Na TC, de que forma o paciente é levado a mudar sua forma de pensar?

Feita por >Jessica · 8 fev 2016 Terapia cognitivo-comportamental

Na terapia cognitiva como o psicólogo encaminha o paciente para mudar a forma de pensar? Ele apenas lhe faz questionamentos, deixando que o paciente encontre seu caminho sozinho, ou ele sugere também novas formas de pensar, mostrando alguns exemplos e dicas para melhorar?

A melhor resposta 9 FEV 2016

Olá, Jéssica. Na TC, paciente e psicólogo trabalham juntos (o psicólogo não impõe suas ideias, nem deixa o paciente sem apoio). Há muitas formas de mudança de pensamento, mas em geral busca-se tornar o paciente seu próprio terapeuta, para que ele continue fazendo esse processo de mudança de pensamentos ao longo da vida. O psicólogo ajuda o paciente a identificar seus pensamentos e fazer questionamentos (como se estivesse testando um hipótese) para saber se os pensamentos são realistas, baseados na realidade, ou se são distorcidos da realidade. Se o pensamento é realista, segue-se com resolução de problemas. Se o pensamento é distorcido, o psicólogo ensina a identificar esse tipo de pensamento, e juntos criam formas de rebater esses pensamentos, colocando no lugar pensamentos mais realistas, mais úteis. etc. É um trabalho muito interessante e deixa a pessoa apta a lidar com seus pensamentos, sem medo deles, e sem deixar que eles perturbem sua vida.

Rita Guimarães Psicólogo em Campinas

54 respostas

10 FEV 2016

Olá Jéssica bom dia; No inicio da terapia é feito uma lista de problemas que a pessoa está enfrentando colocando metas concretas para esses problemas a partir disso vamos identificando os pensamentos que estão alimentando esses problemas e começamos o processo de reestruturação cognitiva para que a pessoa atinja as metas propostas. Este processo é feito de forma conjunta entre terapeuta/paciente. abs

Terapeuta Cognitivo Fernando Vargas Psicólogo em São Paulo

4 respostas

10 FEV 2016

Olá Jéssica bom dia ; N

Terapeuta Cognitivo Fernando Vargas Psicólogo em São Paulo

4 respostas

9 FEV 2016

Ola Jessica, o processo terapeutico na TC sempre sera em parceria. Não existe bola de cristal. O processo de mudança acontecera quanto no processo de reflexão a partir do set terapêutico o paciente é questionado sobre o seu modo de pensar, sentir e se comportar. Ou seja, ele analisa fatos, situações, sob diversos ângulos e faz novas leituras. O paciente começar observar que não existe uma unica decisão que pode ser tomada. Neste processo fara sua avaliação e escolha. Detalhe, tudo isso sem julgamento.

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

9 FEV 2016

Olá Jessica. Na TCC o paciente muda sua forma de pensar. Ele percebe que seus pensamentos estão disfuncionais e com a ajuda do psicólogo aprende a perceber e mudar os pensamentos negativos por positivos, mas faz sozinho o perofissional não o influencia. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

9 FEV 2016

Bom dia Jéssica!
Na TC, o paciente é levado a mudar sua forma de pensar re-significando seus pensamentos disfuncionais. Ou seja, o psicólogo irá te ajudar a perceber e modificar suas crenças negativas, que geralmente são desenvolvidas desde a mais tenra infância. As crenças faz com que o sujeito passe a ter uma visão distorcida do que ele realmente é, como por exemplo, acreditar que não é querido,inteligente, capaz ou interessante.
O papel do psicólogo, é ajudar o sujeito a perceber o, porquê, e quando, esses pensamentos se manifestam, treinando o sujeito para identificar e perceber que esses pensamentos automáticos e disfuncionais não são reais.
Com o treino, o sujeito aprende a perceber que são crenças distorcidas e descobre que mudando o pensamento sobre si mesmo, consegue melhorar sua auto estima e seus conflitos, de um modo reorganizado, que fará com que o indivíduo tenha crenças positivas a seu respeito, modificando seu modo de agir e melhorando sua conduta consigo mesmo e com os outros.
Espero ter ajudado.
Um abraço!

Psicóloga Zuleide Aparecida Ordônio Paes de Oliveira Psicólogo em Barueri

3 respostas

9 FEV 2016

Bom dia, Jéssica!

Num processo terapêutico a caminhada é sempre compartilhada, independente da Abordagem que é utilizada pelo terapeuta. Porém, na TCC - Terapia Cognitiva Comportamental é sempre usado ferramentas tipo agenda, tarefas e metas para que o reforço na transformação dos seu pensamentos seja mais eficaz. Vale lembrar que o o terapeuta, não tem o papel de sugerir, certo? Temos uma ferramenta que chama-se entrevista reflexiva, que a partir das perguntas feitas o consulente/paciente vai encontrando suas próprias resposta. É preciso entender também, que o processo só terá exito se o consulente/paciente estiver no processo por inteiro. Nosso papel como profissional é estar presente com o paciente no aqui-e-agora como suporte para dirimir dúvidas e questionamentos. Espero ter ajudado.

Abraços para você!
Francisca Vieira
Psicóloga e Terapeuta Emocional

Consultório Particular de Psicologia Francisca Vieira Psicólogo em Fortaleza

6 respostas

8 FEV 2016

Ola Jéssica
O Terapeuta que trabalha com TCC vai trabalhar com ênfase no aqui e agora, ou seja, nos sintomas, queixa disfuncionais trazida pelo cliente que está interferindo no processo sadio de sua vida, com sessões estruturadas e contínuas com foco na mudança de comportamento através do desenvolvimento habilidades do cliente para solucionar problemas levando-o a reestruturar seus pensamentos através de metas e tarefas de autoajuda. O sucesso da terapia deve ocorrer a partir da adesão e atuação ativa do cliente no seu processo de mudança comportamental junto ao terapeuta. O terapeuta deve ser empático e trabalhar as resistências do cliente contra as mudanças construtivas.
Lembre-se o processo de mudança não é algo fácil, porque abrir mão de um comportamento construído ao longo de uma vida, não é fácil, porém, quando o cliente procura uma terapia é porque já está buscando mudança.
Espero ter ajudado, atenciosamente à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

8 FEV 2016

Prezada Jéssica,

A TCC não é minha abordagem de trabalho, mas posso lhe adiantar que é ela é uma abordagem mais atuante, no sentido de lhe ajudar a encontrar na sua forma de pensar os mecanismos que te atrapalham e também os que provavelmente te ajudarão a melhorar. O ideal é que o profissional ( seja qual for a abordagem) não se posicione com exemplos de sua própria vida e de seus pacientes ou dê dicas de como o paciente deve se comportar, pois cada um deve descobrir o seu próprio caminho e o psicólogo é o profissional que te ajudará nesse trajeto de resolução e descoberta.
Espero que algum colega da área posso esclarecer melhor suas dúvidas.
Abraço!

Lugar Psicanalítico Psicólogo em Recife