Meu ex diz que está com depressão por minha culpa

Feita por >Maiara · 23 abr 2019 Depressão

namorei durante 7 anos, e terminei com ele pois existia muita pressão psicologica da parte dele. assim que terminamo ele me disse que ficou com uma depressão profunda, que nem conseguia sair de casa. voltei com ele depois de 5meses separados, e quando voltamos não me parecia que ele esteve em depressão. Sei que ele não passou por nenhum medico e nem por psicólogos.

Agora terminei com ele novamente, e sempre que fala comigo pelo WPP, me fala que esta lutando para não ter depressão novamente.
Eu não sei o que fazer, pois me sinto mal por ele estar assim.

Eu ja passei por varias fazes de depressão, tomei remédios fortes de anti-depressivos, e não quero ninguém passando pelo q passei.

A melhor resposta 24 ABR 2019

Olá Maiara! Obrigado por contatar. As pessoas não podem ter ações maiores do que você mesma quanto a seus estados emocionais internos; também você não pode ser responsabilizada por estados internos de outras pessoas. O que é possível fazer: algum amigo comum, poder representar apoio para ele? Procurar um psicólogo? A história de voltas e interrupções do relacionamento, geram incertezas, que podem e devem conter algumas (sofridas) reorganizações. Terminaram duas vezes, porque alguma razão justificou o término. É preciso refletir sobre isso. Coloco-me, com vistas a aprofundamentos, à disposição. Um abraço: Ary Donizete Machado

8767 respostas

20 DEZ 2021

Olá! Maiara não se sinta mal por conta disso. Você não é a responsável pela depressão dele.
Qualquer transtorno mental tem causa multifatorial, tem questões genéticas, experiências de vida, a relação com falimiliares e outras pessoas, fatores biológicos, questões de personalidade. Então não é uma unica causa, um único evento que causa um transtorno mental.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

20 MAI 2019

É complicado dizer se realmente ele esta com depressão por sua culpa, sugiro que busque ajuda de um Psicologo para amenizar a angustia e sofrimento

Wenderson Psicólogo em São Paulo