Meu enteado só me chama de pai.

Feita por >Ualas lima · 22 fev 2021 Psicologia infantil

Sou casado há 4 anos e sou muito feliz, a minha esposa já tinha um filho de um relacionamento anterior, tem um relacionamento com ele muito bom, ótimo amo ele de paixão, né que isso me incomode pelo contrário amo que ele me chame de pai.. mas tenho medo que isso possa prejudicá-lo emocionalmente ou psicologicamente, sou muito atencioso explico todos os dias que ele também tem outro pai que o ama como eu amo, não permito que fale mal da família dele aqui em casa, não acho certo demonizar as pessoas por algo que deu errado no passado, então não dou empecilho para que o pai biológico possa ver ele na hora que ele quiser. Me ajudem Isso me deixa preocupado, quero criar um homem justo, honesto e ético.

A melhor resposta 23 FEV 2021

Ualas,
Uma Criança cercada de amor, de carinho e atenção, não vejo como pode ser prejudicado emocionalmente. Ele vai crescer entendendo que tem o pai biológico e que tem o padrasto que é um outro pai pra ele.
Uma relação de amor e de respeito.
Sua preocupação merece uma atenção em relação a você e seus medos. Te aconselho a fazer psicoterapia para falar dos seus medos, do seu emocional e principalmente da sua história de vida.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

1 MAR 2021

Oi, Ualas. Fique tranqüilo. É comum que as crianças busquem referencial de pai e de mãe naqueles com quem mais convivem. Se você tem claro esse respeito ao pai verdadeiro e se a criança consegue manter uma boa convivência com ele, aos poucos, quando for crescendo, ele saberá melhor essa diferença. Nossa imagem de pai e de mãe não se forma somente pelos pais biológicos, mas por todas as pessoas que tem esse papel de cuidador, que dão carinho, respeito e atenção.

Um abraço.
Marcela Marmentini
CRP/SP 06/160501

Marcela Marmentini Psicóloga Psicólogo em Santos

24 respostas

23 FEV 2021

Ualas Lima,
Estás agindo corretamente, inclusive falando do verdadeiro pai.
Porém, deixe ele te chamar de pai porque ele precisa desta referência cordial, amorosa e acolhedora. A criança se sente segura e aceita. Parabéns por ser assim!

5943 respostas

23 FEV 2021

Olá Ualas! Grato por escrever. Seu texto reflete uma boa solução, não um problema. Parabéns! Precisaremos construir cada vez mais, na vida de cada um de nós, aperfeiçoamentos éticos, justos e honestos. O ser humano precisa amar e ser amado, estar atento ao aprimoramento de si mesmo. Não há pessoas perfeitas. Eu também quero ser um psicólogo, homem, ser humano, honesto, justo e ético. Vamos aumentar o grupo de pessoas que querem isso.
A vida apresentará alguns momentos difíceis. Que tenhamos sabedoria, harmonia, discernimento, clareza e persistência para fazer aperfeiçoar e prevalecer o bem.
Estejamos construindo o futuro com vigilância para dar cada passo, adequado a seu tempo.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes, evitemos armas: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8779 respostas

23 FEV 2021

Olá, que maravilhoso ter esse vínculo tão bem estabelecido com seu enteado, não tem problema nenhum para ele vê-lo como um pai também, isso só vai fazer se sentir ainda mais amado, pai é que cria também e ele tem muita sorte de ter 2 pais que o amam e cuidam dele.
Não se preocupe, continue sendo uma boa imagem para ele.

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo