Minha filha sofre compulsão alimentar

Feita por >Ludmilla · 27 mar 2015 Bulimia

Boa tarde, a minha filha sofre compulsão alimentar, já estamos em tratamento psicológico. O fato é que ela vem pegando dinheiro escondido para comprar lanche na escola, dessa maneira, além de ter uma atitude incorreta, pegando o que não é dela, ainda come o lanche que leva de casa e o que compra escondido. Como devo proceder no momento em que ela é pega no flagra com comida ou dinheiro escondido?

Obrigada!

A melhor resposta 27 MAR 2015

Boa tarde Ludmilla,

Como sempre os pontos principais em qualquer relação são: amor, respeito, diálogo.
A melhor forma de ajudar sua filha é demonstrar seu amor por ela, fazer ela sentir que seus cuidados são por amor e não por que você está pegando no pé dela (conforme jovens pensam) demonstre sua preocupação no bem estar dela, não de forma radical, converse, se coloque a disposição de realmente ouvi-la, mas deixe ela falar tudo, só ouça, depois faça seus comentários.
Fale para ela que juntas irão conversar como a psicóloga dela, para que ela possa ajudá-las de melhor forma.
Também sou mãe e sei que não viemos com um manual de como ser mãe, então é difícil mesmo, mas nada que nosso amor não consiga superar as dificuldades.
Tenho certeza que você abrindo seu coração com ela, demonstrando o quanto a ama e está preocupada com ela, ela também irá se desarmar e a relação vai melhorar ;)
Desejo boa sorte para vocês e muito amor
bjs

Consultório de Psicologia Anelise Mira Psicólogo em Curitiba

31 respostas

6 ABR 2015

Impulso é descontrole da vontade e das ações. Compulsão alimentar é doença! Inicialmente acolha e cuide. Fale a verdade no intuito de ajudar para sua filha e, até o psicólogo. Vale atentar para a necessidade do acompanhamento psiquiátrico e nutricional. Um abraço, Eneìda Brasil (psicóloga)

6 ABR 2015

O impulso é a falta de controle. Ela não faz de propósito, pois é uma doença a compulsão alimentar e, é destrutivo. Inicialmente, acolha e cuide. Fale a verdade para ela e, para o psicólogo. Vale ficar atento para necessidade também de um acompanhamento psiquiátrico. Um abraço.

31 MAR 2015

Olá Ludmilla!!!

Seria bom saber a idade da sua filha, pois o processo do desenvolvimento humano vai sofrendo mudanças no transcorrer deste crescimento orgânico, juntamente com as variáveis ambientais e psíquicas. Cada caso é um caso e todos os aspectos precisam ser verificados. Como no seu posicionamento consta que já esta em tratamento psicológico, acredito que você obterá as resposta e o tratamento adequado.

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

31 MAR 2015

Converse com o profissional que já está acompanhando sua filha e busque a melhor maneira junto a ele de intervir sob tal situação. De qualquer maneira vale lembrar que uma atitude empática, sincera frente a sua filha será sempre importante, independente da maneira como você for agir.

Marlon Coutinho Psicólogo em Fortaleza

6 respostas

31 MAR 2015

Olá Ludmilla, casos de transtornos alimentares geralmente estão associados com outros transtornos de comportamento e familiares. Seria interessante ela ter um acompanhamento especializado em transtornos alimentares, mais especificamente de uma equipe que deve conter no mínimo psicólogo, nutricionista, psiquiatra e endocrinologista. O tratamento é longo e difícil, mas há como resgatar sua filha dessa problemática. Procure em sua cidade algum local que trabalhe com essa demanda. Por exemplo em Fortaleza temos o PRONUTRA, que fica na Universidade de Fortaleza e o CETRATA, que fica na Universidade Federal do Ceará.
Boa sorte.

Vanessa Silveira Castro Psicólogo em Fortaleza

14 respostas

30 MAR 2015

Prezada Ludmilla,
Converse com o profissional que já está atendendo vocês. Estabelecer uma relação de confiança mútua, aceitação e compreensão do momento em que estão passando é fundamental para o sucesso do tratamento.
Att,
Vanessa de Almeida
Psicóloga

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

30 MAR 2015

Boa noite, Ludmilla! Reporte esta situação ao profissional que está conduzindo o tratamento da mesma. Confie que ele é a pessoa mais indicada para se apropriar da informação e poder utilizá-la para auxiliar sua filha. Também, o mesmo poderá ajudá-los na compreensão da angústia da mesma e do significado do novo sintoma, possibilitando-os ajudá-la enquanto pais.

30 MAR 2015

Confie a situação ao profissional que a está acompanhando: ele saberá como conduzir o tratamento e ajudar a mesma. Também os orientará na compreensão do ato - há um significado - bem como subsidiará vocês, progenitores, na compreensão da angústia e em como poderão proceder para ajudá-la.

30 MAR 2015

Boa tarde, Ludmila! Já que a menina está sendo acompanhada por um profissional, você deve conversar com o psicólogo sobre tudo que vem acontecendo e peça orientação a respeito do comportamento da sua filha. O processo psicoterapêutico leva um tempo para que se tenha resultado explícito. Não esconda nada do psicólogo, para que o mesmo possa ajudá-las.

28 MAR 2015

Boa Tarde, Ludmila. Como sua filha já está em tratamento, precisa imediatamente ser comunicado ao profissional e verificar junto a ele se o formato do tratamento está sendo eficaz para a sua filha. Às vezes eh preciso buscar outros métodos, pois sua filha precisa passar por outra avaliação que seja mais adequada para ela se sentir mais forte e protegida.Boa sorte. Vanessa Barreto

Vanessa Andrade Psicólogo em São Paulo

2 respostas

28 MAR 2015

Cara Ludmila. Neste caso é imprescindível que forneça tais informações ao profissional que vem realizando o acompanhamento de sua filha. É importante que possam dialogar e com certeza ele poderá orientá lá considerando o que ele vem trabalhando com sua filha no momento. Lhe apresentar algumas possíveis orientações, poderá não estar de acordo com o que o profissional vem trabalhando bem como com as metas estabelecidas, podendo assim interferir negativamente no processo terapêutico de sua filha. Portanto, avalio que o primeiro passo é dialogar com o profissional.

Consultório Shirlei Figueiredo Psicólogo em Taboão da Serra

1 resposta

28 MAR 2015

Boa noite, Ludmilla. Usualmente quando a criança pega dinheiro escondido é um sinal de baixa auto-estima. Quando pegá-la fazendo coisas escondidas, que considera errado, o melhor a fazer é expressar os seus sentimentos com sinceridade. Isto te deixa triste, com medo, com raiva? Quando você puder expressar-se então você dará abertura para ela expressar-se também. No começo poderá não funcionar tão bem mas com paciência e com o tempo ela sentirá que você está sendo honesta e que ela pode confiar e ser honesta com você. Desejo que vocês fiquem bem!

Ana Maria Borges Couto Psicólogo em Belo Horizonte

5 respostas

27 MAR 2015

Como sua filha já está sendo acompanhada por um profissional de psicologia leve este assunto até ele e peça para que lhe instrua em como deve agir. O assunto pode não parecer ser diretamente relacionado com a compulsão, mas é muito importante para o tratamento de sua filha.
Não gostaria de lhe dar uma orientação mais específica sobre como agir para que não ter o risco de ir em um caminho diferente do que está sendo trabalhado e não desconsiderar o histórico do que já foi feito.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

27 MAR 2015

Prezada Ludmila, Você deve levar esse fato ao conhecimento do psicólogo sempre que acontecer e principalmente falar pra sua filha que esta tomando essa providência. Quando você pegá-la com comida ou dinheiro escondido, tenha muita paciência, não use palavras que a ponha pra baixo. A obesidade já diz várias coisas e uma delas é "engulo desaforos". Converse com ela e a ensine a falar. Diga que você quer ouvi-la independente do que ela fale, você esta ali pra ajudar. No início você terá uma sensação de que não vai funcionar, que ela não vai mudar, mas é um exercício, aos poucos ela vai mudando e se abrindo. Outra coisa legal é pedir que ela escreva num papel tudo que esta sentindo quando sente vontade de comer. Depois ela pode fazer o que quiser com o papel, rasgar, queimar ou guardar. Boa sorte

Vânia Peres Psicólogo em Niterói