Meu filho tem muita dependência emocional

Feita por >carol · 1 out 2020 Psicologia infantil

Meu filho de 3 anos tem mta dependência emocional não fica com ninguém tudo chora se vai pode fora chora, quer q brinque com ele 24 hrs por dia, nao quer saber de brincar com outras crianças só a mãe e pai
O que ele tem?
O q fazer p Melhorar?

A melhor resposta 2 OUT 2020

Olá Carol! Grato por escrever. Nessa idade a criança não tem autonomia para viver situações como essa, independentemente de vocês; logo, trata-se de codependência.
Será importante e urgente vocês reverem a forma de interagir com ele, dando novo significado ao choro, estimulando que brinque com outras crianças, evitando atendê-lo, a partir do choro. O aprofundamento de pesquisa científica que deve ser feita por psicólogo, poderá apontar fatores não citados nesse texto, bem como possibilidades integradas a aspectos como constituição familiar, aspectos gerais de saúde, alimentação, sono, história de vida dele.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de elevada duração de alta taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, empatia, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8780 respostas

2 OUT 2020

Olá Carol.
Você pode colocá-lo em contato com outras crianças com maior frequência, preferencialmente a mesma criança até que ele sinta-se familiarizado com ela. Também pode levá-lo mais vezes em parques para que comece a perceber a presença de outras crianças, mas sem forçá-lo a nada, deixa ele, se adaptar ao ambiente, no tempo dele, você permanece por perto e aos poucos vai se afastando sem que ele perceba, e se perceber volte ao começo.
Como estamos em período de pandemia, você pode verificar um local seguro para isso ou aguardar mais uns dias até que tenhamos a vacina para começar a introduzi-lo nestes locais.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 OUT 2020

Ola carol, dzer o que ele certamente tem não tem como dizermos, pois seria necessária sessões de terapia com um psicólogo infantil . Sugiro que você leve a um para que o especialista saiba acolher ele e vocês da melhor forma possível .
Brincar com outra criança é fundamental, a interação social é necessária mas ela querer brincar as vezes sozinha também é algo saudável a ela. Entre tanto no seu caso podemos ver que ele aparenta ser uma criança introvertida, talvez não se sinta seguro em interagir com outras crianças e os pais para eles são o seu porto seguro. Estimular ele a brincar com outras crianças seria algo interessante para se fazer, tente com crianças do ciclo familiar dele. Caso ele tenha um primo ou priminha . Tente com uma só criança ao invés de varias .
Procure um psicólogo infantil para melhor avaliar o caso e te auxiliar nessa questão. É a melhor coisa a se fazer.
Em resumo, aparentemente pelo seu relato ele é apenas uma criança introvertida e para dizer mais sobre somente sabendo mais detalhes. Boa sorte

Fernanda Silvério Psicóloga Psicólogo em Brasília