Zacchi Psicólogo em Palhoça

1 resposta

26 AGO 2014

Leonardo, é difícil lidar com pessoas com comportamentos rígidos, não sei que idade tem seu pai nem você, se moram juntos ou separados.
Na maioria dos casos, pessoas rígidas, com comportamentos agressivos, terminam muito sozinhos, os anos deveriam dar uma experiência que leve a pessoa a ser um pouco mais tolerante.
Se você não depende dele, seria mais fácil, não precisaria discutir sobre temas que sabe ele não vai aceitar.
Para poder se relacionar em paz, você poderia tentar não lhe contrariar, deixar ele pensar como quiser e quando de qualquer forma se torna impossível fugir de uma discussão, tentar você manter a calma.
Muitas discussões acontecem porque cada uma das partes quer impor a própria opinião, quer demostrar que a gente tem a razão.
Se pergunte até que ponto vale à pena discutir sobre tal ou qual assunto com seu pai, difícil ele mudar e você vai aceitar o que ele quer impor?... Então em muitos casos o melhor é simplesmente deixar passar.
É difícil, só que aí estaria mudando você, quem sabe com a sua mudança seu pai não reage de forma um pouco mais calma.
Abraço
Susana.

Susana Rodriguez Iglesias Psicólogo em Balneário Camboriú

39 respostas

25 AGO 2014

Leonardo, boa tarde! É realmente muito difícil saber o que fazer nestas situações; especialmente em se tratando do pai, que certamente é uma pessoa significativa para você! Mudar de atitude é algo que precisa ser decidido pela própria pessoa e também não é fácil, portanto o melhor a se fazer neste caso é você procurar se fortalecer, cuidar de você para que nestas horas o que o seu pai faz ou diz não te incomode, ou machuque tanto. Boa sorte, desejo que você fique bem!

Ana Maria Borges Couto Psicólogo em Belo Horizonte

5 respostas

25 AGO 2014

Oi Leonardo, tudo bem? Não consigo pensar em nada diferente do que indicar única e exclusivamente psicanálise ou psicoterapia. Não há outra forma possível para o teu pai trabalhar esses conteúdos formados na infância, que estão relacionados a baixa estima. Mas tem um porém, para isso o teu pai precisa perceber que essas atitudes causam inconvenientes e mais do que isso, que sinalizam sentimentos doloridos que podem ser resolvidos para um bom relacionamento consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor. Isso significa que ele precisa querer fazer.

Anônimo-158372 Psicólogo em São Paulo

1 resposta

25 AGO 2014

Muito difícil nesse caso, pois ele utiliza a religião para justificar seu comportamento. O ideal seria se ele fizesse uma psicoterapia a fim de investigar a causa e passar por um processo de reaprendizagem, porém ele teria que estar disposto a passar por isso. Técnicas de relaxamento também são indicadas nesse caso.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

25 AGO 2014

Boa tarde Leonardo. Existem muitos fatores que levam um indivíduo a apresentar comportamentos agitados, mas, sem conhecer o caso, não é adequado falar sobre ele. Se este comportamento estiver causando comprometimentos social, para ele ou seu entorno, sugiro que procure orientação de um psiquiatra ou psicólogo. Boa sorte. Grande abraço.

Atendimentos psicologicos Psicólogo em São Paulo

1 resposta

25 AGO 2014

Olá, bom seria ele procurar ajuda de um psicólogo, pelo seu relato existe muitas coisas a serem trabalhadas, e qualquer tipo de agressão, até mesmo verbal, a outra pessoa é algo desagradável, as pessoas acabam se afastando.
Abraço.

Psicóloga Jorgete Onohara Psicólogo em Joinville

32 respostas

25 AGO 2014

Olá Leonardo,
é bem provável que seu pai apresente alterações ligadas à sua própria personalidade. O comportamento demonstrado sugere descontrole de impulsos e está indicado o tratamento com psicoterapia. Como dificilmente ele aceitará um acompanhamento, tentem na medida do possível evitar discussões, não competir com ele e tentar trazer o aspecto apaziguador da religião, em que não cabe tanta agressividade.
E lembre-se: não é tarefa sua controlar seu pai, o que você pode fazer é evitar confrontos e quando ele estiver mais calmo "tentar" conversar.
Att: Lilian senger

25 AGO 2014

Leonardo, bom dia!

A relação com o seu pai é uma relação muito agressiva, com imposição de opiniões através de agressão verbal. Esse tipo de relação não é mais satisfatório. Então, o melhor jeito me parece ser quebrar esse ciclo. Demonstrar sua opinião, mas antes disso ouvir com atenção o que ele diz e mostrar que você o compreende e respeita. Falar a ele como você se sente em relação a isso também pode ajudar.
Resumindo Leonardo, tenha com seu pai o comportamento que você espera ter dele. Quanto mais honesto e mais respeitoso, maiores as chances de êxito.
Dra. Isabella Ruiz

Isabella Ruiz Psicólogo em Belo Horizonte

15 respostas

25 AGO 2014

Boa noite,
Leonardo primeiramente o bom seria ele procurar ajuda terapêutica e aceitar fazer o tratamento para aprender a lidar com seus traumas e trabalhar em cima disso.
Eu trabalho na abordagem cognitivo comportamental, essa linha é baseada no aqui e agora, trabalha seu problema atual e traz à tona seus traumas para serem trabalhados no presente.
Converse com ele, leve ele para conversar comigo.

Shirley Menezes Psicólogo em Rio de Janeiro

2 respostas

25 AGO 2014

Como você mesmo citou, seu pai teve alguns traumas que interferem no seu comportamento atual e possivelmente está vinculado a essas agitações. Ao meu ver, seria de suma importância um acompanhamento psicológico para investigar a relação do trauma com as possíveis mudanças de comportamento e sintomas como a agitação, para a partir daí desenvolver um trabalho para "controlar" ou usando melhor o termo "saber lidar" com tal sintoma ou comportamentos que no momento estão prejudicando. Estarei à disposição.

Suellen Viana Psicólogo em Aracaju