Minha filha tem 3 anos e diz que quer ser um menino

Feita por >Myrella · 26 abr 2017 Orientação sexual

Minha filha diz que não gosta de ser personagens femininas....gosta sempre de ser o menino das brincadeiras . Isso é normal??? O que devo fazer????

A melhor resposta 24 MAI 2017

Myrella,
Tranquilize-se!
Sua filha está passando pela fase de descobertas, curiosidades e experimentações. Ela não é lésbica. Ter gostos por brinquedos e brincadeiras que a sociedade estipula por "brincadeiras de meninos" é normal, não define sua orientação sexual.
Entendo a sua preocupação... E, se formos pensar nas "brincadeiras e brinquedos de meninos", são muito mais interessantes, ligados ao heroísmo e independência.
Se esta situação estiver lhe causando um grau de sofrimento que esteja comprometendo a sua vida e o seu equilíbrio emocional, seria bom procurar uma ajuda psicológica para trabalhar como lidar com esta situação de uma forma mais saudável.
Mas, não há problema com ela, ok?
Fica bem.

Fico à disposição caso queira conversar,
Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

1 MAI 2017

O processo de Psicoterapia Analítica tem como objetivo auxiliar pessoas com dificuldades ou em sofrimentos e que não conseguem resolver sozinhas.
Durante a Terapia o analisando é convidado a acessar seus afetos, pensamentos, comportamentos e fantasias que compõem o cenário de sofrimento. Saber lidar com os sintomas e permitir a fluidez de vida são consequências da empatia do analisando consigo mesmo.
Atenciosamente,
Aline De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

27 ABR 2017

Ba noite Myrella. É normal as criaças vivenciarem os personagens em suas brincadeiras. Observe que em cada uma ela será um personagem diferente. Não sofra, aprveite para brincar também. Brincar faz parte da vida da criança e contribui para seu futuro quando adulta. Boa sorte

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

27 ABR 2017

Boa noite Myrella,
Em primeiro lugar, acalme-se. Há uma diferença grande e importantíssima entre querer ser menino e querer ser personagem masculino nas brincadeiras. Deixe-a brincar do que ela gosta. Assim ela pode não só experimentar ser a princesa como a bruxa, o sapo, o herói, o monstro, de uma maneira saudável e elaborada.
Os adultos, às vezes, tentam entender as brincadeiras de criança e tiram conclusões apressadas. Se esquecem que se trata de uma brincadeira, de um faz de conta criativo e fundamental para o desenvolvimento dela.
Primeiro acalme-se. Depois, na evolução da brincadeira, ela poderá experimentar outros papéis.
Boa sorte,

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios