Meu filho é inteligente, mas inquieto em sala de aula. O que fazer?

Feita por >Adna Nascimento · 10 mai 2016 Psicologia clínica

Meu filho tem seis anos de idade, é muito inteligente, mas também é muito inquieto em sala de aula. Todo dia ouço reclamação por conta de sua falta de atenção. Estou sem saber o que fazer. Como proceder? Nós já o colocamos de castigo tirando o que ele gosta de fazer, o deixando sem ir pro computador, sem assistir tv...

A melhor resposta 11 MAI 2016

Ola,Adna.
Perceba que nesta idade a crianca vivencia muitos estimulos ao mesmo algumas vezes selecionando maior atencao pras coisas que gosta e deixando de lsdo as menos interessantes. Se mostrar desatento pode ser uma forma de mostrar issi. Procure conversar com ele apontando os pontos positivos dele.
Os castigos constantes muitas vezes. Trazem a tona a repeticao de tudo negativo. Procure um profissional. Pra dazer uma avaliacao e montar estrategias junto da familia.

Cristiane Cabreira Psicologia Psicólogo em Florianópolis

38 respostas

13 MAI 2016

adna, leve seu filho para uma consulta com um neurologista infantil, ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

12 MAI 2016

Ola Adna!
Muitas vezes as crianças estão com dificuldades e não sabem como se expressar. Essa expressão, muitas vezes, se dá através de comportamentos que julgamos inadequados. Antes de rotular, seria importante buscar um acompanhamento para que possa er realizada uma avaliação adequada da situação. Vários fatores levam as crianças a ficarem mais dispersas e não necessariamente isso é um déficit de atenção. Os castigos até podem funcionar no início, mas se ela não aprender que todos os nossos atos geram consequências e o porquê de tudo isso, eles deixam de ser eficazes. Busque ajuda de um psicólogo que trabalhe com psicodiagnóstico, assim fica mais fácil de seguir uma conduta que realmente possa ajudar seu filho nessa fase, que por si só é bastante desafiadora. Boa sorte!

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

12 MAI 2016

Olá Adna. Muitos fatores estão associados aos comportamentos da crianças que apresentam inquietude ou falta de atenção. Se as estratégias que você tem usado não estão conseguindo bom resultado, se as "reclamações" tem surgido a partir da observação de outras pessoas, como professores, colegas, familiares...todos essas informações, podem contribuir para um conhecimento global do que seu filho pode estar sinalizando. Mesmo assim, calma! Procure um profissional com experiência no atendimento infantil para avaliação inicial. Lembrando que uma boa avaliação contempla não somente os aspectos cognitivos, como testes psicológicos, mas também obtém informações dos espaços onde a criança participa, como escola, família e suas relações de modo geral. Uma avaliação bem feita irá te ajudar a dar prosseguimento em estratégias adequadas para lidar com os comportamentos de seu filho, bem como outras estratégias como tratamento psicológico, psicopedagógico ou mesmo o tratamento médico. Um abraço.

Etiene Macedo Psicólogo em Goiânia

10 respostas

12 MAI 2016

Olá Adna!

Fiquei me questionando se essa inquietude do seu filho está apenas ligada à escola. Há diversos fatores que podem estar relacionados a ela (falta de motivação, colegas ou dificuldade no entendimento da lição) ou ainda fatores fora do ambiente escolar, como estresse em casa.
Penso que o castigo não seria o caminho mais eficaz para acabar com esse comportamento. Quem sabe uma terapia em família poderia ajudar a descobrir o que está acontecendo com seu filho.

Anna de Lima Estanislau Psicólogo em Florianópolis

46 respostas

11 MAI 2016

Ola Adna
Esta situação pode estar relacionada com vários fatores decorrentes da sala (atividades (interessantes ou não; estressoras ou não) e amigos. Sugiro que procures um profissional para avalia-lo, que entre em contato com a escola, e juntos com a família possam traçar um processo orientativo. Fico a disposição para maiores esclarecimentos.Abraçcos

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

11 MAI 2016

Penso que o castigo não auxilia desta forma e com o objetivo que tu pretendas alcançar, por isso sugiro que procures um psicólogo para que ele possa fazer a avaliação correta sobre o que está se passando com teu filho, de que ordem é esta falta atenção e poder assim, ajudá-lo. Dentre os instrumentos utilizados pelo psicólogo para avaliação, estão alguns testes que podem ser úteis para avaliar os aspectos cognitivos e não só o emocional e comportamental.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

11 MAI 2016

Prezada Adna,

seu filho é disperso somente na escola ou quando faz atividades em casa também? É importante discernir para verificar se há uma dificuldade dele, com o ambiente ou com o que está lidando. Ele está em fase de alfabetização, que é trabalhoso e requer repetição, memória, etc. Será que ele está gostando e se adaptando a essa fase ou está difícil, mesmo sendo inteligente? Enfim, busque saber a motivação da agitação para depois pensar sobre como lidar com ela. Uma vez descoberta, converse com ele a respeito, com uma linguagem acessível a idade, mas com foco no problema.

Tânia Maria Magalhães Psicólogo em Belo Horizonte

9 respostas

11 MAI 2016

Bom dia Adma, algumas questões que, para mim ficaram no ar: Seu filho é inquieto apenas na escola? Já foi realizada alguma avaliação com algum profissional? Como normalmente a família, os professores, as outras crianças, respondem a esse comportamento dele?
Fica claro que ele está lançando mão de uma forma improdutiva de se relacionar. Porém para lhe orientar melhor, preciso de mais detalhes. Se julgar conveniente, por favor entre em contato para conversarmos.

Carpeendi Psicologia Psicólogo em Curitiba

34 respostas

11 MAI 2016

Bom dia, Adna.
Em primeiro lugar, deve-se observar se essa inquietude é somente no ambiente escolar ou em outros também, como em casa, por exemplo.
Nessa idade é esperado uma certa movimentação, pois a criança ainda necessita do movimento para o seu próprio desenvolvimento. Porém, ela já é capaz de manter-se um pouco mais atenta por mais tempo em diferentes situações.
Se essa inquietude ocorre mais no ambiente escolar, pode ter várias motivações - falta de envolvimento com a tarefa; as atividades não serem atrativas por serem pouco motivadoras ou desafiadoras...
É importante também pensar se esse comportamento surgiu agora ou já era relatado em anos anteriores. Converse na escola com a orientação e professoras, troque informações.
Para tirar qualquer dúvida e receber orientações em como proceder, procure por um psicoterapeuta infantil. Esse profissional poderá avaliar melhor a situação e orientar tanto a família como a escola.
Um abraço.

Renata Leal Quaglio Psicólogo em Vinhedo

49 respostas

11 MAI 2016

Olá deve ficar atenta a procurar levá-lo a uma psicoterapia, uma criança de 6 anos tem que obedecer regras, se não as reconhece agora quando fará? É suma importância verificar se ele tem o mesmo comportamento em casa com vcs...A família toda tem que acompanhar sendo tratada, caso a resposta seja afirmativa.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

11 MAI 2016

Olá! Segundo seu relato oriento que busque um profissional especialista em atendimento infantil, para que possa ser feito uma avaliação, observação e
trabalhar as questões que podem estam influenciando e refletindo nos comportamentos da criança.

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

10 MAI 2016

Olá Adna, tudo bem?
Talvez essas "opções" de castigos já não estejam funcionando para o seu filho; Já parou para pensar em como seria deixá-lo aprender a consequência direta de seus atos? É o que diz aquela frase "toda ação tem uma reação". Por exemplo: Se seu filho é desatento, acredito que seja o ideal mostrá-lo quais vantagens ele tem quando presta atenção, como ele aprende mais rápido, como ele termina antes o dever e pode brincar e assim, todos ficam felizes; já quando ele não presta atenção, ele demora mais para aprender, leva mais tempo para fazer os deveres e consequentemente para ir brincar também. Muitas vezes, com essa dinâmica, a criança passa a não se revoltar com castigos e sim a entender que ela é responsável pela consequência de seus atos (sim, eles conseguem perceber mesmo novinhos) e deixará de repetir o comportamento.
É importante começar este treinamento em casa e estar em constante comunicação com a escola da criança, para que eles relembrem seu filho de que seu comportamento terá uma consequência!
Ps- procure conversar bastante com seu pequeno para saber como é essa falta de atenção e quanto isso o incomoda.
Espero que tenha ajudado,
Fique com Deus, abraços!

Júlia B. Benedini Psicólogo em São José dos Pinhais

14 respostas

10 MAI 2016

Olá! Em primeiro lugar, seria interessante se pudesse conversar com um psicólogo até mesmo para que seja investigado diversas questões como: adaptação, falta de estímulo ou alguma outra dificuldade que seu filho possa apresentar. Lembre-se em primeiro lugar que ele é uma criança e que crianças buscam novidades e se interessam e muito por aprender e conhecer. Verifique com calma, juntamente com um profissional a melhor forma de trazê-lo para o ambiente escolar. Espero que tenha ajudado você!

Gláucia Maia Psicólogo em Americana

6 respostas

10 MAI 2016

Seria interessante que ele fosse levado para uma avaliação, vários fatores podem estar envolvidos, ele pode estar com algum problema de adaptação, ou ate mesmo com algo relacionado a sua capacidade de focar atenção na aula. Procure o Centro Humanus que podemos ajuda-la. Rosana Lima.

Humanus - Psicologia Especializada Psicólogo em Brasília