Não consigo ser como antes. O que eu faço?

Feita por >Igor · 21 out 2016 Psicologia clínica

Eu era uma criança feliz, extrovertida, rodeada de amigos e com uma energia inesgotável, beirando à hiperatividade. Com o passar do tempo, a vida foi deixando de ser tão prazerosa. Meu pai era alcoólatra, agredia a minha mãe na minha frente, chegava a ameaçá-la de morte. Eu vivia aterrorizado com a ideia de perdê-la tão cedo. Apesar de eu me importar tanto, me sentia desprezado por ela, que sempre demonstrou gostar mais do meu irmão mais velho. Meu pai, por outro lado, deixava o meu irmão de lado e ficava mais comigo.

Por causa disso, fui me tornando mais disperso, introspectivo e passei a ser motivo de piada na escola. Um grupo de pessoas que eu achava que fossem meus amigos, me insultavam diariamente. Eu tentava me defender, cheguei a bater em dois deles, revidava as provocações, mas era inútil, eram 4 contra 1, todos os dias, durante anos. Eles usavam tudo o que eu um dia disse a eles contra mim e se divertiam com o meu sofrimento. Zombavam do fato do meu pai ser alcoólatra, ameaçavam contar a uma menina que eu era apaixonado por ela, sem que eu quisesse, faziam piada de tudo o que eu falava, me imitavam, me chamavam de demente, débil mental, etc. na frente de todos.

Se eu já estava mais fechado e introspectivo, isso piorou ainda mais. Eu desenvolvi um verdadeiro medo das pessoas. Meu coração disparava quando via qualquer grupo que fosse, e a minha reação era correr como se não pudessem me ver, mas eles viam e riam mais ainda de mim. Eu ouvia as pessoas falando de mim, inclusive a minha família, que dizia que eu era estranho e que precisava de um psicólogo urgente.

Meus pais reclamavam que eu não falava com ninguém. Lembro que uma prima me apelidou de um personagem chamado Pluft, um fantasma que tinha medo de gente. De fato, era exatamente como eu me sentia e me sinto até hoje, com 24 anos. O medo virou repulsa, e apesar de mais sociável, não consigo desenvolver laços, nem demonstrar meus sentimentos aos outros, nunca namorei sério, não tenho amigos (apenas conhecidos), adquiri um temperamento difícil, caráter agressivo (ou defensivo), teimoso e vingativo. Além disso, perdi completamente o entusiasmo, me sinto cansado o dia inteiro, e me vejo em um caminho sem volta.

Hoje em dia não sou mais humilhado ou desrespeitado, as pessoas me tratam relativamente bem, mas eu criei uma casca difícil de ser quebrada e uma barreira aos que tentam se aproximar. A única coisa que eu quero no momento é recuperar um pouco do que eu já fui um dia, me sentir vivo novamente. Desculpa tanta informação, mas nunca falei disso com ninguém e acabei guardando tudo dentro de mim por muito tempo.

A melhor resposta 22 OUT 2016

Esta sua “casca” te ajudou por muito tempo e foi essencial para você conquistar seus avanços até hoje. Mas agora que você não sofre as mesmas coisas que sofreu durante a infância e adolescência é preciso afinar um pouco a “casca” para que você possa se envolver e sentir as coisas que possam lhe dar prazer, sem precisar se preocupar em se proteger como foi no passado.
Procure iniciar psicoterapia, se conhecer mais com certeza lhe ajudará a compreender como você pode agir diferente.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

26 OUT 2016

Igor, escrever tudo isso demonstra que você guarda para si muitos fantasmas desde a infância. É necessário buscar tratamento com um psicanalista para tirar esse "Pluft" que tem assombrado tua vida até hoje. Procure um psicanalista.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

25 OUT 2016

Olá! Que bom que através desta ferramenta conseguiu expressar e falar sobre os sentimento e situações que de certa forma traz-lhe incomodo.
Já pensou em se submeter ao processo de análise? Seria muito importante e transformador pra você, já que muitas de suas atitudes e o que se tornou hoje, são reflexo de sua história.
Busque um profissional que sinta-se a vontade para trabalhar as suas próprias questões e de certa forma buscar prazer em sua vida e explorar o que deseja.
Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

22 OUT 2016

Prezado Igor, neste momento é fundamental buscar uma terapia. Vai lhe ajudar muito para alcançar os teus objetivos de recuperar sua autoconfiança e motivação para ter coragem e energia para ter novas amizades ou aprofundar as antigas. Te recomendaria um terapeuta cognitivo-comportamental.

Simone Pereira e Rieira Dias Psicólogo em Gravataí

12 respostas

22 OUT 2016

Ola,
você foi vitima de bullying durante muito tempo, mas sempre é tempo de recomeçar. Procure ajuda de um psicólogo ele irá ajuda-lo.
Maria da Conceição v. Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro