Não consigo achar o curso e profissão certos para mim

Feita por >Eisa · 28 set 2017 Orientação profissional

Nao consigo me encontrar.

Todos que conheco encontram sua vocacao ideal, sabem o que querem fazer da vida e o que querem ser, ou ja sabiam desde criancas, ja tinham um sonho de profissao... Eu nunca tive um sonho assim, nunca escolhi algo concreto, e quando decidi, gostei por pouco tempo e depois nao quis mais.. isso acontece com todas as escolhas de cursos que faco. Ja comecei uma faculdade ano passado e parei porque nao era pra mim. Agora estou em outra, e nao estou mais gostando tambem. Nao consigo me descobrir nessa questao!

E ja fiz testes vocacionais, terapia para me resolver... acho que nao ajudou muito,. Sou muito instavel! =( desisto muito facil de tudo, nao consigo ir a compromissos, atraso.

To desesperada pois ja estou ha alguns anos nisso e nao indo a lugar algum..

A melhor resposta 29 SET 2017

Olá Elisa! Primeiramente, fico feliz por ter colocado um pouco de suas angústias. Lhe aconselho procurar apoio de um psicólogo que trabalhe também com Orientação Profissional. O processo de Orientação Profissional abrange o autoconhecimento através da realização de dinâmicas e entrevistas, bem como a influência da família, a personalidade, os interesses, os valores e reflexões sobre o mercado de trabalho, as profissões e suas especificidades e o preconceito profissional. Além disso, outro aspecto fundamental nesse processo é a Informação Profissional que dará todo o suporte no momento da escolha profissional. Nos encontros Será possível trabalhar o autoconhecimento, as aptidões e habilidades, a escolha profissional, planejamento e o mercado de trabalho através de técnicas projetivas, e autoaplicáveis como jogos, dinâmicas, vivências e instrumentos de identificação de interesses profissionais. Não desista de você, busque apoio! Espero ter lhe ajudado e me coloco à disposição. Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

4 OUT 2017

Boa tarde Eisa,
Você descreveu algumas informações se comparando com outras pessoas....inicialmente gostaria de te falar que você é um ser único, com sua história, emoções e diferente forma de interagir com o mundo, seria importante fazer um bom processo de orientação vocacional com um profissional Psicólogo(a) que realmente tenha expertize para te orientar e utilizar diversas ferramentas além de testes para te ajudar e compreender melhor o tipo de profissão que poderá ser mais adequado para você.
Fico a disposição.
Fbrasile Psicologia & Coaching

Fbrasile Psicologia e Coaching Psicólogo em Palhoça

29 respostas

1 OUT 2017

Boa tarde, Eisa!
Em que pese a opinião muito válida da maioria dos colegas sobre a procura por um serviço de orientação vocacional, com a qual concordo, percebo no seu relato que a dificuldade de escolher vai para além do campo profissional, uma vez que você indica que desiste muito fácil de tudo.
Pois bem, nesse sentido, recomendo um processo psicoterapêutico, preferencialmente na linha Fenomenológico-Existencial e Humanista, pois trata-se de uma abordagem psicológica mais profundamente voltada para o autoconhecimento, reconhecimento e desenvolvimento de potencialidades.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!

Anônimo-247176 Psicólogo em Juiz de Fora

16 respostas

1 OUT 2017

Ola Eisa!

Imagino sua angústia por ter passado por tantas vivencias e ainda sim se encontrar com tantas duvidas.

Algumas pessoas realmente tem sorte de logo encontrarem o seu espaço no mercado de trabalho, outras precisam viver algumas experiencias até encontrar onde se encaixarem. Voce parece ser uma dessas pessoas e não ha nada de mal nisso!

A Orientação Profissional é bem diferente de uma terapia ou dos testes da internet. Envolve autoconhecimento, descobrimento de habilidades, informações sobre profissões e pesquisa de mercado de trabalho (pelo menos a forma que eu trabalho)

Esse processo te possibilita enxergar um norte a partir de tudo que você já viveu e deseja viver, mas nunca te dará 100% de certeza sobre sua escolha, pois amanhã você pode viver uma experiencia que te de uma nova visão de mundo e mude novamente seus desejos.

Procure um psicólogo que trabalhe com esse tipo de Orientação, pode te ajudar em diversos aspectos.

Espero te ajudado
Abraços

Psicólogo Wallace Jones Psicólogo em São Roque

34 respostas

30 SET 2017

Já tentou fazer uma Orientação Profissional?
O teste é apenas uma etapa do processo de Orientação Profissional. Para escolher bem uma profissão você precisará se conhecer mais!

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

29 SET 2017

Olá Elisa.
Essa angústia e indecisão é um processo que algumas pessoas passam durante a escolha de seu futuro profissional, o autoconhecimento é fator imprescindível para que possamos dar um direcionamento a essa questão.
Além da Psicoterapia também atuo com orientação profissional e coloco me a disposição para que juntas possamos trabalhar suas incertezas.
Viviane Trettel

Viviane Trettel Psicólogo em Mogi das Cruzes

6 respostas

29 SET 2017

Eisa, escolher uma profissão não é tão simples quanto escolher um trabalho. Um trabalho na grande maioria das vezes não necessariamente é algo que fazemos porque precisamos pagar as contas, comer, vestir e, se não rolar, a gente procura outro. Uma profissão é algo mais complexo, requer uma dedicação diferenciada, pois se trabalha por um propósito só seu. Aquilo te realiza pprofissionalmente e você o faz com prazer. Escolher uma profissão não é algo tão simples, é como escolher um companheiro com quem se quer viver o resto da vida. As pessoas não se apaixonam deliberadamente, é necessário conhecer, dar uns passeios pra ver se rola uma química, e escolher uma profissão não é diferente disso. Existem muitos profissionais capacitados que podem te orientar com relação à isso. Testes psicológicos por si só podem não te trazer um resultado preciso, pois se limitam aquele momento que você está vivendo. Um orientação vocacional é algo mais focado que vai trabalhar de acordo com a sua personalidade e habilidades. Procure um profissional pra te ajudar, nunca é tarde pra começar.

Adam Pereira Leite Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

29 SET 2017

Bom dia, Elisa! Lendo seu relato duas coisas me chamaram a atenção: primeiro sua avaliação de que as outras pessoas não apresentam ou apresentaram dificuldade na escolha profissional. Na realidade, muitas pessoas encontram dificuldade nessa área em algum momento de vida. Outra questão, é que me parece que a escolha profisisonal possa ser o ponto em que sua dificuldade se faz notada, mas essa dificuldade pode ser mais ampla e dizer respeito inclusive a outros aspectos da sua vida. É importante analisar isso dentro de um processo terapêutico, espero ter te ajudado e se sinta a vontade para agendar uma consulta.

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

29 SET 2017

Bom dia Eisa,
Eu precisaria entender seu momento de vida. Quais as escolhas que já fez e deram certo?. Como foi esse teste vocacional? O que você associou da Terapia?
O que você está vivenciando não me parece complicado, até porque todos nós passamos pela duvida antes da escolha. A questão é o quanto de energia psíquica você usa pra isso.
Essas pessoas que você conhece são outras histórias, outros universos. Não se compare a ninguém, é daí que surge esse desespero que você diz sentir.
Alem da Psicologia eu trabalho com Coach pessoal e com orientação profissional. Se quiser estender a conversa, atendo por Skype.
Fique em paz.
Marcia Alflen

Márcia Alflen Chirinea Psicólogo em São Paulo

35 respostas

28 SET 2017

Olá Eisa, boa tarde!
Lendo seu texto fiquei pensando que talvez a escolha por um curso/profissão representem bastante do que você é hoje e das expectativas que projeta no futuro. Sem dúvidas é uma questão importante, mas tenha certeza que nem todo mundo é bem resolvido assim no sentido de ter absoluta clareza. Aliás é bem ao contrário que percebo hoje em dia. É uma questão que precisa ser trabalhada. Você conta que já fez terapia e teste vocacional, como foi esse período? E por quando tempo aconteceu? A terapia ou a análise (psicanálise) são recursos profissionais que podem ajudar bastante. Lá você tem um espaço que é só pra você, um lugar onde "atualiza" suas dificuldades principais para modificá-las, falar ajuda nessa "digestão emocional" das situações que acontecem. Logo uma situação que ocorre há um tempo razoável irá precisar do mesmo período ou semelhante para obter melhora. Não desista! Tenho certeza que encontrará uma alternativa!
Um abraço!

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo