Meu namorado fala que irá se matar

Feita por >Aline jatobá · 13 set 2021 Terapia de casal

Bom, meu namorado fala que vai se matar, porque deixei ele cheio de dívidas, eu sempre falo que quero termina para que ele possa resolver as dívidas, mais mesmo assim ele diz que vai se mata, ele é policial e sempre fala que irá dar um tiro nele próprio, já não sei mais oque fazer tou cansada dele me ameaça também, e me bater sempre nas brigas..

A melhor resposta 26 SET 2021

Oi Aline,
Em primeiro lugar, voce precisa de ajuda para enfrentar esta demanda, mas já pode se questionar porque escolheu este tipo de homem? Que te faz vibrar no medo, na ameaça?
Seu namorado também precisa de ajuda psicológica para se compreender e achar saídas para os sentimentos dele.
Quanto às ameaças dele se matar, diga para ele que ele é dono da sua vida e pode fazer o que quiser com a sua vida. Não com a dos outros, mas com a sua vida, sim. Ele é o único resposável. Se em vez de procurar soluções aos desafios que enfrenta, preferir ser covarde com ele mesmo, deixe que se mate. Mas se ele quiser entender e enfrantar o que está passando, tem solução.
Viemos para cá, nascemos para nos realizar. Agora que ele está aqui, quer se acovardar?
Penso ter respodido e ajudado. E o fato de ele ameaçar tirar-se a vida só porque voce o questionou é porque ele sempre foi bajulado pela mãe dele, a mãe dele sempre resolveu os seus problemas e gora quer voce os resolva e não ele.

5943 respostas

14 SET 2021

Olá Aline! Grato por citar. Será muito importante você poder contar com o apoio e conhecimento das instituições e pessoas, sobre o que relatou: as famílias precisam saber disso, a corporação policial precisa saber disso. Certamente a causa dele querer morrer, apresente o centro na história de percepção e forma de lidar com as coisas, distorcida por estados psicológicos, no mundo dele. Você não é culpada ou responsável. Ele precisa de cuidados, você precisa de orientação e de separação das coisas:
Será preciso que pessoas preparadas, amadurecidas, sensatas, sejam envolvidas por ajudar a ele, assim como será recomendável que você, também, conte com a assessoria científica de um psicólogo, para ponderar os melhores jeitos de conduzir as coisas.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (empresários da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, SBPC, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.