Não consigo ser feliz convivendo com pessoas

Feita por >anongrl21 · 17 ago 2023 Habilidades sociais

Desde o fim da pandemia minha capacidade social diminuiu muito, já não era boa e já fiz acompanhamento de 1/2 meses com psicóloga, mas sempre terminei me frustrando, tive diagnóstico de transtorno depressivo e ansiedade, mas larguei das 2 vezes que tentei, começo a sentir raiva das psicólogas, por certos comentários sobre quando falo das minhas questões. Desde o fim da pandemia tenho muita dificuldade em falar da minha vida, odeio a atitude das pessoas, quando perguntam sobre mim simplesmente odeio falar, e comecei a mentir só pra evitar me prolongar demais. Quero me isolar, não gosto de ouvir o que as pessoas tem pra me dizer, fico exausta em interações sociais e nunca tenho nada a dizer, não vejo graça no que eles dizem, as vezes percebo todos rindo em volta e eu não consigo achar graça de nada, odeio como as pessoas falam alto, tentam se mostrar, se reafirmar sempre, tentando ser um melhor que os outros, e só consigo me afastar e quando se aproximam de mim eu minto ou omito a minha vida e meus pensamentos, decidi sair de um trabalho por isso, sinto que não tenho paz quando estou com outras pessoas, fico presa nos meus pensamentos, e só me sinto bem isolada, isolar não me faz mal, me sinto bem sendo assim, mas percebo que as pessoas não só me julgam como comentam sobre meu jeito, tirando sarro mesmo, pois sabem que não vou reagir, nem ser grosseira, sou muito educada e simpática com as pessoas quando interajo com elas, mas elas não são comigo, parece que abusam por eu ser assim. Enfim, não quero viver em sociedade, se é pra ser assim, constantemente desmerecida, por mais que eu seja boa com as pessoas, só quero me isolar, não gosto de falar dos meus problemas, só desisto de trabalhos e pessoas por conta disso. Já tomei medicamento mas não gostei, me senti completamente apática, insensível, ou muito triste. O que mais me dói é essa incompreensão social, até mesmo por parte de profissionais que deveriam me ajudar, parece que não tem saída pra mim.

A melhor resposta 18 AGO 2023

Obrigado por trazer sua dúvida. Imagino como deve estar sendo difícil para você, mas como você trouxe esse relato irei pontuar algumas coisa. Primeiro é em relação a hipótese diagnóstica de transtorno depressivo e ansiedade. Na depressão o indivíduo é inundado por pensamentos negativos constantes, por pensamentos automáticos e diversas distorções cognitivas (formas deturpadas que a mente interpreta os estímulos externos). A depressão muda a maneira como o indivíduo percebe e sente o mundo porque tira dele o prazer e a cor das coisas. O seu isolamento tem vários fatores. A depressão pode gerar sim isolamento social, mas vejo que existe você exibe uma dificuldade de interação social que reforça esse isolamento. Você relata um comportamento de se isolar para evitar tudo aquilo que lhe desagrada e quero que perceba os prejuízos disso para sua vida, que além do isolamento em si (o ser humano é um ser social, o isolamento social é muito prejudicial para nossa saúde mental) você ainda perdeu oportunidades de trabalho. Mesmo que você diga que se sente melhor isolada, isso ocorre pelo fato de que você está na sua "zona de conforto", onde o conforto só está no nome porque você continua em sofrimento. Entendo que pode não ter se identificado com o profissional da psicologia que te atendeu, mas você parece não confiar e nem aderir aos tratamentos. Tratamos depressão com medicação e terapia, e muitos pacientes quando melhoram do quadro me falam de como tinham visões completamente enganosas das coisas. Costumo dizer a eles "aquilo era sua depressão falando, não você". Lidar com a depressão é um desafio mesmo, é doloroso e requer paciência, mas tem tratamento. Talvez você devesse olhar mais para a rigidez dos seus pensamentos e de como isso afeta sua adesão ao tratamento e provavelmente outras coisas no dia a dia. Quanto mais flexíveis, melhor nos adaptamos. Pense nisso e espero que de tudo certo para você.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

21 AGO 2023

Olá Anongrl21,
Se identificar com o psicoterapeuta é importante no processo de terapia. As vezes essa identificação não acontece de imediato e você precisa buscar um pouco mais. Pelo seu relato vejo que tem muitas questões que prejudicam a sua qualidade de você e de conquistar o seu espaço, seja ele sozinha, com poucas ou muitas pessoas. Cada pessoa tem o “ideal” de ambiente que a faz bem e não precisa ser o que os outros julgam ideal, o importante é que esse ambiente seja o que te faz bem e contribui para sua qualidade de vida. Fico a disposição pra lhe apresentar um pouco mais do processo terapêutico, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

19 AGO 2023

Cara anongrl21
Lamento a experiência negativa que fizeste em psicologia, porém, precisa selecionar melhor teus profissionais e, muitas vezes, temos que decepções.
Sei o que está sentindo e nestas condições concordo com o teu ponto de vista: é melhor ficar isolada, na tua do que conviver com pessoas mesquinhas que querem aparecer serem melhor do que realmente são.
Contudo, assim como tu, estão aí para aprender, corrigir e conscientizar-se da realidade da vida e foram enganadas pelo sistema, aprenderam a serem falsas consigo mesmas e vivem na ilusão.
Para você: precisa se conhecer, saber quem é, qual a sua identidade e o que veio fazer aqui, qual o teu objetivo de vida e como você precisou a se adaptar para poder sobreviver, como a tua mente funciona, como ela aprendeu a se estruturar diante da pressão que sofreu do meio ambiente.
Desde o primeiro dia da tua gestação, você sofreu as pressões do meio ambiente, os primeiros 9 meses no ventre da sua mãe e depois, até os 4/5 anos... você simplesmente se obrigou a se adaptar, a fazer o que os outros queriam e não como a tua inteligência de vida percebia. Agora percebe que os ensinamentos recebidos não serviram para nada, pois continua angustiada e infeliz com a tua vida, sente um enorme vazio interior, percebe a hipocrisia das pessoas e decide permanecer isolada, o que é uma medida saudável para você.
Se soubesse quem realmente é, tomaria outras providências, pois a vida te deu a liberdade e o poder de a cada momento fazer novas escolhas e melhores decisões; a vida não entende que sejas adaptada; a vida quer que você seja dona da tua vida.
Então, precisa aprender a viver a tua vida e saber usar o sistema em teu benefício sem nunca trair a tua essência.
Com este conhecimento de ti mesma, orientada pela sabedoria da tua vida, poderá escolher a forma de vida que quiser para si mesma.
Pode conseguir isso através da Psicoterapia de Autenticação para tornar-se o que você quer e não o que os outros querem.
Abraços

5830 respostas

18 AGO 2023

Oi Anorgrl21, Tudo bem? Adaptação social nem sempre é fácil e também não é saudável para o ser humano viver isolado. Isto não irá se resolver sozinho, com a ajuda de um profissional que você consiga se expressar, entendendo que nem sempre será fácil ouvir feedbacks e entender, afinal, criamos barreiras naquilo que não nos agrada. Uma boa avaliação por um profissional e engajamento na psicoterapia irão te ajudar e muito.
Espero que você consiga refletir e avaliar o que é melhor para sua saúde mental.

Cristine Fares Maia Psicólogo em Rio de Janeiro

4 respostas

18 AGO 2023

Olá! Bem complexa a sua demanda.
Faça as coisas no seu tempo, se está convicta do que quer e sente neste momento, não se importe com nenhum comentário ou outra atitude alheia. Se não consegue não se importar com os comentários alheios, seria interessante passar por um processo terapêutico para buscar se descobrir como pessoa, seus anseios, limitações…Promovendo seu auto conhecimento terá mais chances de se blindar emocionalmente destes comentários e convivência que neste momento te aflige. Conseguindo se blindar emocionalmente poderá ter uma convivência mais harmônica com você e com as pessoas no seu entorno.
Espero ter te ajudado e sinta-se a vontade para me procurar, caso assim o deseje.

Patricia Ventura Psicólogo em Niterói

6 respostas

18 AGO 2023

Olá, podemos conversar sobre isso na terapia,
vejo que vc já teve o diagnóstico transtorno depressivo e ansiedade,

Em terapia, vamos conversar sobre esse lado depressivo, mas acredito que também vamos ver suas qualidades, talentos, virtudes,
transformando algo que era "depressivo" em um olhar mais "leve e saudável para vc"

Caso queira conversar, me chama

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra

49 respostas

18 AGO 2023

Bom dia, tudo bem contigo? Ali você diz que não quer viver em sociedade, porém em algum momento de sua vida será necessário estar em contato com o outro! As divergências de pensamentos e idéias entre pessoas é natural, você já imaginou em viver no lugar onde todos pensassem da mesma forma? Você comenta que não quer viver em sociedade, mas você vive em uma pequena sociedade que é a sua família. Você comenta da incompreensão social, mas porém, você deixa claro que não quer mudar, você afirma várias vezes que gosta de estar assim, e viver em sociedade te irrita, te incomoda. A terapia cognitiva comportamental, é uma psicoterapia que pode te ajudar com as habilidades sociais, mas o primeiro passo para a mudança vem de você. Para a psicoterapia funcionar de verdade não depende somente do psicólogo, mas de você. Precisando estou aqui.

Antonia Luzia Mendes Psicólogo em Paranavaí

4 respostas

18 AGO 2023

Olá Anongrl21! Obrigado por escrever. Tenho que te ajudar com a melhor verdade que puder. Certamente você, no conteúdo descrito, apresenta sensibilidade, potencial, mas vivencia crenças altamente distorcidas pelas emoções. Isolar é péssimo, faz mal para cem por cento dos que se isolam. Quanto mais tempo isso dura, pior é a situação. Você não pode se basear na vontade atual. Precisa treinar e muito a troca social, com persistência, até que ela se torne algo natural, harmônico para você.
O trabalho com psicólogo que você deve vivenciar implica que venha com regularidade, disciplina, persistência, em consulta individual de cinquenta minutos, com frequência minimamente semanal, por período superior a seis meses. Precisará vir a um de nós, com abertura mental e muita verdade, muita persistência.
Certamente te ajudaremos!
Abraços!