O que é isto que sinto?

Feita por >Vic · 14 dez 2022 Abordagem psicológica

Boa tarde, doutores.

Eu tenho 18 anos, estou entrando na fase adulta com diversas responsabilidades.

Tenho diversos defeitos, dentre eles a procrastinação, que entrou em um ciclo tão vicioso que já nem me dou conta, mas quando vejo estou estou procrastinando novamente. Quando isso acontece me sinto péssima, um fracasso.

Como se já não bastasse isso, por vezes me sinto como duas pessoas: quando estou "neutra" sinto que meus pensamentos e ideias funcionam melhor (fico bem mal-humorada, mas meu reflito e penso melho), e quando estou feliz uma sou uma idiota. Em situações sociais, parece que automaticamente sou uma pessoa totalmente diferente de quem sou, me torno a "feliz", aquela que sorri pros outros dá risada, mas quando está sozinha acha isso ridículo e se acha uma pessoa falsa.

Por duas vezes nos meus surtos por não conseguir fazer as coisas, achar que de alguma forma a vida estava sendo injusta comigo ou não ter conseguido ser a pessoa que idealizei, pensei em suicídio como escape porque achava que estava desperdiçando minha vida e sendo um fardo para meu pai (ele separou de minha mãe quando eu tinha 3 anos, vivi maior parte da vida com ele), não fiz o ato por medo de não conseguir concluir, só que mais tarde me arrependi.

Eu creio que essas situações que relatei não tenham muita conexão, pois foram em momento distintos.

Eu acredito que se eu puder compreender o que se passa na minha mente, seja mais fácil de retornar à "felicidade" que tinha antes ou evitar que aconteçam coisas piores.

A melhor resposta 18 DEZ 2022

Olá Vic
Primeiro precisamos entender o que é essa definição de felicidade que você procura e a terapia pode ser um grande facilitador para você conseguir lidar melhor com essas emoções que hoje não consegue entender.
Organizar nossos sentimentos e pensamentos é sempre uma tarefa muito difícil, mas estou aqui para te ajudar.
Sinta-se acolhida e conte comigo !

Laís Henrique da Cruz Psicólogo em Lagoa Santa

1 resposta

16 DEZ 2022

Oi VIC!
Voce está funcionando de acordo com o mental racional e na mente racional só estão as experiências realizadas e os ensinamentos que recebeu... voce está funcionando no automático e isto te faz ser um robô programado a partir do que lhe foi ensinado.
A vida é dinámica, precisa perceber como ela age e quais as informações ela deixa no corpo. Voce desaprendeu ouvir, perceber o que o corpo te fala, Precisa resgatar a tua inteligência vital para não ser manipulada pela mente.
Precisa de Psicoterapia para poder resgatar esta inteligência vital; precisa ser de acordo com as coordenadas da sua inteligência e aprender a usar o sistema com muita flexibilidade e diplomacia. Em confronto com o sistema, vence quem tiver a melhor diplomacia sem deixar de ser o que a vida quer de voce.
Abraços

5943 respostas

16 DEZ 2022

Olá, Bom dia !!

Em relação a procrastinação, é realmente díficil contarná-la, mas é possível. a grande maioria das pessoas compartilham do mesmo sentimento de fracasso quando não conseguimos obter ou fazer aquilo que desejamos.

Pelo seu relato percebo uma autocobrança e insegurança excessiva, por exemplo quando menciona a pessoa que está "feliz" e sente rídicula. O processo de psicoterapia pode te auxiliar tanto nestas questões, quando na procrastinação, além de que existem trabalhos voltados também para o desenvolvimento de habilidades sociais, que pode te auxiliar no contato e convivência com o outro.

a Psicoterapia pode te ajudar no autoconhecimento, na autoestima, no desenvolvimento da autoconfiança e assim pode mudar toda sua vida, pense nisso.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Se cuide !!

Ana Cecília Amaro Tagliaferro - Psicóloga clínica
CRP 06/170476

Ana Cecilia Amaro Tagliaferro Psicólogo em Mogi Guaçu

6 respostas

15 DEZ 2022

Oi Vic! Obrigado por escrever. Embora seu texto reflita, você colocou outro dado. Não é número de anos que nos faz adultos. Em média, demoramos muito mais, em nossa sociedade e cultura complexas, para nos tornarmos razoavelmente adultos. Tuas próprias dúvidas são provas disso. Elas não acontecem somente com você, acontecem com a maioria de nós. Quando a gente se volta para dentro da gente mesmo, pensa, sente, organiza as coisas, é maravilhoso, mas nos coloca em contato com as coerências e incoerências que temos, com as superações e limitações que vivemos. A vida não se repete, o tempo não para. Cada momento que vai se sucedendo vai somando memórias, aprendizados, direções, com o predomínio da não consciência, mas com algum tempero de consciência. Respondendo ao que é isso, podemos pensar que isso, embora sofrido, é vida, é amadurecimento. Certamente você amadurecerá e desenvolverá predominância de confortabilidade para integrar momentos de introspecção com momentos de leveza e troca social.
Grupos de colegas e conhecidos, que sejam éticos e saudáveis, estudos e trabalhos consistentes, rotina de vida envolvendo esporte coletivo de contato e predominância de convivência real, são elementos, dentre outros, que contribuirão muito para você avançar.
Será bom, inicialmente, você contar com a assessoria científica de um psicólogo. Será muito promissor.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8769 respostas

15 DEZ 2022

Olá, suas queixas são plausíveis me parece que a um pouco de confusão devido a tantos sentimentos. Seria bacana você iniciar uma terapia para que pudesse trabalhar e indentificar o que está por trás de suas inseguranças. Espero ter ajudo. Se precisar estou a disposição!

Ana Flávia de Paiva Gomes Psicólogo em Fortaleza