Meu filho adolescente (17 anos) não tem amigos

Feita por >Max Moraes · 27 nov 2015 Adolescência

Meu filho adolescente concluiu o ensino médio com 16 anos, prestou o Enem e teve classificação exemplar passando na Universidade Federal de Pernambuco. Mas com 3 meses de frequência deixou o curso...Em casa, sem nenhuma atividade, passou a ter depressão. Preciso de ajuda. Procuro em Recife-PE um profissional que possa ajudar.

A melhor resposta 29 NOV 2015

Max , bom dia

É necessário , buscar compreender o que está ocorrendo com seu filho e assim poder ajuda-lo . Busque ajuda de um profissional , que tenha experiência com adolescentes. O processo terapêutico é algo de grande importância e com excelentes resultados

Martha Severo Lopes da Silva Psicólogo em Recife

18 respostas

6 NOV 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

4 DEZ 2015

Olá, Max! A situação que colocou é bastante curiosa. Essa depressão que falou foi um diagnóstico feito por um profissional da área de saúde ou é uma suposição sua a partir dos comportamentos observados de seu filho? A depressão é uma doença que vem sendo mal interpretada pelas pessoas na atualidade. A tristeza é um sentimento natural e importante na vida das pessoas, mas a sua presença constante e a falta de ânimo diário são sintomas que precisam ser olhados com maior atenção e cuidado. Seu filho parece ser uma pessoa reservada e/ou tímida. É preciso investigar os motivos que fizeram ele deixar o curso. Outros pontos precisam ser melhor compreendidos. Ele não tem nenhum amigo ou ele é mais reservado e tímido e isso dificulta o desenvolvimento de amizades? Aconteceu ou tem acontecido alguma coisa ou mudanças na vida dele? Desde quando observa essa dificuldade? Além destes questionamentos, outras informações são importantes para compreender o que está acontecendo com seu filho. O diálogo é muito importante para a relação de vocês dois. Converse com ele e tente entender os sentimentos e ponto de vista dele. Sugiro que busque a ajuda de um psiquiatra e de um psicólogo que possam avaliar a situação e trabalhar em conjunto de forma a ajudá-los. Boa sorte!

Thayane Salgado Psicólogo em Salvador

21 respostas

1 DEZ 2015

Olá Max, eu julgo que seu filho necessita de um protocolo que chamamos de THS (Treino de Habilidades Sociais), um psicólogo comportamental pode fornecer esse treino. Além de tratar também os aspectos dos motivos dessa introspecção, juntamente com orientação a família. Existe inclusive, em casos mais resistentes, a necessidade de um AT (acompanhante terapêutico) que vai poder ajuda-lo 'inlocco' (não no consultório, mas diretamente no contexto social) no desenvolvimento dessas atividades. A inabilidade social é um dos grandes fatores desencadeadores da depressão e é algo que pode facilmente ser desenvolvido com ajuda de um bom profissional. Boa Sorte!

Gisele Ávila Psicólogo em São Caetano do Sul

34 respostas

30 NOV 2015

va ate uma unidade basica de saude e se informe sobre atendimento psicologico no postinho,ok? logico que se vc tem alguma condiçao financeira,procure os serviços de psicologia um alguma universidade. urgente!!!!ok?boa sorte!!!!!

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

29 NOV 2015

Você pode procurar em Recife a psicóloga e terapeuta Vânia Simonetti, com muitos anos de experiência. Faça isso urgentemente antes que esta depressão se torne crônica. Pode dar o meu nome. Boa sorte

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

27 NOV 2015

Olá, Max. É muito bom ver que você tenta compreender e ajudar seu filho. Minha sugestão é que você procure aqui mesmo, no Mundo dos Psicólogos. Na página inicial você coloca o nome da sua cidade (Recife) na pesquisa e aparecem vários profissionais. Você pode escolher a especialidade "adolescentes", para filtrar. Sugiro que entre em contato com mais de um e escolha aquele que mais lhe agradar. Caso o seu filho não crie um bom "vínculo terapêutico" (como a gente diz) com o profissional, mude! O mais importante é que ele sinta confiança no psicólogo ou psicóloga que o atenda para que possa falar sobre os sentimentos e pensamentos que o afligem e o estão deprimindo.
E siga as instruções do profissional, caso necessário, até procurando um neurologista ou psiquiatra para fazer um acompanhamento medicamentoso, que é necessário em depressões mais graves (não sei se este é o caso do seu filho, vai depender de uma avaliação mais apurada). Espero ter ajudado, ao menos um pouco. Um abraço.

Edith V. C. Andrade Psicólogo em Nova Iguaçu