Não sinto a necessidade de ter outra pessoa romanticamente é normal?

Feita por >Anne · 31 jul 2023 Abordagem psicológica

Acredito que sempre fui intensa quando se tratava de "Amores" considero que só tive 2 amores na minha vida, um da quarta série até o terceiro ano do segundo grau ( vive esse amor e foi bom) e outra um pouco depois no qual passei 10 anos "amando" essa pessoa e que foi um pouco mais tumultuado. Depois desse último passei anos sem me relacionar com outras pessoas de verdade, sai com elas mas não sinto a necessidade de ter alguém na minha vida. Me sinto bem sozinha, tenho minha rotina, amo minha família, não me sinto triste, só não consigo mais querer ter aquilo que quase todo mundo deseja " que é a necessidade de ter outra pessoa como companhia suporte emocional" pra mim minha companhia é o suficiente, saio socializo, quando quero transar com alguém eu transo, mas não tenho vontade de ter alguém pra mim, fazendo porte da minha vida. Estou me questionando se é normal, pois faz anos que não "amo ninguém romanticamente" e não sinto necessidade de mudar isso.

A melhor resposta 5 AGO 2023

Oi Anne
Você está surpresa porque não sente necessidade de ter alguém permanentemente contigo;
O grande problema é que as pessoas não se conhecem, não sabem quem são, não sabem da sua verdadeira identidade, viver de acordo com o que foram obrigadas a aprender, construíram a si mesmo de acordo com os padrões sociais;
A maioria cumpre um ritual que é nascer, aprender os rituais da família, escola, sociedade, religião, crescer, estudar, namorar, casar ter filhos e esperar a morte.
Este é o ritual imposto e todos cumprem isso aí sem dar-se conta de que são vida e apenas reduzem a própria existência a um ciclo biológico traçado pelo meio.
Você de fato não nasceu para ficar atrelado a um outra pessoa, casar, ter filhos... embora possa ter e ser tudo isso, primariamente nasceu para se realizar, nasceu para aprender, corrigir-se, curar seus traumas, resolver seus conflitos, sua dependência, ser feliz.
Você está correta em agir desse modo, aprendeu a ser dona da sua vida, dona das suas emoções e de seus pensamentos.
Abraços

5943 respostas

4 AGO 2023

Olá, Anne,
Obrigado pela pergunta.

Uma dica: para saber se algo é "normal", pense da seguinte maneira: "isso, de alguma forma, me traz prejuízo?"
Estamos falando de prejuízo emocional e social.

Se você não sente vontade de ter alguém, tá tudo bem. O problema seria ter vontade e não conseguir, ou se forçar a um relacionamento sem ter vontade.

Se quiser conversar sobre, sinta-se à vontade para me contatar.

Sinceros desejos de boa sorte,
Rafael Silva | CRP 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

70 respostas

2 AGO 2023

Olá Anne, espero que esteja tudo bem com você.

Você está expressando sua subjetividade de maneira consciente, conectada com seu momento de agora, e não há nada de errado nesse ponto. Isso é quem você é agora, e como você se apresenta, ou seja, sua realidade. Você parece estar satisfeita com ela, e coloca seus sentimentos de maneira alinhada com suas intenções. Somos seres dinâmicos em nossas emoções e sentimento, e isso pode fazer com que experimentemos sentimentos diferentes ao longo de nossas vidas. Se em algum outro momento você observar que mudou a forma de encarar a sua realidade é sinal que você está modificando seus sentimentos, emoções, maneiras de vivenciar a sua existência, necessidades e desejos. Novas maneiras de sentir e se expressar podem estar querendo se manifestar. Se este momento chegar, você pode optar por mudar suas observações, e experimentar, concretamente, uma outra maneira de sentir e viver a vida, escolhendo outras e novas experiências e conexões diferentes das que está vivendo agora. A capacidade de desenvolvermos nossa inteligência emocional, está em identificar esses momentos, e nos abrir positivamente e conscientemente para eles. Um profissional de Psicologia pode te ajudar na ampliação de seu autoconhecimento, e na construção de oportunidades para a realização das melhores escolhas para si. Se sentir necessidade, você deve buscar esse profissional.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

939 respostas

1 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 AGO 2023

Olá Anne! Obrigado por escrever. Escreverei de maneira direta: leia, releia, pense, tente contra argumentar. Forme tua convicção. Tenha coragem de refletir profundamente. Na atualidade as pessoas apresentam um monte de denominações e categorias, que parecem valer para sempre, mas não valem. Você mesma descreveu que viveu dois amores: um que durou oito anos, aproximadamente; outro que durou dez anos, perfazendo o total de dezoito anos. Geralmente as pessoas estão na quarta séria aos dez ou onze anos. Diante disso podemos inferir que você viveu essas experiências até aproximadamente, os vinte e oito anos. As coisas mudaram, as coisas mudam. O ser humano não é sozinho. Cada etapa, cada estágio, as pessoas vivenciam necessidades e possibilidades diferentes. Você sentir isso bom por algum tempo, para reorganizar tua essência, a plenitude de tua construção livre é válido, mas por um tempo. Uma pessoa de trinta anos, aos trinta e cinco, viverá outras buscas, assim como uma pessoa de cinquenta anos vivencia panorama diferente das pessoas de dezoito anos. O que é fato é que as pessoas que vivem sozinhas por muito tempo, vivenciam vida de menor qualidade, em termos médios. As pessoas até arranjam explicações para si mesmas. Essas explicações não se fundamentam quando se faz estudos científicos sobre a questão. Somos seres grupais, precisamos de pessoas. É muito difícil conduzir e administrar vida com qualidade boa, permanecendo por anos, sozinha.
Estarei a disposição para fundamentar detalhes dessa argumentação.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8779 respostas

1 AGO 2023

Olá Anne. Pelo o que você descreveu até aqui, me parece completamente normal você não ter interesse romântico em ninguém no momento. Como você mesma disse, viveu dois relacionamentos de forma intensa e agora quer curtir mais a sua própria companhia, o que é emocionalmente saudável. No entanto, se você quer procurar entender melhor suas questões sobre sua vida afetiva e romântica, sugiro que faça uma pesquisa sobre pessoas assexuais, principalmente, na categoria assexuais demi-românticas, que, pelo o que você descreveu até aqui, me parece ser uma possível hipótese para seu caso.
Qualquer dúvida, estou à sua disposição
Psicólgo Melquisedeque

Melquisedeque Oliveira de Castro Psicólogo em Juiz de Fora

1 resposta

1 AGO 2023

Ola Anne.

Na sua descrição já aponta o norte com o qual deve analisar. Você mesma diz que não sofre e que está feliz. Estar com alguém pode parecer culturalmente uma "obrigação". Mas é normal viver assim, o que não é normal é sofrer por está com alguém ou sofrer por querer está com alguém. O sofirmento é sempre indicativo de necessidade de mudança. Se está feliz, explore esse momento de sua vida, desenvolva algo que sonha. Se um dia conhecer alguém que desperte em você desejo de um romance, você avalia se se permite.

Att

Cid Elton - Psicólogo Clínico
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental