Não sinto vontade de viver. Me sinto um fracassado

Feita por >Zero · 16 set 2023 Abordagem psicológica

Eu tenho 25 anos e desde muito novo eu sou uma pessoa solitaria. eu nunca conseguir me aproximar e me relacionar com as pessoas. eu sou timido e tenho dificuldade de me abrir com as pessoas. sofri um pouco de bullliyng na escola e isso fez com que eu me isolasse. ficar dentro do quarto jogando era minha zona de conforto. durante meus 15-20 anos estava estudando e tentando mudar. mas eu era ainda uma pessoa solitaria e e já tinha quadros de depressão... ai com 20 anos eu perdi meu pai vitima de assassinato... isso me deixou pior do que já estava. esses 5 anos me isolei e fiquei me recusando aceitar o que aconteceu com meu pai , ele era uma pessoa que me motivava e sempre me ajudou. e agora com 25 anos percebo que parei no tempo. deixei de viver, me sinto arrependido de não ter aproveitado a vida e feito algo que fizesse meu pai se orgulhar de mim,me sinto um fracassado,solitario,desanimado,sem amigos,virgem,sem namorada,desempregado... cada vez mais eu penso que a morte é a melhor opção.

A melhor resposta 18 SET 2023

Eu gosto muito de desenhos animados japoneses. Tem um anime chamado Mushoko Tensei, cujo protagonista sofreu bullyng e decidiu se isolar. Porém, ele morre e nasce de novo em outro mundo, como um bebê. Tendo a chance de recomeçar novamente. Porém, com as mesmas lembranças do passado. Recomendo que assista, para entender o que a gente perde quando se isola.

Acho que foi no filme do Batman, que tem a pergunta: "Por que caímos?" E a resposta é: "Para aprendermos a levantar."

A vida não é justa. No entanto, Darwin já dizia que não sobrevive quem é o mais forte, mas, quem melhor se adapta.

Quer saber algo interessante? As pessoas fazem bullyng com quem sentem inveja. Logo, você tem características que o fazem ser melhor em coisas que os outros, por isso te atacam. Para que assim eles pareçam melhores. Você escreve muito bem, parabéns. Na faculdade cheguei a perder pontos em trabalhos por causa de pessoas que no primeiro período entraram pra uma faculdade sem saber escrever tão bem.

Não leve tão a sério a virgindade. Sexo é bom, mas, você fazer com quem você não sente atração física, simplesmente por fazer, é chato. Muitos homens que conquistam várias mulheres, por elas os acharem atraentes, na hora do sexo não são tão bons. Você tem a opção de pagar pra fazer com alguém, ou esperar a mulher que você goste.

O bullyng realmente traz insegurança pra quem sofre. No entanto, essa época passou. E mesmo que apareçam outras pessoas ruins, elas também vão passar. O importante é seguir em frente, e conforme você for conhecendo outras pessoas, vai ver que ficou se preocupando demais com quem te fez mal.

Todos nós temos pessoas que nos tratam mal em algum momento. O importante é saber como lidar com isso. O problema está no outro, não em você. Geralmente é bom não se importar, ignorar, deixar pra lá, mas, quando é algo rotineiro, às vezes temos que enfrentar, desde que isso não nos machuque. Fiz isso algumas vezes, e percebi que aquela pessoa que queria fazer bullyng comigo, apenas estava fazendo uma brincadeira sem graça, pra me testar, e que na verdade ela nem queria me fazer mal. De modo que fiquei sem graça por ter sido rude.
Ainda assim, tem pessoas que são ruins, e não dá pra enfrentá-las sozinho, pra isso podemos ignorar, procurar uma delegacia.

Eu recomendo que você passe a buscar a sua auto-confiança novamente, vendo suas próprias qualidades. Saia, converse, faça uma arte marcial se ainda sente medo de valentões. Quanto a deixar de ser virgem, você escreve bem, é comunicativo, as mulheres gostam disso. Só que elas preferem homens auto-confiantes, então, não adianta agradar e não fazer nada. Terá que aprender a se arriscar, na medida do respeito, dizendo que gosta da garota, ou até aprendendo qual o momento certo pra se aproximar e dar um beijo. Ninguém nasce sabendo, uns nascem com mais coragem, outros aprendem a tê-la.

Diego Dias Psicólogo em Rio de Janeiro

12 respostas

4 DEZ 2023

Oi, eu percebo o quanto você teve uma história de vida difícil, mas você pode escrever uma nova história de vida. É tempo de olhar para frente e recomeçar a vida. Existem muitos caminhos que não seja a morte. Quando a pessoa sofre o bullying ela pode se ser sentir desvalorizada, rejeitada e tomar isso como uma verdade absoluta, mas não é, portanto, não acredite nisso. Não se veja pela perspectiva do outro, mas sobre a sua ótica, então descobrirá as suas habilidades e valores. A opinião das pessoas pode ser importante, desde que ela não te desqualifique. Busque ajuda para os seus conflitos.

Fico á disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

25 OUT 2023

Olá.
Todas as pessoas podem ser melhores do que se apresentam, e tem capacidade de ser no mínimo como as outras pessoas. Enquanto ser humano crianças, com poucas criticas e pensamentos aprendemos como todos a andar, falar, comer, ir ao banheiro. Aprender estas coisas pode parecer fácil, mas é muito mais difícil do que imaginamos, porém as crianças não se acham fracassadas, e não desanimam, isto acontece porque elas não ficam se criticando. Sei que não é fácil para você mudar este padrão de pensamento, mas é possível.
E quanto a estar desempregado, existem hoje trabalhos que você pode fazer da sua casa, já que se considera tímido.
Sugiro que se estiver sem condições financeiras busque ajuda médica e psicológica no Sus ou em faculdades que tem assistência de diversas formas, comece procurando onde pode conseguir ajuda e mãos a obra.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

19 SET 2023

Olá, Zero!

Vejo que está em sofrimento profundou ao ponto de dizer que não sente mais vontade de viver. Você é muito jovem ainda (25 anos), tem uma vida pela frente e acredito que se trabalharmos essas questões emocionais e psicológicas sua percepção sobre o viver mudará. Em terapia podemos trabalhar demandas de timidez e depressão. Compreendo que perder o pai deve ter sido um enorme sofrimento para ti, mas desistir de viver não é a melhor solução. Precisamos trabalhar esse luto pela morte do teu pai e principalmente esse sentimento de desesperança. Recomendo urgentemente terapia. Se quiser posso te ajudar ;-)
Abracos.

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

19 SET 2023

Olá.
Possivelmente você não trabalhou o trauma da perda e o luto.
Sugiro acompanhamento psicológico para trabalhar luto e resignificá-lo.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

18 SET 2023

OH! ZERO!
Se ficar assim, a morte é a melhor opção sim!
E isso só depende de uma escolha e de uma decisão sua.
QUEM É VOCÊ? QUAL O TEU OBJETIVO DE VIDA? POR QUE ESTÁ AQUI?
Se está se lamentando, se queixando da vida porque não conhece a si mesmo.
A vida te fez único e na tua experiência sofreu isso mas voce se deixou envolver como bullyng, ficou magoado porque não era considerado como um igual... e voce não é igual! Voce é voce. E ninguém é como voce.
Voce é o dono da tua vida... o que estás fazendo? Isso é problema seu: a vida te deu a liberdade, poder de escolha e decisão, talentos... o que mais quer? Voce é que precisa acordar, sair da preguiça e começar a agir.
Até o animal, depois que nasce, ele procura a sua comida...
O que voce está fazendo da sua existência?
Não foram os teus pais que te fizeram... foi voce que quiz estar aqui por meio deles.
Qual o objetivo da tua vida?
Ninguém te dirá porque voce precisa descobrir. Mas precisa agir, atuar, trabalhar, conviver com pessoas; até as minhocas contornam obtáculos... porque voce também não pode descobrir um meio para driblar as dificuldades?
Sim, precisa sair da zona de conforto porque a vida é dos fortes, mas se voce não reconhecer a fortaleza que voce é e se quiser se tirar a existência, o problema é seu, pode se tirar e ninguém sofrerá por causa disso; apenas voce mesmo... veio para cá e não fez, desistiu... vai ter que voltar e refazer tudo vonamente porque ninguem avança sem ter realizado o que deve fazer, ninguém avança sem antes fazer as pazes com o seu passado..
Faça Psicoterapia para ser auxiliado e acompanhado... mas esta também é uma escolha e uma decisão sua.
Se quiser, cura tem!
Abraços

5817 respostas

18 SET 2023

Olá Zero! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu. Você fez a análise certinha. Agora é somente modificar as coisas. Somos seres sociais, precisamos treinar, vivenciar interações. Tenha paciência consigo mesmo. Vá aos poucos, treinando, persistindo, persistindo muito nas trocas sociais. Você escreveu aqui porque quer modificar as coisas. Você perceberá, ao vivenciar as atitudes de modificação, que será muito mais fácil do que está no seu imaginário.
Cada pessoa é única, altamente rica, rara, cheia de possibilidades e atrativos. Você também.
Vamos amadurecer? Vamos aprimorar autoconfiança? Interagir com espontaneidade, com harmonia interna, com empatia, alegria, é algo que, após consolidada certa confiança, é atraente a todos.
Permita-se dar esses passos.
Nós, psicólogos, poderemos te ajudar para iniciar.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.