O que fazer com esse casamento?

Feita por >Jana · 15 mar 2023 Terapia de casal

Sou casada há 15 anos, temos 2 filhas, 13 e 7 anos. E nos últimos 6 anos esse casamento tornou-se problemático, eu comecei a ter insônias, já passei 3 dias sem dormir, me tornei dependente de remédio pra dormir, comecei ter crise síndrome pânico, muitas vezes vontade de morrer, pra não ter que suportar a dor e os conflitos que vivo. Ele grita muito, não sabe conversar tudo na base do grito, sempre ele está com a razão em tudo, até se ele erra dá jeito colocar culpa em mim, reclama demais constantemente de tudo que faço chega ser insuportável, ele diz que sua função é ser provedor e relacionado alimentação e contas familiares não tenho que falar. Me maltrata muito, ficamos 6 meses sem sexo já, e quando tem é uma vez lá perdida no mês ou em meses. Eu sempre prezei muito pela família, mas está muito difícil, fazemos parte de uma igreja o qual eu gosto muito de está alí, porém lá a imagem que todos tem dele é maravilhosa demais, ele ajuda todos, se dispõe em tudo é bom em tudo que faz, tenho certeza que ninguém acreditaria como ele age em casa, de fato nunca me bateu, mas usa formas de falar horríveis, quando não fica sem falar um tempão, as meninas já presenciaram muitas brigas, hoje há muito tempo eu evito, fico calada, engulo seco, porque elas sofrem também, até antes choravam tinham medo que agente separasse, mas recentemente uma delas disse acho melhor a senhor ase separar de painho. Elas reclamam de atenção que ele não dá, quando eu falo ele se manifesta, se revolta e grita com elas e comigo, não aceita. Quando está em casa a noite vive ou no notebook porque diz ele que responsabilidades do trabalho ou no celular, é ausente mesmo presente. Em muitas coisas eu também deixei de ser besta. Ele colocou senha no celular e diz que tem que ter a privacidade, que eu sou louca fio vendo coisa onde não tem e que como trabalha com segurança publica muitas coisas chegam vídeos violentos aí diz que a senha é pra agente não ver. Há alguns anos também vi que quando tinha notebook em comum, ele acessou sites de pornografia, eu questionei ele fez o maior aue e disse que foi que usaram no trabalho dele e ainda me fez ficar mal como que eu ouso desconfiar dele ficou revoltado, na época eu acreditei. Depois voltei um dia do trabalho mas cedo e ele estava sem roupa de frente ao notebook vendo pornografia, foi horrível pra mim, eu sai chorei muito, ele pediu desculpas disse que isso não ía mas acontecer e me fez prometer nunca contar a ninguém e eu também acreditei. Antes eu achava que o problema era comigo, até porque ele sempre disse que eu deveria levantar as maos pra o céu e agradecer ter um marido como ele na minha vida eu também acreditei muitos anos nisso, cansada de ser esse falso casal feliz, que cuidam dos casamentos e problemas dos outros e pra todos um exemplo e referencia, na igreja, nas famílias, pra nossos trabalhos, pra nossos amigos, pra sociedade e tudo não passa de uma farsa. Hoje tenho certeza que ele tem alguém. Não tenho muitas forças e coragem pra ir atrás de descobrir com provas mesmo, como me sentisse presa, também tenho medo da reação dele porque ele preza demais pela sua moral, seu caráter, sua imagem. Eu hoje desconheço essa pessoa que eu pensava conhecer e convivo há 17 anos. Embora eu trabalhe ganho muito pouco mesmo, sou dependente bastante dele eu e as meninas. Não sei o que fazer, não suporto e não quero mas não consigo sair, ir atrás de descobrir tudo. Estou no psiquiatra e na terapia, há 1 ano e meio, consegui redizer já 50 remédio pra dormir, faço terapia mas não tenho coragem contar maioria das coisas, as vezes penso que estou ficando louca, eu já não sou mas alegre como era, já não tenho amigos me afastei todos.

A melhor resposta 16 MAR 2023

Olá Jana.
Você está num relacionamento tóxico. A dependência emocional denota baixa auto estima e assertividade. Para a terapia surtir efeito você precisa confiar na terapeuta e não esconder informações importantes como essas. Se você ainda não sente que está melhorando e se sentindo mais forte para enfrentar esses conflitos internos repense sobre a forma como você está agindo dentro do processo terapêutico, seja sincera e comente com a psicóloga sobre as suas dificuldades e medos. Um ano e meio é tempo suficiente para que essa conexão com o terapeuta se realize. Fico à disposição para tratar com profundidade os temas abordados aqui em terapia.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

18 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

18 MAR 2023

Oi Jana,
Se já faz terapia ok... então, precisa resolver fazer alguma coisa e não somente ficar na queixa.
Precisa fazer uma escolha: Ou separa e viva dentro das tuas condições, ou suporta ele, mesmo sem sexo e sem atenção dele.
Ele não vai mudar...
Voce precisa mudar, ir ao encontro da vida que voce quer.
O que as filhas vêem em voce?
Uma mulher corajosa que enfrenta desafios para conquistar a vida que voce quer ou uma fracassada medrosa?

Abraços

5912 respostas

17 MAR 2023

Oi Jana você já deve ter reconhecido que quem convive com um marido grosseiro sabe o quanto as palavras pesam e machucam. Sentimentos de desvalia, mágoas, ansiedade e estresse podem resumir esse relacionamento. Eu sei que você já tentou explicar a ele o que está acontecendo e que você mostrou que se sente mal com isso. O problema do marido grosseiro, é que conversa não vai resolver. O que existe nestes relacionamentos é a submissão ou a guerra. Porém, nada disso irá recuperar a harmonia do casamento. O bloqueio começa com uma mudança de postura, não com palavras. É bem provável que você já tenha introjetado muitas coisas que ele falou, está na hora de recuperar a pessoa que você é de verdade. Reveja teus pontos fortes e as tuas virtudes.
Tenha em mente as suas qualidades para servirem como um escudo quando você se sentir atacado. A introjeção delas impedirá que você aceite fazer um papel passivo e te colocará em pé de igualdade com o outro. Quando xingamentos chegarem, não xingue de volta, apenas diga “eu não sou isso”, “isso não é verdade” e “eu não aceito”. Após fazer isso, você vai rebater essa ofensa com uma qualidade sobre você mesmo, pode dizer “eu sou muito inteligente” ou “eu sou cuidadosa”.
Antes de tomar qualquer decisão, avalie se é isso mesmo o que você quer. Tenha claro quais são os problemas e certifique-se de que realmente não há solução para eles.
É isso mesmo que você quer? Então, respire fundo e dê o primeiro passo: chame o(a) seu(sua) parceiro(a) para conversar e não tenha medo de magoá-lo(a). Algumas pessoas se sujeitam a determinadas situações porque acreditam que o outro não merece passar por isso. Mas e se fosse o inverso, você gostaria de viver “enganado(a)”?
Não se assuste, mas após a decisão você precisará sair da sua zona de conforto. Nova rotina, novos sonhos, novos hábitos. Aos poucos, tudo entrará nos eixos e você encontrará um novo equilíbrio. O receio faz parte da mudança. O ser humano tem a capacidade de criar habilidades quando há necessidade, então seja firme, siga em frente e pense positivo.
Se a insegurança te paralisa mesmo com a certeza de tudo, pode ser a hora de recorrer à ajuda profissional. Um psicólogo pode te auxiliar a resgatar lembranças que apontem para a origem do problema. Com o passar do tempo, as técnicas utilizadas durante as sessões te permitirão desenvolver a habilidade de enfrentamento necessária para a situação. É o que nós chamamos de inteligência emocional. Ela te dá estrutura e forças para lidar com quaisquer situações. Coloco-me a sua disposição.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

16 MAR 2023

Olá Jana! Que bom que você escreveu. Seu relato reflete muitas situações assemelhadas. Você está sofrendo. Faz psicoterapia e toma medicamentos. Acontece que psicoterapia precisa ser feita com profunda confiança. Tenha coragem de contar com a maior abertura possível. Isso será muito importante para você. As igrejas estão lotadas de pessoas que vivem fora delas, situação incompatível com o que se deve, especialmente, uma grande parte das ditas lideranças. Muitas vezes os hábitos religiosos são usados para diminuir a sensação de culpa. É um auto engano. De outro lado, a religião, na vida prática, que manda mesmo, é ser corretos, honestos, éticos, respeitosos, respeitadores, exigentes de respeito. Companhias e situações de convívios coletivos dos espaços religiosos, são muito importantes, mas a ingenuidade não.
Pondere com sua/seu psicólogo, mas confie nele/nela. Também se puder contar com pessoas adultas, sensatas, amadurecidas, de profundíssima confiança, conte com eles.
Caso possa contribuir de alguma forma, estarei a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8758 respostas

16 MAR 2023

Olá! Para que o processo terapêutico funcione é preciso confiar no psicoterapeuta. O profissional está ali para te ajudar. Espero que fique tudo bem!

Beatriz Karen Martins Psicólogo em Patos de Minas