Meu namorado fala muito da ex esposa, me incomoda demais, não sei lidar

Feita por >Nana · 3 jun 2022 Terapia de casal

Isso me incomoda sei que tem filhos com ela e ele foi traído no casamento, mas fala sobre detalhes da festa de casamento de como era a vida deles... isso me incomoda ele disse que me ama muito e eu sou a mulher da vida dele e isso é o passado dele

A melhor resposta 6 JUN 2022

Oi Nana,
Peça para ele fechar o ciclo com a ex dele... ele está magoado, se sentindo traído, injustiçado... ele precisa encerrar o que ainda está aberto, com a sua ex.
Só depois ele estará 100% contigo. Convém até afastar-se dele para ele poder fechar este ciclo, pois pode até te culpar pela vida que voce não está dando a ele, neste momento.
Vida com a ex e seus filhos... uma realidade,
Vida contigo... outra realidade.
Combinem como querem prosseguir juntos e a partir de de tal data, passado é passado, mas precisa fazer as pazes com este passado. Caso contrário, sempre volta, e volta para enfernizar tudo!
Abraços

5817 respostas

7 JUN 2022

Olá Nana! Seja bem vinda.
Sinta-se confirmada em suas sensações e pensamentos. Realmente, quando as relações acontecem, somos desafiadas constantemente a superar e enfrentar conflitos e diferenças de pensamentos, valores, vivências e ações. Parte desse amadurecimento, pessoal e da relação, está também implicito em aceitar a história que acompanha a outra pessoa e ser respeitada pela nossa, afinal não há como apagar o passado antes de "nós". Mas também implica em aprender maneiras de espressar o que pensamos e sentimos a respeito de tudo o que nos cerca, trazer à prática uma comunicação clara, empática e respeitosa.
Diante disso, tomo a liberdade de te direcionar a algumas reflexões: já conversou clara e calmamente com seu companheiro a respeito de como se sente quando ele traz essas falas? Já questionou o PARA QUE ele se recorda com tanta frequencia de fatos passados, qual sua intenção com isso? Há momentos em que geramos expectativas, pensamos sobre isso, mas nem sempre o que pensamos vai de encontro ao que realmente a outra pessoa pensa ou intenciona em si.
Acredito que vale uma tentativa gentil, em um momento aleatório (livre dessas emoções do momento que minam nosso raciocínio), de uma conversa respeitosa, sincera e esclarecedora. Pode te ajudar! ;)
Caso queira ampliar ainda mais sua consciência e encontrar novas maneiras de enfrentar conflitos e amadurecer ainda mais suas ações a respeito, a terapia pode te ajudar com isso certamente!
Conte comigo!
;)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

6 JUN 2022

Olá Nana! Obrigado por citar. Uma pessoa é composta de milhares de aspectos, um deles é composto dos temas que fala. As demais áreas da convivência, as demais riquezas internas dele, as razões pelas quais vocês decidiram namorar, como fazer esses componentes prevalecerem sobre as falas?
Provavelmente você precisa melhorar a autoestima e colocar o centro do namoro, no amor próprio, no namorar a si mesma, antes de colocar o outro, acima. Você é e será sempre a mulher da tua vida. Namoro é experiência. Na maior parte das vezes, o namoro (com outro termina), consigo mesma, é preciso ser para sempre!
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão ativas, verdadeiras. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria de dos ditos: "líderes religiosos" querem dinheiro, são falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns cientistas falsos. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Use máscara, lave as mãos, evite aglomerações, assim como evite criadouros de mosquitos.

8634 respostas

6 JUN 2022

Olá Nana
Obrigada por compartilhar esse momento conosco.
Mas é importante você buscar compreender o que está vivendo. Identificar porque essa fala lhe incomoda e como você pode demonstrar isso pra ele.
Importante saber que ele vem de um relacionamento que teve filhos e que são pra sempre, mas é preciso se preservar para não sair mais machucada dessa relação.
Procure se amar mais e ver o que realmente "pede" como amor.
Se aprofunde nas suas questoes.
Abracos.

Anônimo-379102 Psicólogo em Brasília

7 respostas

5 JUN 2022

Olá Nana.
Grata por sua participação aqui.
É importante ponderar o que é "muito"para você e para ele. Quais detalhes exatamente lhe incomodam mais? O contexto que envolve somente a ex esposa ou no contexto com os filhos? Sugiro que façam terapia de casal para fazer uma reflexão mais detalhada sobre os seus sentimentos. Aqui não podemos aprofundar por necessitarmos de mais informações precisas das partes para ajudá-los efetivamente. Esse assunto que envolve toda a família, filhos precisa ser trabalhado para prevenir mágoas acumuladas que podem atrapalhar o seu relacionamento e sofrimentos desnecessários. Fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

5 JUN 2022

Nana, o acordado não sai caro. Vocês podem estabelecer em contrato o que cada um gostaria que não acontecesse mais na relação. É preciso ser clara com ele sobre como você se sente com esse comportamento. Se ele tiver uma demanda muito grande de falar sobre o relacionamento passado talvez esteja precisando falar com um profissional para integrar algumas coisas.

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

5 JUN 2022

Oiê, Nana! Grata pela partilha e oportunidade de acolhimento!
Como se sente quando ele fala sobre sua ex?
Você se sente insegura quanto ao vínculo de vocês?
É uma boa buscar psicoterapia para compreender o que se movimenta, como você se sente em relação ao relacionamento e qual dor sua se desperta com a situação!
Com carinho, Psi Marina!

Marina Heluy Máximo Marques Psicóloga Psicólogo em Varginha

41 respostas

4 JUN 2022

Olá Nana. Deixe claro para ele que entende que esse é o passado dele, mas que não precisa ficar sabendo de tantos detalhes. Afinal, o casamento é o único acontecimento dele? Ele também relembra de outras coisas ou apenas do casamento? Apesar disso, talvez também seja importante ver se esse assunto ativa algo em você que a deixa desconfortável e ainda não consegue lidar.

Psicóloga Mara Dias Psicólogo em Porto Alegre

48 respostas

4 JUN 2022

Nana. Pq te incomoda tanto falar sobre isso?
Esgote o assunto e diga q n quer mais falar sobre.
Se necessário faça terapia de casal.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro