Minha criança trava na hora de copiar conteúdo do quadro

Feita por >Viviane Draghetti · 25 nov 2017 Psicologia infantil

Meu filho Daniel tem 6 anos, está no primeiro ano, tem um comportamento impecável! Ao contrario do mais novo, de 4 anos. Está tudo certo com ele... aprendizado, interação com os colegas, empatia com as professoras, visão!

Certa ocasião ele não copiou do quadro a prova, era especificamente para copiar as respostas... ele não copiou nada.

Isso ocorreu em uma quinta-feira. Na segunda-feira seguinte a professora fez prova oral com ele, e ele sabia tudo!

Ele domina muito bem os conteúdos mas trava na hora que lhe é proposto copiar do quadro!

Tentei algumas estratégias... recompensas e punições, usar da persuasão, usar do carinho e atenção só p ele... mas nada teve sucesso... Não sei como solucionar isso! Não sei como tirar essa barreira pois ele é muito capaz!

A melhor resposta 30 NOV 2017

Bom dia, Viviane não se pode esquecer que nessa faixa etária a criança está em constante desenvolvimento, são muitas informações para serem processadas em pouco tempo, ás vezes exigimos demais da criança, assim sugiro que observe mais um pouco e deixe ele mais a vontade em casa sem muitas cobranças, mas se você sentir que a situação não modificou sugiro que procure uma psicóloga especialista na área de desenvolvimento infantil. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

28 NOV 2017

Boa tarde Viviane
Sou Psisicóloga mas fui professora por muitos anos.
Gostaria que explicasse melhor .
Prova copiada do quadro ?
Resposta copiada ?
As provas costumam vir empressas .
E o aluno responde nessa folha.
Porque a prova estava escrita no quadro?
Isso leva muito tempo para a criança copiar .
E fatalmente não terá tempo para dar as respostas .
Por favor me relate melhor essa situação.
Bjus.

Neila Fernandes Psicólogo em Rio de Janeiro

34 respostas

27 NOV 2017

Olá Viviane, entendo sua preocupação , mas sugiro que você procure ajuda de uma profissional para realizar uma Avaliação , pois, somente assim será possível verificar o que está acontecendo com seu filho, pois a questão da aprendizagem pode estar relacionada com diversos fatores que devem ser investigados.
Att,
Jenifer Pinno

Psicóloga Jenifer Pinno Psicólogo em Passo Fundo

7 respostas

26 NOV 2017

Olá Viviane!
Mudanças bruscas de comportamento devem ser observadas e tratadas, pois a criança não consegue verbalizar tudo o que sente. Sugiro que continue utilizando a estratégia do carinho, para que ele sinta-se a vontade de falar (do jeito dele) o que ele sente. Há infinitas possibilidades que um profissional de sua confiança, através de entrevistas, observações, dinâmicas e brincadeiras poderão estimular seu Daniel e auxiliar na busca por identificar o que se passa.
Meu desejo de plena saúde para vocês!

Wládia Morais

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro

94 respostas

26 NOV 2017

Viviane,
Sugiro que leve seu filho em uma consulta com profissional que possa avaliar esse comportamento dele. É pouca informação para um diagnóstico.
O quanto antes tiver um parecer, antes livrará dessa angústia e poderá desenvolver estratégias para lidar com essa situação.

Fico à disposição,

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

26 NOV 2017

Boa noite Viviane, é impossível precisar o que se deve realmente fazer, principalmente com um relato muito superficial! É possível que alguma coisa possa ter acontecido em uma situação específica que levou ele a querer reagir dessa forma!

Thalita Coutinho Ribeiro Psicólogo em Belém

71 respostas

26 NOV 2017

Olá, seria interessante se você pudesse levar ele para duas avaliações, uma com um psicopedagogo e outra com um psicoterapeuta. É importante isso para se identificar os fatores que estão contribuindo para este "travar" dele frente a algumas pressões.

Psicóloga Tatiane Micheli Psicólogo em Londrina

27 respostas

26 NOV 2017

Boa noite Viviane. Sugiro que você converse com a professora para saber se aconteceu mais alguma coisa e que também busque ajuda de um psicólogo para ajudar o seu filho. É importante saber o que realmente está acontecendo com ele. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

25 NOV 2017

Viviane, algumas escolas tem psicólogo, não seria o caso de conversar com a professora e o psicólogo (caso tenha na escolinha) sobre o comportamento do seu filho? Essa questão me parece mais uma ansiedade sua do que realmente um problema, porque é algo que a professora deve estar trabalhando em sala. De qualquer modo, você pode buscar um psicólogo que trabalhe com crianças para fazer uma consulta e ser melhor orientada em relação a suas angústias. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza