Minha irmã toma remédio controlado e pensa em suicídio. O que fazer?

Feita por >Airma · 22 jun 2016 Depressão

Minha irmã teve um surto há uns sete meses. Foi ao psiquiatra, toma medicamentos fortes, não sai de casa, dorme dia e noite e agora pensa em suicídio. O que faço?

A melhor resposta 22 JUN 2016

O pensamento em suicídio é uma demonstração de sofrimento intensa e precisa ser cuidada o quanto antes. É importante que o tratamento e cuidado de sua irmã sejam feitos de forma ampla e integrada - psiquiatra, psicólogo, família e amigos que saibam do que está acontecendo e possam se dispor a dar apoio, todos juntos no objetivo de mostrar à sua irmã que o sofrimento, por maior e mais doloroso que seja, é algo possível de melhorar se estiverem juntos neste objetivo de apoio.

Recomendo uma Avaliação Inicial do estado de sua irmã por um psicólogo clínico, seja em consultório ou à domicílio, assim como acompanhamento psiquiátrico constante. Com isso, será possível começar a traçar estratégias para enfrentar esta grande dificuldade em conjunto.

Tudo de bom pra vocês.

Roselany Varela Psicólogo em Fortaleza

29 respostas

24 JUN 2016

Olá. Sua irmã precisa ser acompanhada profissionalmente, por no mínimo um profissional de psicologia e um de psiquiatria.
Ela continua sendo acompanhada pelo psiquiatra, certo? Com isso você mesma pode informá-lo o que está acontecendo e pedir as devidas recomendações. E até fazer este contato procure estar presente na vida de sua irmã e acompanha-la neste momento de sofrimento.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

22 JUN 2016

Olá Airma!

Embora seu relato não conste maiores informações sobre o caso de sua irmã, vou tentar orientá-la de uma maneira geral, ok?

Como mencionou que sua irmã toma medicamentos controlados imagino que ela já faça acompanhamento com o médico psiquiatra.
Neste primeiro momento, em função dos pensamentos suicídas tente antecipar a próxima consulta com o psiquiatra e se for possível acompanhe-a na consulta.
Muitas vezes os pacientes não conseguem detalhar de forma mais profunda tudo que está acontecendo comprometendo a avaliação do médico se o tratamento está adequado, muitas vezes, quando o tratamento medicamentoso não está ajudando satisfatoriamente, é preciso fazer troca de medicações ou reajustar as dosagens, por isso, você compartilhar com o médico durante a consulta oque você vem percebendo é muito valioso.

Talvez o médico faça esta orientação, mas normalmente quando o paciente apresenta idéias suicídas o indicado é que algum parente próximo faça o controle diário da medicação, fornecendo diariamente os comprimidos daquele dia - deixar todos os comprimidos controlados com alguém que pensa em suicídio pode ser perigoso, em um momento de crise o paciente pode vir a ingerir todos de uma única vez, podendo trazer sérias complicações para sua saúde.

Caso a sua irmã não esteja fazendo acompanhamento com um Psicólogo, tente providenciar - o tratamento medicamentoso não substitui a psicoterapia assim como a psicoterapia não substitui o tratamento medicamentoso, é essencial em casos que houveram surtos e que existe idéias suicídas que seja feito ambos os acompanhamentos (psiquiátrico e psicológico).
O acompanhamento e apoio dos familiares também são fundamentais.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

22 JUN 2016

Bom dia Airma,
Como são questões acerca da saúde mental da sua irmã, acredito que seja bom você conversar com ela para levá-la a um psicólogo ou mesmo ao psiquiatra dela para saber o que se passar emocionalmente com ela e procurar entender o motivo desses pensamentos sobre suicídio. Nem sempre somente tomar medicação resolve, há outras questões envolvidas. Procure ajudá-la pra que ela possa encontrar um caminho para tentar resolver essas questões. Espero ter ajudado de alguma forma. Fico à disposição.
Natália Nascimento

Natália do Nascimento e Silva Psicólogo em Belém

24 respostas

22 JUN 2016

As maiores taxas de suicídios estão em portadores de transtornos mentais como transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia, transtorno de personalidade borderline e depressão. Nunca se deve levar ameaças de suicídio como "a pessoa quer chamar a atenção", ou "cão que ladra não morde, quem avisa não faz". Ameaça de suicídio reflete um estado de sofrimento intenso vivido pelo paciente. Primeiro é importante diagnosticar o transtorno da sua irmã através de consulta psicológica ou psiquiátrica, depois é importante o tratamento medicamentoso prescrito por um psiquiatra para que possa ajudar a controlar os impulsos, fazê-la dormir melhor, reduzir a angustia. Além disso é indispensável que ela siga acompanhada por um psicólogo realizando psicoterapia.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza