Não sei lidar mais com a falta de amizade

Feita por >Angello · 23 jan 2019 Habilidades sociais

Fala pessoal! É o seguinte, eu tenho 19 anos e até agora eu não entendo porque não consigo fazer nenhum laço com ninguém. Primeiro vou explicar um pouco minha história, blz?!

Quando eu era criança eu viva brincando com tudo mundo, era bem doido e vivia me metendo em brigas na escola (quando eu tinha 8/10 anos), mas o tempo passou e eu fui morar em outra cidade com 10 anos e é aí onde tudo começa. O tempo passa e fui virando pré adolescente e com isso acabei ficando tímido, só ficava na minha roda de "amigos", tinha vergonha de falar com meninas, nunca fui de brincar de futebol, sempre fui mais de briga e BMX, o pessoal me chamada pra jogar na escola, mas como eu era ruim, nunca ia. Aí é onde comecei a ver que as pessoas só falavam comigo quando eu estava na escola, e quando eu saia, ninguém me procurar. Aí quando eu fiz 14 anos, a timidez foi embora, mas foi aí que eu via fotos dos meus "amigos(as)" juntos, merendando ou um visitando o outro, print da conversas, via elas sem marcado nós memes (em toda minha vida ninguém me marcou em nada) e com o tempo eu percebendo que eu era aquela pessoa que todo mundo achava legal, mas ninguém se importava de verdade (e olha que eu sempre fui parceiro, sempre zoava e todo mais), quando eu fiz 15 fui morar em tempo em outra cidade, e lá eu realmente vi quem era meus amigos e sabe oque eu descubrir? Qué ninguem era, ninguém me mandava mensagem, ninguém me perguntava como eu estava e sempre era eu te tinha que mandar as coisas. Hj eu tenho 19 e o resto dos anos foi o mesmo, até hj, hj em eu não chamo mais ninguém para conversar, mas dói, pq não converso com ninguém, me sinto só, eu sei que não deverise sentir assim, mas acho que para as pessoas que sempre tiveram pessoas que mandam mensagens pra elas, nunca vão entender o quão ruim é se sentir que vc não faz parte de nenhum grupo. Hj faz 4 meses que não falo com ninguém, nao por qué não quero, mas já cansei de correr atrás das pessoas.

A minha pergunta é pq vcs acham que não tenho amigos? Sou um cara legal, sincero, gosto de conversar um pouco sobre tudo, não sou grudento, nao sou feio, não sou fedorento, eu humilde... Será que é pq não sou carismático? Bom me ajudem a entender

A melhor resposta 26 JAN 2019

Olá Angello.
Parece que você tem avaliado suas amizades pelos meios virtuais, o que é comum na sua geração. Mas gera muitos problemas também. Você se mudou de cidade e não relatou sobre novos amigos nessa cidade. Tome a iniciativa, convide, chame para conversar.
Outra coisa, você falou duas vezes que gosta de zoar os outros. Já avaliou se as pessoas gostam dessas brincadeiras? Na medida em que crescemos e amadurecemos certas brincadeiras perdem a graça e podem afastar. Não sei se é o caso, mas avalie. Nessa idade em que você está os jovens têm grandes desafios e podem precisar de amigos do tipo que está junto, parceiro para as dificuldades, conversar sobre as "crises" e dúvidas da vida.
Quem sabe ? Vale a pena pensar e tentar.
Espero que consiga.

Grande abraço
Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

24 MAI 2019

Você tem que desenvolver sua habilidade sociais, ja pensou em fazer isso com um especialista?

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

26 JAN 2019

Olá,
Sinto muito pelas seu conflito.
Acredito que a primeira coisa a entender é: ''Não é possível estar numa relação esperando algo em troca". Me parece que voce sempre está esperando que as pessoas agem de acordo com o que voce gostaria. Não espere ninguém te chamar pra sair, chame voce. Não espere alguém te marcar em memes, marque voce as pessoas. Não espere do outro, seja voce o agente da mudança que tanto espera.
Espero ter ajudado,
Abraços e boa sorte.

Clínica de Psicologia Tainna Oliveira Psicólogo em Maringá