Minha filha de 3 anos rejeita minha mãe

Feita por >Veronica · 17 nov 2022 Psicologia infantil

Minha filha tem 3 anos e 7 meses e há alguns meses vem rejeitando a presença da minha mãe. Elas convivem desde o nascimento mas minha filha vem rejeitando minha mãe há quase um ano. Minha mãe nunca gritou com ela sempre que preciso ela cuida da minha filha e é a típica vovó que faz todas as vontades da neta. Não entendo a rejeição e minha mãe fica muito magoada já chegou até a chorar pois ama muito minha filha. É a última neta veio depois de mais de 20 anos. Todos já conversaram com minha filha ela melhora um pouco ,mas logo volta com as malcriações. Manda minha mãe embora sempre que ela chega em casa. Estou muito triste com essa situação e não sei o que fazer...

A melhor resposta 23 NOV 2022

Oi Verônica!
Sua mãe é feliz? Sua mãe é uma pessoa realizada na vida? Não vive magoada? Triste? Se vitimiza? É carente? Dependente?
Tudo isso são coisas que, se não realizadas, se não resolvidas e curadas, são transmitidas energéticamente.
A criança tem a inteligência da vida e percebe e se move de acordo com a energia que impacta nela.
Deixe a criança se expressar como ela percebe, ela não está sendo maldosa, ela está querendo ser verdadeira, não a foce ser fingida.
Por mais que doa para sua mãe, ela precisa se questionar se é feliz... mas pela reação da criança, ela não é feliz.
Talvez esteja com a expectativa que a neta preencha o vazio interior que ela sente; e este não é o objetivo da criança.
Sua mãe é casada? Se é, vive feliz com o seu homem?
Outra coisa: lembre-se de que até a idade dos 4/5 anos, mãe e filha são uma só realidade. O filho reage de acordo com os sentimentos da mãe. Se a mãe é feliz, o filho é feliz; se a mãe não é feliz, o filho é baguncento, briguento, irritado.
Novamente, nada a fazer com o filho... ele é como um termômetro, apenas mede a febre. De nada dianta voce quebrar o termômetro se ele mediu 40 graus de febre, tem que medicar. Só isso.
Como é seu relacionamento com a sua mãe? Pergunte-se e resolva.
Abraços

5943 respostas

18 NOV 2022

Oi Verônica! Obrigado por escrever. Crianças nessa idade, com certa frequência, vivem esse tipo de comportamento. Nesse idade elas ainda olham fortemente para as necessidades delas, sem tolerar as questões dos outros. Certamente elas precisam ser orientadas, direcionadas. Há também outras medidas que podem ajudar. A avó pode modificar a forma de interagir com ela, trocando as situações em que esse afastamento mais aparece por outras formas de troca. A avó, pode diminuir o contato físico, aumentando o contato verbal, contemplando as motivações e curiosidades da criança, para novas descobertas e novos desafios, que vão sendo modificados, conforme o crescimento vai acontecendo. Será muito enriquecedor você começar a introduzir sua filha em atividades que necessitem regras e interações com outras crianças. Com seis anos, ela deve ser introduzida em esportes coletivos de contato. Também será interessante, ela participar de escolas de teatro, escola de circo.
Estarei a disposição para maiores esclarecimentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores.