Não consigo me encaixar no mundo

Feita por >Thalis Uriel Choeiri Michelino · 15 nov 2017 Desenvolvimento pessoal

Eu tive uma infância um tanto difícil, minha mãe não me quis e eu passei a ser criado pela minha vó ate ai tudo bem, o problema é que meus tios não me aceitavam muito bem por não gostar da minha mãe e assim me mandavam embora de casa e só brigavam comigo na adolescência isso ate eu trabalhar e morar sozinho que foi quando acabou essa historia, mas hoje eu não consigo me encaixar em um trabalho, não me sinto fazendo algo produtivo a não ser pelo sentimento vazio de só trabalhar porque preciso de dinheiro , não me sinto mudando nada ao meu redor, não sei no que deveria me encaixar, as vezes minha namorada reclama que não me abro muito com ela e que não demonstro as coisas as vezes. seria isso algum problema com essa época da minha vida. é muito ruim esse sentimento de nao se encaixar em nada.

A melhor resposta 16 NOV 2017

Olá Thalis, bom dia.
Muito provavelmente uma coisa está fortemente relacionada a outra.
É fundamental fazer psicoterapia para investigar o que há por trás desse sentimento de não pertencimento e de vazio.
Vc trouxe aqui alguns elementos importantes que ajudam nessa compreensão: ser abandonado pela mãe e rejeitado pelos tios, traz fortes sentimentos de não pertencimento, pois vc não pode encontrar na sua família a segurança. O fato de não encontrar sentido nos trabalhos também está relacionado a isso, pois vc nunca pode realmente pensar a respeito do que gostaria, precisou se preocupar em sobreviver sozinho, longe do que te fazia mal. Mas, ao se livrar daquilo que era ruim e causava desconforto, vc não soube o que encontrar, pois não tinha referências. Tudo isso se constrói por meio de vivências e modelos. É preciso trabalhar em terapia na construção dessas referências e permitir-se encontrar possibilidades. O fato de não se abrir com a sua namorada e não demonstrar o que sente, provavelmente, é um mecanismo de defesa que vc encontrou para não se sentir vulnerável ou abrir espaço para ser novamente rejeitado.
Levantei algumas hipóteses e fiz algumas compreensões com base no que vc trouxe aqui, mas é preciso fazer um aprofundamento de tudo isso em psicoterapia. Procure um psicólogo, tenho certeza que será muito benéfico para vc. Estou à disposição. Boa sorte. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

21 NOV 2017

Thalis, a sua queixa me pareceu bastante difusa, mas o seu sentimento é legítimo. Não deve ter sido uma vida fácil, conviver com esses tios que não gostavam de você. Vivências traumáticas na infância e adolescência, situações onde o indivíduo se sente rejeitado ou negligenciado podem proporcionar o surgimento de alguma patologias, quando isso não é bem elaborado pela pessoa, ou seja, quando ela não consegue se adaptar totalmente. Minha sugestão é que você busque psicoterapia, assim poderá entender melhor o que está se passando consigo mesmo.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 NOV 2017

Olá Thalis, entendo seu sofrimento de vazio, de não pertencer, essas questões podem sim estar ligadas à sua infância, essas sensações melhoram a partir da Psicoterapia, quando você se conhece e se reconhece. Entendo que seja muito difícil falar de você com sua namorada, talvez por que machuque, traga lembranças ou ainda por que não saiba respostas.
Sugiro que busque um Psicologo (a), irá lhe ajudar muito.
Espero que eu tenha conseguido lhe ajudar.
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

16 NOV 2017

Olá Thalis.
Não está nada fácil né. De onde você tirou tanta força para continuar?
Se concentre no presente, aceitar e entender o passado é algo extremamente importante mas veja como você funciona hoje e o que você almeja para o futuro. Um psicólogo especializado tem total capacidade para te auxiliar nisso. Eu acredito que as situações podem melhorar, e você?
Abraço

Psicólogo Jéferson Cardoso Psicólogo em Apucarana

8 respostas

16 NOV 2017

Thalis, bom dia! Pelo seu relato me parece que uma coisa está ligada à outra, você ser pequeno e não ter se encaixado porque “sua mãe não te quiz” e seus tios “ não te aceitarem e te mandarem embora” e hoje você ter dificuldade em se encaixar na vida. Sabendo do seu passado faz sentido você não conseguir se encaixar. O importante é buscar ajuda psicológica para conviver e integrar esse passado que não poderemos mudar mas ainda assim descobrir uma forma de se encaixar na vida e construir um futuro. Estou à disposição para ajudá-lo, Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

15 NOV 2017

Olá, thalis.
Pelo seu relato, acredito que tenha relação sim, você nunca se encontrou na sua família, é isso deve ter sido um pouco difícil é aparentemente você deve ter feito essa ligação, com o seu momento atual.
Sugiro que procure por terapia para te ajudar a encontrar o seu lugar.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo