Meu namorado bipolar terminou comigo de forma repentina

Feita por >Tatyana Almeida · 11 nov 2017 Terapia de casal

Desde o início do namoro éramos companheiros, embora morando em cidades diferentes. Fizemos vários planos, inclusive o de levar uma vida juntos. Porém, há cerca de um mês, ele entrou em estágio depressivo e não mencionou mais nossas metas e objetivos. Além disso, passou a falar coisas sem sentido, as quais me deixavam triste. E, depois de longa conversa, nos entendemos e tudo estava caminhando bem. Dois dias depois ele terminou dizendo que precisa organizar a cabeça para vivermos algo melhor. Estou muito chateada, confusa e sem saber o que fazer.

A melhor resposta 11 NOV 2017

Tatyana, se seu namorado tiver o diagnóstico de Transtorno Bipolar é importante que ele esteja fazendo tratamento psiquiátrico (tomando a medicação corretamente) e psicológico (fazendo psicoterapia semanalmente), para que possa lidar com as mudanças de humor e com os comportamentos prejudiciais que esse quadro provoca. Realmente não é fácil se relacionar com alguém que tem esse transtorno, por isso também sugiro que você busque terapia caso queria ir em frente nessa relação. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

19 MAI 2020

Olá,

Podemos sempre dialogar e conversar, mas temos sempre que respeitar as decisões da vida do outro. Então converse e dialogue com ele, mas se ele acha que realmente ele precisa de um tempo, respeite a decisão dele. Volte seu olhar sobre você, análise toda a situação que viveu com ele, e tire lições, aprendizados disso, estamos sempre crescendo com a vida. Se não tiver mais jeito para os dois a vida continua, olhe para frente e não somente para o passado.

Abraços!

Ajuda psicológica é bom para os dois, fica tudo mais claro. Estou à disposição.

Mateus Adriano de Jesus Souza Psicólogo Psicólogo em Congonhas

75 respostas

13 NOV 2017

Tatyana, boa tarde! Não fica claro pelo seu relato se seu namorado está em tratamento, e esse é muito importante no caso de um transtorno bipolar. Para quem convive com pessoas com esse diagnóstico é realmente muito difícil pois as mudanças bruscas de humor levam a mudanças nos sentimentos e nos comportamentos. Dessa maneira, pra você fica a vivência de que uma hora está tudo bem e resolvido e no momento seguinte ele rompe porque precisa se organizar. Recomendo que você procure ajuda psicológica para lidar com essas mudanças porque elas são complicadas e fora do seu controle. Estou à disposição para ajudá-la, Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

13 NOV 2017

Oi Tatyana, bom dia.
Receber o diagnóstico de Transtorno Bipolar é uma questão séria, aqui você não cita se ele está em acompanhamento psicológico e psiquiátrico. De qualquer forma você foi percebendo mudanças importantes nele em relação aos planos de viverem juntos e das coisas sem sentido. Agora é o momento de cuidar de você, é possível perceber o quanto está triste essa situação. É esperado que fique bem difícil mesmo esse término, por isso oriento que busque ajuda psicológica para você agora. Tendo um espaço de terapia/ análise você não passará por esse momento sozinha.
Desejo melhoras e fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo