Namoro há 5 anos e não sei mais se é isso que eu quero pra mim, e agora?

Feita por >Th · 16 jan 2021 Terapia de casal

Eu namoro há quase 5 anos, sempre nos demos bem até que de um ano pra cá viemos morar juntos. No começo foi tudo muito lindo e muito bom. Mas a gente mora juntos, trabalha juntos e raramente temos lazer. Aí acho que caímos na rotina, e pra piorar conheci uma pessoa muito legal, gosto muito dessa pessoa também, mas não ao ponto de me dar a certeza de largar tudo por ela. Mas sei que se eu terminar, não quero namorar mais (pelo menos por um bom tempo), as vezes (quase sempre, ainda mais quando brigamos) eu sinto muito a falta da vida de solteiro, de não ter muitas responsabilidades. A gnt tem brigado muito, e até meu tesao diminui, é isso tá me consumindo dia após dia pois não sei o que fazer ou pensar. Já me afastei da outra pessoa pra tentar com meu namorado, mas até então são fases, uns dias bem e uns dias em pé de guerra. Preciso muito de um conselho, to enlouquecendo!

A melhor resposta 17 JAN 2021

Olá Th! Grato por escrever. Vocês foram morar juntos antes de se conhecerem melhor. Não comeram cinquenta quilos de sal juntos. Certamente uma coisa é cada qual morando em sua casa, outra coisa é morar sob o mesmo teto. Também trabalhar juntos é outro complicador. De outro lado as pessoas são muito ricas de potenciais e possibilidades, estão em constante construção. Muitas vezes projetam a construção em algo desconhecido, como se houvesse problema somente nas coisas conhecidas, "na minha família, no meu emprego."
A maior parte de nós, com certa idade, resolvemos morar juntos. Para dar certo o morar juntos, precisaremos ter a nossa individualidade respeitada, ao mesmo tempo, precisaremos temperar os componentes do compromisso de morar e viver juntos, com tolerância, empatia, renúncia, esforço.
Vamos amadurecer essas questões?
Estaremos à disposição para te ajudar.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

17 JAN 2021

Th, estes autos e baixos q estão fazendo vc ficar assim. Talvez vc tenha desenvolvido dependência emocional dele.
Procure a terapia p te fortalecer emocionalmente.
Se interessar conhecer sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro