Não consigo me apegar e nem gostar mais de ninguém...

Feita por >Fernando · 28 jun 2022 Desenvolvimento pessoal

Desde 2010 tenho dificuldades pra demonstrar sentimentos com as outras pessoas e principalmente com as mulheres.
Não possuo amigos e não tenho abertura familiar pra falar de coisas básicas da minha vida.
A minha familia em qualquer brigar/discussão me condicionou que iria morrer sozinho por ser parecido com meu pai
Que é grosseiro/estupido e ignorante na maioria das vezes.
Tenho depressão desde 2012 diagnosticada com psiquiatra.
O maior problema que enfrento é que minha vida é sempre cinza e sem graça.
Eu sempre quis namorar e ter uma parceira mas acontece que não consigo me apegar a ninguém eu fiquei totalmente frio.
Eu ja tive uma paixão na vida e deu errado e acabamos parando de se falar
Eu ja tive minha primeira relação sexual porém a mulher não quis continuar nada comigo depois do sexo
E nesses dois episódios foram marcantes e tristes pra mim.

Já transei com outras mulheres mesmo não gostando delas amorosamente porém depois do sexo eu me sinto sujo por estar enganando a mulher e isso me dá uma "ressaca" moral devastadora e eu fico muito mal e procuro evitar isso.

Eu sempre estrago os relacionamentos ou por ser grosseiro ou por ser chato ou até mesmo por falar que não consigo sentir atração pelas pessoas,a real é que sempre o "problema" está em mim e não na outra pessoa.

Ja passei por 4 psicólogos e ja tomei diversas medicações diferentes porém nunca consegui corrigir esse problema de estar em um "mundo" cinza e sem graça.

Eu simplesmente não sei como sair disso e queria saber qual o processo pra você gostar de alguém

A melhor resposta 4 JUL 2022

Olá Fernando, espero que esteja tudo bem com você.

O processo é continuo ao longo da vida, e de tempos em tempos seremos convidados a vencer nossas dificuldades e limitações em busca de sermos pessoas melhores, primeiramente para nós mesmo, depois para os outros e para a sociedade, e se não melhorarmos quando esses momentos chegam, o ciclo irá se repetir, e ficaremos preso nele, até decidirmos, conscientemente, superara nosso medos, traumas, limitações dificuldades, para romper esses "ciclos de estagnação" a que somos submetidos, muitas vezes, por nós mesmos, mesmo vivenciando um contexto familiar pouco favorável e difícil. Nesse ponto, diagnósticos, e até mesmo medicações, talvez não surtam o efeito que esperamos, que é nossa mudança e nosso avanço em vários campos de nossas vidas. A nossa ação prática pode ser que conte muito mais do que essa dualidade "diagnóstico-medicação", e ela, a nossa ação, tem a capacidade de nos tirar da inércia de nós mesmos, e nos jogar no campo dinâmico da vida e do aprendizado. Sua visão de mundo e sua visão pessoal refletem quem você é agora, e quem você vai ser, e por isso é importante muitas vezes mudarmos essa nossa visão, e tentar compreender a vida de uma maneira mais integrada, pulsante e repleta de oportunidades. Se você tem estado com mulheres, então você é um cara que as mulheres se interessam, e isso é muito bom., pois você está tendo experiências com elas, e isso será muito útil quando você optar por uma mulher em específico, e desejar ficar com ela. Percebe que existem várias forma de elaborarmos nossa vida, e olharmos para as situações de nosso dia a dia? É importante que você treine sua mente para isso, e um acompanhamento com um Psicólogo pode te ajudar muito nesse sentido, e tanto melhor será seu proveito quanto o grau de comprometimento que você terá com o esse tratamento. O sucesso desse tratamento será diretamente proporcional a sua vontade de mudar e de quebrar o ciclo. Sim, é possível, e com o tempo você poderá colher os frutos disto. Fale você mesmo através de suas ações, e se possível, inicie seu processo de mudança com um Psicólogo, que é muito indicado em seu caso.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

8 JUL 2022

Olá Fernando.
Não desista da psicoterapia, mesmo que tenha que mudar algumas vezes, continue, terá um momento em que aquilo que trabalhou em sessão fará sentido para você.
Quanto a se sentir sujo no sexo, isto acontece quando não se está por inteiro na relação. Para que uma relação seja saudável também é importante que se valorize, que seja com alguém que você valorize e que te valorize.
A depressão tem esta tendência de fazer com que tudo pareça cinza, e os pensamentos não conseguem perceber o que é bom e positivo, com a terapia cognitiva comportamental você pode desafiar estes pensamentos negativos e buscar pensamentos mais adaptados.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 JUL 2022

Fernando. Eu n sei o q aconteceu na sua jornada de terapia e psiquiatras e medicação.
Mas vc deveria ter melhorado se vc fez o tratamento correto.
Esse conjunto terapia psiquiatra medicação funciona, mas tb precisa de vc querer mudar.
Talvez vc deva se dar mais uma chance.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

29 JUN 2022

Olá Fernando! Que bom que você escreveu! Na verdade uma pessoa somente pode gostar de outras pessoas caso goste de si mesma. Para gostar de si mesma a pessoa precisa viver a predominância de harmonia interior. A harmonia interior envolve rotina de vida que contemple atividade física, convivência grupal significativa, com sensação de pertença e aceitação, envolve estudos consistentes, trabalho ou preparação consistente para o trabalho, envolve cooperação nos afazeres do grupo com o qual divide morada. Envolve ainda metas e objetivos históricos, com a estratégias e técnicas adequadas da busca de realização dos mesmos. Será que você trabalhou consistentemente essas questões com os psicólogos?
Certamente você poderá melhorar-se e muito. Todos somos carentes de boas companhias. Você com razoável harmonia e originalidade, será boa companhia, para muitos e muitas.
Experimente!
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são verdadeiras; a maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "lideres religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas.
Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações assim como, elimine criadouros de mosquitos.

8607 respostas

29 JUN 2022

Olá, Fernando
Eu sinto muito que esteja passando por isso.
Essa dificuldade em estar em relacionamentos pode representar muito de teu processo. Mas é bom ter a consciência de como me porto diante deles e como fui ensinado a isso: você pontuou que sua família o trata de uma determinada maneira. Imagino que isso deva refletir muito sobre essas relações hoje. Me vejo curiosa a entender como o mundo vem te ensinando a se portar em relacionamentos. Também suponho que isso tenha seu peso em ver o mundo de forma acinzentada.
Gostar de alguém é algo multifatorial, implica uma imensidão de informações e é um processo singular demais para ser ensinado. Talvez um ponto de partida seria pensar em como me entrego (ou não) a essas relações. De que forma você entra nelas? Quais expectativas, temores e receios existem aí?
Enfim, são questionamentos muito amplos e talvez uma forma eficaz de olhar para tudo isso seja pensando de forma integrada. Não consigo ver a sua relação com a família de forma separada da questão amorosa. Adotamos padrões que, por vezes, precisam ser questionados.
Boa sorte no teu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

29 JUN 2022

Boa noite Fernando
A primeira resposta é: nunca perca a esperança de dias melhores
Talvez não estava preparado para os encontros com os psicologos por que passou, então não desista, procure ajuda novamente e por mais difícil que seja para ti não desista da terapia.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

29 JUN 2022

Olá Fernando.
Muitas coisas estão envolvidas no processo de relacionamentos sociais e amorosos e precisam ser analisados com muito mais profundidade. Aqui existem poucos dados para que possamos dar uma diretriz de tratamento. Além do diagnóstico é necessário observar a sua grande dificuldade para se socializar, se o tratamento medicamentoso está sendo cumprido à rigor, com doses adequadas ou se precisam serem feitos outras avaliações para confirmar o diagnóstico com um neurologista ou psiquiatra. Na terapia deve observar se tem uma boa interação com o seu terapeuta, se mantém o mesmo terapeuta por mais de três meses com a frequência regular às sessões antes de mudar para outro profissional, se consegue se abrir ao falar dos seus medos, tristezas, decepções durante às sessões. O processo para gostar de alguém só começa à partir do momento que você gostar de você mesmo e namorar à si mesmo, se olhar com carinho. Desenvolver a auto estima é a primeira coisa à fazer.
Espero tê-lo ajudado.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba