Não sei o que fazer com a minha cunhada.

Feita por >Angustiada · 25 jul 2022 Terapia de casal

Sou casada há 7 anos e tenho 2 meninos, um de 2 anos e outro de 4 anos. Quando conheci meu esposo ele morava com a irmã e quando casamos aceitei ela morar com a gente. Acontece que depois de algum tempo começaram os desgastes, porque ela queria manter as coisas do jeito que eram antes do irmão casar. Como ela não trabalhava achava que ela podia ficar me ajudando na casa e que daria tudo certo até ela arranjar trabalho, mas ela fazia tudo do jeito dela, o que eu fazia ela desmanchava, não me levava a sério. Depois começou a achar ruim fazer as coisas em casa e dizia que a estava fazendo ela de empregada, resultado, falei com meu esposo para mandá-la embora. Depois de um tempo de resistência ela foi. Após um período ela voltou a frequentar a nossa casa e eu aceitei por que não quero criar caso e sinceramente não me importo que ela venha aqui, desde que não seja para morar. Acontece que um dia ela pediu para passar um final de semana aqui pois tinha uma consulta, ela morava uma tia em outra cidade, eu disse que tudo bem, só que após a consulta ela foi ficando e passaram-se semanas e meses, com uns 4 meses falei com meu esposo de novo e ele falou com ela, após mais 2 meses de resistência ela foi embora de novo. Mas de vez em quando vinha aqui ver as crianças e tudo bem. Quando foi no início desse ano disse que tinha arranjado um emprego e que vinha em um sábado para iniciar na segunda, só que depois disse que não tinha dado certo e foi ficando de novo e tá aqui até hoje. Há 3 meses arranjou um trabalho, mas não move um dedo para demonstrar que quer arranjar um lugar para ela e ir embora. Tô péssima, me sentindo desrespeitada de novo, se meteu em casa pela segunda vez sem nem perguntar nada, inventa uma coisa qualquer, chega aqui e não vai mais embora. Agora o comportamento dela mudou, faz tudo para me agradar, mas não quero ela morando aqui. Já falei com meu esposo para mandá-la embora novamente e dessa vez acho que vou proibi-la de vir pra cá, não tenho a outra saída. Já me martirizei demais, me sinto um monstro às vezes, mas não quero que ela fique morando aqui para sempre. Se fosse para ela se organizar e ir viver a vida dela depois tudo bem, mas ela que de toda forma morar aqui com a gente. Detalhe, a casa eu e meu marido compramos. Ele vendeu a casa que eles moravam quando ele foi casar, deu a parte dela, que dava inclusive para ela comprar uma casa simples no bairro onde moravam, mas ela não quis, gastou o dinheiro e agora quer que eu a engula a força. Me orientem por favor.

A melhor resposta 27 JUL 2022

Olá Angustiada! Obrigado por escrever. Desculpe-me a demora por responder. Será enriquecedor um levantamento detalhado da história de vida da tua cunhada. Muito provavelmente a necessidade dela (no caso essencial), seja a necessidade de pertença. Possivelmente ela não conta com grupo de colegas, conhecidos e parentes que representem vínculo significativo. Sendo isso, pode ser interessante ponderar formas acordadas de convivência pensando inclusive tempo, local e qualidade de contato.
Ponderem.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria do ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro; são falsos, são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Resgate as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8769 respostas

31 JUL 2022

Voce fica em cima do muro, fica morna e nada faz para solucionar o caso.
Tome um posicionamento... a casa é tua, por que permite que outros mandem na tua casa?
Se ela faz tudo isso é por que voce permite.
Já viu que teu marido não se posiona, talvez por ela ser irmã, mas voce pode mandar na tua casa,.
Assuma a responsabilidade por voce e pela tua casa.
Quem manda na tua casa é voce, nem mesmo teu marido manda. Ele cuida de trazer dinheiro , sustento, segurança, mas quem manda é voce.
Seja uma mulher que valha a pena, posicione-se. Estará fornecendo uma ótima educação para seus filhos. Caso contrário eles farão o que voce está permitindo.
Se precisar, auxilie-se da Psicoterapia.