Meu filho de 4 anos se identifica com as personagens femininas dos desenhos

Feita por >Daiane · 12 set 2017 Psicologia infantil

Olá! Meu filho de 4 anos gosta de fantasiar que está usando vestido e que é uma princesa. Pra isso amarra um pano na cintura. Nos desenhos animados ele sempre diz que é tal personagem, que é a menina do grupo. Na escola a professora disse que ele brinca mais com as meninas do que com os meninos. Quando era menor ele queria passar batom, usar brincos. Passou essa fase e depois ele queria se vestir igual a personagem Xerife Callie e colocava um sapato rosa meu. Depois queria usar bolsa. Agora ele diz que brinca de princesa. Não tem interesse em andar de patinete, bicicleta. Ele também brinca de coisas de menino como carrinho, lutas. Obrigada.

A melhor resposta 13 SET 2017

Olá cara Daiane, até aí em todo comportamento de seu filho não vi qual o problema? Nesta idade a criança aprende por imitação e está na fase das descobertas, das curiosidade, onde o proibido desperta mais curiosidade. O problema está no seu fillho ou em você e o medo de que ele possa desenvolver uma orientação sexual aquém daqui você ou vocês pais sonharam e planejaram para ele? Ou do medo de ter que lidar com o preconceito social e familiar e até mesmo de vocês pais? Nada desta idade está definido, ele está se descobrindo e se identificando com a referência sexual de quem ele está mais próximo. O aparelho reprodutor masculino e feminino não define a orientação sexual. E lembrando, seja qual for a orientação sexual, ele continuará sendo seu filho, não o rejeite, a sociedade não deveria, mas pode, os pais é quem não pode e nem deve rejeitar o filho por causa de sua orientação sexual. Deixe-o livre para ser criança sem as cobranças sociais, culturais e religiosas e se depois ele decidir pela orientação sexual que não for a que você esperava como "normal" e ficar difícil de você lidar com a situação seria o caso de você procurar ajuda psicológica para lhe ajudar.
espero ter ajudado, att, à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

15 SET 2017

A Psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas em sofrimento, ou dificuldades com a vida, e que não conseguem resolver sozinhas. Durante a terapia, o analisando é convidado para explorar seis afetos, pensamentos, comportamentos e fantasiadas presentes no cenário de seu sofrimento.
Atenciosamente, Aline M.S.De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

14 SET 2017

Boa noite Daiane,
Seus relatos demonstram uma preocupação principalmente voltada a saber o que está acontecendo para saber lidar com a situação.
Muitos são os fatores de influência e determinação dos gostos e preferências. Nesta idade a criança ainda está se descobrindo, porém os indícios de uma identificação com a figura feminina pode indicar coisas até mesmo de figuras com quem ele convive, ou figuras masculinas ausentes.
Porém...índico que mais do que uma curiosidade vc procure um profissional para orientá-la. No seu caso...creio que inicialmente uma orientação seria interessante.
Att.
Thalita C Ribeiro

Thalita Coutinho Ribeiro Psicólogo em Belém