Meu namorado tem traços de sociopatia

Feita por >Anna12 · 17 mai 2021 Transtornos personalidade

Bom,eu tenho 18 anos e recentemente comecei a namorar um homem de 20,diagnosticado com depressao severa e ansiedade,ele sempre foi muito amoroso,nao tem historico de agressividade,e ja namorou outras vezes,mas os outros relacionamentos foram conturbados pois eram com meninas bem mais novas e que tambem tinham muitos problemas.
Ontem eu trouxe ele para conhecer minha familia,e ouve alguns atritos por causa da sinceridade dele e ate mesmo a maneira dele falar,ele desabafou muita coisa com a minha irma que é psicologa,falando que parou de ter empatia com as pessoas e sentir sentimentos da maneira que sentia por traumas,e ela ja disse que ele tem muitos traços de sociopatia e que é pra eu tomar cuidado com isso.
Eu sei que ele nao vai me machucar nem nada do tipo,ele entende os problemas e os erros dele,tudo a gente resolve conversando e ele nunca me faltou respeito e amor,tanto que o motivo de um dos atritos foi por minha causa,que ele disse pra minha família que estava preocupado comigo e com a minha depressão,so que a maneira dele de dizer incomodou as pessoas daqui
Fiz algumas pesquisas sobre isso,relacionamento com pessoa com transtornos de personalidade e consegui me sentir melhor,e entender melhor isso tudo,eu so nao sei o que fazer a respeito,estou com uma angustia enorme por causa desse problema com a minha familia,mesmo sabendo que é o meu relacionamento,bom nao sei o que devo fazer,so me machuca ver minha familia dizendo pra tomar cuidado por que ele é uma bomba relogio e eu vejo de uma maneira completamente ao contrario,preciso esclarecer isso e nao sei como comecar.

A melhor resposta 18 MAI 2021

Olá Anna!

Os transtornos de personalidade são cercados de mitos, com o transtorno de personalidade antisocial não seria diferente.

Mas pelo o que vi ele não tem esse diagnóstico até então, foi levantado uma hipótese, por meio de uma conversa informal. Não foi isso?

O que temos de concreto até o momento é que ele tem um histórico de relações conturbadas. Nesses casos seria de bom tom, não procurar justificativas para as relações passadas dele de acordo com relatos dele próprio, que estava envolvido emocionalmente.

A dica é a mesma para qualquer relacionamento que se inicia: observe como ele se relaciona com as pessoas a sua volta, como família, amigos, trabalho e até mesmo sua família.

Ariene Soares Psicólogo em Goiânia