Morte da mãe na infância pode causar transtorno dissociativo de identidade?

Feita por >Anna Paula Barbosa da Silva · 17 jul 2017 Transtornos personalidade

A morte da mãe repentina de uma e criança negligência familiar pode causar transtorno dissociativo de identidade ou transtorno de personalidade múltipla por causa do susto ou do estresse sofrido nessas situações?

A melhor resposta 18 JUL 2017

Olá Anna. A morte da mãe por si só não causará nenhum transtorno de personalidade, mas a negligência, a falta de afeto e cuidado estes sim poderão ser fatores de risco. Mas aconselho a procurar ajuda com profissional e não buscar meios de justificar um comportamento. Abraço

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

18 JUL 2017

Olá Anna, primeiro o que você entende por transtorno dissociativo de identidade? No lugar de se autorrotular com transtornos como se você não fosse uma pessoa além da doença. Mas acredito que você esteja introjetando os preconceitos que alguns de seu convívio esá te arribuíndo, o que é bem comum as pessoas rotular. Para que você entenda sobre este conceito e se autoconheça, oriento-a a peocurar ajuda de uma psicoterapia.
Att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

18 JUL 2017

Boa noite
Uma experiência traumática pode causar uma variedade de sintomas e de transtornos. Como essa criança vai se desenvolver e o quanto isso vai marcar a sua vida vai depender de muitos fatores, como a resiliência, a subjetividade e o suporte de outros membros da família. Não podemos determinar portanto questões assim de maneira categórica.
Abraços

Anônimo-319878 Psicólogo em São Paulo

43 respostas

18 JUL 2017

Olá Anna Paula!
A perda de uma figura tão importante quanto a mãe pode gerar sim inúmeros traumas. Procure apoio profissional.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo