Minha sogra é uma pessoa tóxica?

Feita por >Samy · 1 nov 2019 Terapia de casal

Namoro há 2 anos com um rapaz, nós dois temos 22 anos, ele já é formado e trabalha na área em que se formou, porém minha sogra se comporta como se ele fosse apenas uma criança e, diversas vezes, se coloca no papel de quem precisa de cuidado constante.
Sei que ela trata a depressão há algum tempo, mas existem atitudes dela que me fazem questionar o bem que ela faz para a própria estrutura familiar. É uma situação muito complexa e eu não consigo nem conversar sobre isso com o meu namorado, já que é a mãe dele, mas a situação está chegando num ponto em que eu não suporto mais, pois ela tem muita interferência no nosso relacionamento e na liberdade do meu namorado (ela tenta fazer o mesmo comigo, mas eu finjo que não ouvi). Ela age como se todos no circulo familiar dela fosse incapaz de fazer as coisas sozinhos, mas, ao mesmo tempo, age como se ela fosse incapaz de fazer qualquer coisa sozinha, criando um laço de dependência que eu nunca vivi na minha família, já que fui criada para ser autônoma e segura de mim.
Ela se casou virgem e levou 10 anos para casar então, de certa forma, cobra isso de mim e do meu namorado e monitora perguntando a ele constantemente se nós temos relações. Ela entra no quarto do meu namorado sem bater, entra no banheiro enquanto ele toma banho ou até mesmo toma banho de porta aberta e saí do banheiro sem roupa, quando alguém questiona a minha presença ali ela diz que está tudo bem, já que somos mulheres, mas ela nunca se incomodou em saber se estava realmente tudo bem.
Ela pede para que os filhos deitem na cama com ela, já pediu até para mim, e já pediu para que meu namorado se deitasse com ela (e apenas ele) enquanto eu estava na casa deles. Este ano ela teve um câncer de mama, porém foi descoberto bem no começo, então em pouco tempo ela já havia feito os exames e a cirurgia para retirada, e ela queria mostrar os pontos para todo mundo, o tempo todo. E quando ela voltou a lavar a mama pedia para que meu namorado secasse a mama para ela (o esposo dela é vivo e eles vivem juntos). Após a radioterapia ela teve uma queimadura, então se tornou quase uma obrigação dos filhos dela passar pomada na mama dela, mesmo que o esposo dela estivesse em casa e quando alguém se negasse a fazer aquilo ela sempre usava um tom ameaçador e dizia algo como: eu sou sua mãe, você deve fazer isso.
Quando meu namorado está na minha casa ela sempre o liga, certa vez viajamos durante 6 dias e todos os dias ela ligava, pelo menos 2 vezes ao dia. Quando meu namorado volta para a casa dele a partir de 20h ela diz que ele não fica em casa, que ele não fica com ela e coisas do tipo. Quando nós saímos durante o fim de semana ela faz birra e diz que nós nunca ficamos com ela, que o fim de semana é pra nós ficarmos com ela.
Sinto que ela não tem nenhum respeito ou empatia por mim, mas quer que eu fique a bajulando o tempo todo, então já fui colocada em situações de ela me perguntar porquê eu não converso com ela ou porquê eu gosto mais de conversar com fulano ao invés dela.
O irmão mais velho do meu namorado tem 24 anos e é tratado como um bebê, ele não faz praticamente nada, já que todos geralmente fazem tudo por ele (inclusive eu já me vi reproduzindo esse costume), e a mãe dele poda muito o seu crescimento, já que qualquer coisa que ele pense em fazer (curso, faculdade, intercâmbio e coisas relacionadas) ela já choraminga dizendo que ele vai ficar longe dela, que ela está chateada ou que ele deveria ficar perto da família.
Sinto que não existe autonomia, liberdade e muito menos privacidade naquela casa, já que todos são tão acostumados a viver invadidos lá e sempre fazer tudo o que a mãe quer e pede. Eu me sinto muito desconfortável, pois não me sinto inserida no meio, não me sinto parte da família ou qualquer coisa assim, já que não vejo sentido em precisar mudar o que eu sou para agradá-la.
Existem muitas coisas que eu deveria dizer sobre o comportamento dela, mas são tantas que seria até cansativo de listar então em resumo sobre o meu ponto de vista ela é uma mãe dependente emocional e fisicamente dos filhos, carente, manipuladora, invasiva e controladora. Ela se sente como o centro do universo dos filhos e qualquer coisa que eles queiram conquistar longe dela não é bom pra eles (pelo menos é o que ela tenta dizer). Sinto muito por essa história longuíssima, mas são 2 anos de sentimentos ruins acumulados. O que eu posso fazer sobre isso?
Obs: iniciei um tratamento terapêutico, porque a influência dela é tão grande que eu comecei a duvidar de mim e do meu potencial. Meu relacionamento sem as intervenções familiares é muito bom, então eu não sinto que o término seja uma solução.

A melhor resposta 16 AGO 2020

Cara Samy, está bem claro para você a dinâmica desta família, realmente a mãe é tóxica e adoenta a família inteira, entrando num ciclo vicioso, que o comportamento dependente da mãe manipula o comportamento de todos e todos fazendo os caprichos da mãe, reforçam a dependência dela. O que é preciso nesta família, limites. Você está certíssima em relação a não entrar neste ciclo, de não fazer os caprichos da mãe, é difícil, pois como você mesma falou, se viu fazendo algo que pediram, Você deverá ser firme, confiante e segura, para não se influenciar pela mãe, pois o estabelecimento dos limites, obrigatoriamente tem que ser estabelecido pelos filhos; Seu namorado tem ciência desta situação? Seria interessante partir dos filhos, a vontade de resolver a situação. Nesta situação, é essencial estabelecer um diálogo, franco, verdadeiro e muito afetuoso, estabelecendo os limites, deixando bem claro que os filhos não são mais crianças, que são dependentes e imaturas. São adultos com vidas próprias e que seguir o próprio rumo, tomando decisões, acertando e errando, não diminui e nem afasta o amor existente entre mãe e filhos. Os filhos devem deixar claro as atitudes da mãe que estão incomodando e que são inconvenientes, claro que a primeira reação da mãe, vai ser uma postura defensiva e provavelmente utilizará os recursos emocionais mais profundos para reverter a situação. Seu papel, como namorada, nesta situação, é dar suporte ao namorado, acolhê-lo e ser empática, Você está no caminho certo, fazendo terapia para criar recursos para lidar com tudo isso, sugiro que converse com seu namorado para ver se há esse interesse em mudar a situação e em caso afirmativo, que ele faça terapia, para ter segurança e recursos para conversar com a mãe.
Espero ter ajudado, abraços afetuosos
Tatiane Andrade

Tatiane Andrade da Silva Psicólogo em Guarulhos