Minha mãe cobra mais de mim do que do meu irmão, ela o ama mais?

Feita por >Jessicalen oliveira · 20 out 2016 Terapia familiar

Olá. Eu tenho 23 anos e sempre tive problemas emocionais com minha mãe. Desde pequena que ela me causa medo e não respeito. Lembro que quando era criança eu não podia tirar a nota 6 (que era a nota mínima positiva) na escola pq minha mãe dizia que eu era burra e me batia.

Lembro também que quando eu quebrava uma louça ela também me batia, mas o pior era o que ela fazia com meu emocional. Ela dizia que eu a odiava e queria matá-la e que eu tinha quebrado a louça de propósito para enfartá-la. Eu chorava, me sentia muito culpada, pedia perdão, beijava os pés dela dai ela me botava de castigo na cama, mas eu não parava de chorar pq queria que ela me perdoasse. Depois de horas de sofrimento ela "me desculpava".

O tempo passou e eu ganhei um irmão. Eu já não gostava dele quando ele anda estava na barriga dela. Não gostava pq acho que ela me fazia ciúmes, me falava coisas como se ele fosse mais importante. Ele nasceu e tenho consciência de que nunca o amei plenamente. Ela sempre o tratou melhor e isso me revoltava.

Com o tempo isso só piorou. Meu padrasto (pai do meu irmão) faleceu e a gente começou a trabalhar muito pra manter a casa. Meu irmão foi crescendo e se mostrando uma pessoa "nem aí" pra vida. As notas dele eram péssimas (ele chegou a tirar vários 0), era chamado na escola por conta de bagunça, começou a ser agressivo comigo e com minha mãe, me deu um murro e já me ameaçou com faca várias vezes dentre outros tipos de agressões. Agora está metido com uso de maconha.

Mas o que me mais me intriga é que minha mãe parece ser conivente e diz que o menino é uma criança, que ele não gosta de estudar igual ao pai, que só me bate pq eu procuro, que não usa maconha, que só provou mas não gostou (relato dele).

Diz que os dedos das mãos não são iguais e que por isso não pode cobrar dele o mesmo que cobra de mim. Se preocupa se eu perdi minha virgindade, mas no se preocupa se ele está usando drogas. O que acontece é que eu percebo que o meu problema é com ela e não com ele. Consigo perceber algumas coisas. Sei que preciso de terapia, eu sempre somatizo. Hoje sinto muito ódio dele, mas passa em instantes, mas minha raiva maior é dela. Não consigo estabelecer um pensamento positivo quando lembro das injustiças. Preciso de ajuda.

A melhor resposta 20 OUT 2016

Boa tarde Jessicalen Oliveira
Percebo que sua mãe precisa muito de um tratamento, porque ela transferiu toda sua frustração e raiva para você de algo que está mal resolvido para ela. Agora quanto a você entendo que sua experiência de vida não foi nada fácil e nem está sendo e acredito que para trabalhar nestas demandas trazidas por você e em outras se faz necessário uma ajuda de terapia psicológica.
Att. á Psicóloga Ussénade
Boa sorte!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

26 JUN 2017

A Psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas em sofrimento, ou dificuldades com a vida, e que não conseguem resolver sozinhas.
Durante a terapia, o analisando é convidado para explorar seus afetos, pensamentos, comportamentos e fantasiadas presentes no cenário de seu sofrimento. Atenciosamente, Aline Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

25 OUT 2016

Jessicalen, pelo que me parece, tem muito conteúdo do passado que faz uma "turbulência" na tua vida, principalmente no que concerne ao trato familiar (mãe/irmão). Eu sugiro que você procure um psicanalista; ele irá te ajudar muito, mas muito mesmo!

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

22 OUT 2016

A terapia realmente poderá lhe ajudar muito neste contexto.
O fato de sua mãe dar um tratamento diferenciado para o seu irmão não quer dizer necessariamente que ela gosta mais dele do que de você, mas sim que a forma de demonstrar carinho é diferente.
Mas para você será muito importante que aprenda a lidar com sua mãe sem carregar sempre a sensação de mal estar e se lembrar das injustiças. E para isso vocês terão de construir um novo padrão de relacionamento.
Não deixe de procurar ajuda.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

21 OUT 2016

Prezada Jessicalen,
A psicoterapia pode lhe ajudar em sua situação, pois é percebido que está sofrendo, então, importante é trabalhar a inter-relação dos membros da família além do autoconhecimento.
Att.
Vanessa Almeida
Psicóloga clínica e hospitalar

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

21 OUT 2016

Olá Jessicalen,

Como colegas já disseram, o mais provável é que sua mãe já tinha questões dela, que infelizmente ela jogou em você durante sua criação. Enquanto crianças, ainda estamos formando nossa personalidade e as idéias que temos sobre nós. Pelas suas vivências, ficaria muito confuso mesmo à uma criança entender o que tão de errado ela fez para merecer a raiva etc. Ao crescer, você consegue ter capacidade para comparar a situação com outros modelos, e aí vê que não há um sentido de justiça, que são dois pesos, duas medidas.
O ideal realmente seria passar por um processo terapêutico para você se desvencilhar dessas imagens do seu passado, para que elas não determinem como você se sente no presente.
A visão que os pais tem da gente sempre pesam bastante, mas não podem ser a única coisa a basear a percepção de si.

Atenciosamente,

Bruno Aquino

Anônimo-300912 Psicólogo em São Paulo

50 respostas

20 OUT 2016

Olá Jessicalen,

Imagino que deve estar muito angustiada com a situação. Foi interessante a forma como você colocou pra fora o que vem sentindo, de forma muito clara você consegue identificar de onde vem o seu sofrimento e o que precisa fazer. De fato você precisa trabalhar essas questões em terapia. Procure um psicólogo que esteja próximo a sua residência.

Espero ter ajudado

Psicóloga,
Késia Alves

Késia Alves Pinheiro Madureira Psicólogo em Betim