Meu sobrinho é teimoso e não quer mais ir à escola. O que fazer?

Feita por >Flor · 25 abr 2016 Ludoterapia

Meu sobrinho de oito anos não quer mais ir à escola e chega a se segurar no portão na hora de ir. Ele até já agrediu o diretor quando o mesmo tentou levá-lo pra sala de aulas. O mesmo problema ocorreu quando ia à creche quando menor.

Minha irmã grita demais com ele. É do tipo que ameaça e não cumpre. Ele é criado sem limite algum. É uma criança que não tem hora pra dormir nem acordar. Pra tomar banho é abaixo de gritos e ameaças. Eu estou muito preocupada, mas não sei como ajudar, pois quando alguém tenta falar algo ela não aceita. Gostaria muito da opinião de um profissional, pois sei que o caso é complicado. Gostaria também de ser orientada de que forma posso tentar ajudar. Estou muito preocupada com meu sobrinho. Grata

A melhor resposta 26 ABR 2016

Bom dia, Flor.
Situação difícil a sua, pois parece que sua irmã não aceita interferências de sua parte. Me parece que ela precisa de ajuda e orientações. Converse com ela sobre suas preocupações, pois essa situação com o filho também deve lhe causar sofrimento. Oriente-a para que procure ajuda de um profissional para lhe orientar a respeito do filho, em como agir. Esse pode ser o início, uma sensibilização para que ela busque a ajuda necessária para ela e também para o filho. Converse com calma e paciência. Pondere os possíveis benefícios que a orientação de um profissional pode lhes oferecer. Abraço

Renata Leal Quaglio Psicólogo em Vinhedo

49 respostas

27 ABR 2016

flor!!!!! é muito preocupante mesmo a situaçao de seu sobrinho!!!! diga á sua irma que seu sobrinho precisa de ajuda psicologica para ficar mais calmo e obediente!!!! diga á ela que vc quer ajuda-la pois sabe que esta situaçao esta muito dificil para ela tb, ok? para tudo tem soluçao....se ela te autorizar, leve a ambos na consulta com a psicologa, pelo menos nas primeiras sessoes,ok? um abraço fraterno, sou sandra elena carosio-psicologa-sexologa- hipnologa

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

27 ABR 2016

Boa noite Flor.
Sua preocupação é justificavel, o problema é muito sério. O seu sobrinho está "soberano" os responsáveis precisam tomar uma postura de autoridade, e coloca-lo no lugar de criança.
Os responsáveis precisam querer esta ajuda.
Néia Armando

Psicóloga Valdineia S. Armando Psicólogo em Barueri

25 respostas

26 ABR 2016

O diálogo é o melhor caminho. Quando ele faz uma coisa errada você tem que convencê-lo que ele de fato fez algo errado e não insultá-lo ou obrigá-lo a admitir isso. Se obrigar, ele vai fazer porque você é mais forte e não porque é a coisa correta a se fazer, isto é, irá fazer as coisas sempre pelos motivos errados e quando crescer não terá a maturidade para encarar os problemas da vida. Esse papel seria da mãe ou do pai de orientar o crescimento do seu filho e não criar uma miniatura de um pequeno tirano.. Um dia ele vai crescer e tomar decisões de como resolver os problemas, é importante que os pais ensine a fazer isso e não a simplesmente a obedecer como se você fosse uma general e ele um soldado raso. É importante que os pais conversem com o seu filho, entenda o que o aflige e tente resolver os problemas dele através do diálogo, dessa forma ele terá um exemplo muito melhor do que resolver tudo em tapaz. Sugiro que a mãe e a criança façam terapia. Um abraço

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

26 ABR 2016

Compreendo a tua preocupação, pois frente a uma situação assim, o desejo é de poder ajudar e muitas vezes não se sabe como. Com 8 anos, o comportamento teimoso como tu relatas já não seria mais tão esperado como de uma criança pequena. Aqui, ela já deveria lidar melhor com a separação e ausência. Parece que a criança, com estes atos, está pedindo limites, por estranho que pareça, crianças aceitam limites pois é uma forma de segurança. Conversar com tua irmã e encaminhar teu sobrinho para uma avaliação e intervenção psicológica para que o profissional possa ajudá-los seria uma orientação, pois há falhas na mãe (provavelmente inconsciente e não proposital) de dar limites, então, sozinha é mais difícil de ajudar o filho.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

26 ABR 2016

Oito anos e está ditando ordens? O menino tem um pai (ou alguma outra representação de autoridade)? Porque a mãe não está dando conta. Faz-se necessário um tratamento intensivo para que a tua irmã consiga impor ao filho a autoridade que ele precisa receber. E desculpe-me pelo excesso de sinceridade, mas uma criança de oito anos chegar a agredir um funcionário público é muita falta de respeito - e de autoridade por parte dos responsáveis. Se não houver alguém na família que faça essa função para o menino, será necessário contatar o conselho tutelar, pois tais atos, se não forem interrompidos, podem chegar até ao que se conhece como deliquência, o que agravaria muito mais o problema do jovem na adolescência e, posteriormente, na vida adulta. Eu trato de um caso assim e sei o quanto é difícil e trabalhoso o processo de tratamento para este transtorno. Pode ser que um tratamento psicológico dirigido à mãe comece a surtir efeito, sem que haja uma intervenção judicial.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

26 ABR 2016

Quem criou seu sobrinho? Cade os pais dessa criança. vise os pais que o ECA diz que a criança que precisa de tratamento psicológico ou outro de qualquer natureza e não recebe de seus pais a devida atenção o Conselho Tutelar age. A escola está deixando passar muito a oportunidade de comunicar o conselho tutelar. Em uma casa que falta limites, todos devem se preparar para investir no tratamento familiar, só pagando mesmo darão o devido valor.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

26 ABR 2016

Olá Flor, boa noite! Compreendo a dor de vivenciar esta experiência e imagino o quanto deve estar sendo sofrido para seu sobrinho também. Para que um processo psicológico tenha efeito, deve haver aderência dos familiares no tratamento para a compreensão da queixa, principalmente dos responsáveis. Algo muito importante deve estar acontecendo e seu sobrinho consegue expressar nesta forma de comportamento, vale ressaltar que os limites são essenciais e as crianças sentem-se mais seguras com as regras, é algo que acalma. Tal questão deve ser aprofundada para compreender melhor o que se passa. Sugiro que tente conversar com os responsáveis para levá-lo ao psicólogo, caso a mãe não aceite, peça permissão para ajudar e acompanhá-lo.
Estou a disposição!

Clínica de Psicologia Márcio Ferreira Psicólogo em Ribeirão Preto

32 respostas

26 ABR 2016

Boa noite!
Segundo seu relato é bastante complicada a situação, principalmente se a mãe não aceita ou não reconhece o estado da criança. Possivelmente há outras questões que podem ter relação com a resistência de ir a escola e a falta de limites. Oriento buscar a ajuda de um profissional apesar do que aparenta por detrás desses comportamentos há um sofrimento.

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina