Menino que quer ser menina. Socorro!

Feita por >Frederico · 20 jan 2021 Orientação sexual

Tenho um menino de 7 anos. Desde os seus 2 anos notamos que ele tem interesse pelo universo feminino e nunca entendemos de onde veio isso.
Eu gostaria de saber se isso é comum, afinal já faz 5 anos que ele age assim sem nenhum indício de mudança.
- Eu não sou um pai ausente. Não sou um exemplo irrepreensível de participação mas definitivamente não sou ausente.
Minha esposa, desde o início quando percebemos isso, deixou de fazer as coisas de mulher como maquiagem e cabelo ou mesmo banho na frente dele e eu tentei levá-lo pra perto de mim para manusear ferramentas, assistir e jogar futebol, barbearia etc. Contudo é evidente que ele não se encaixa nisso de maneira alguma.
Ele tem um irmão gêmeo e há uma diferença absurda entre eles. O outro é tão envolvido com universo masculino que as vezes parece parece ter testosterona demais (se é que isso é possível) pois gosta de heróis com violência, assiste vídeos de luta, diz que tem 2 namoradas na escola e as vezes é um pouco enérgico.
Em contrapartida meu menino em questão é meigo e doce feito uma flor.
Eu noto que ele é super inseguro e extremamente carente de atenção. Não importa o quanto de atenção dos o entreguemos ele precisa e pede por mais. Ele está sempre querendo chamar atenção com suas atividades afeminadas e honestamente muitas vezes chega a ser irritante pois é muito muito insistente. Por mais palavras positivas e elogios baseados em atitudes reais que façamos, nada o faz ter mais confiança e menos carência. Óbvio que abraçamos, beijamos e dizemos que amamos, fazemos isso quase todos os dias, pois somos uma família baseada em afeto e carinho, então não pode ser falta de afago, não faria sentido.
Nós não damos atenção especial para nenhuma das crianças (temos 4 e os gêmeos são os dois do meio) e tentamos ao máximo deixar evidente que todos são especiais igualmente e quando algum merece/precisa de atenção especial por qualquer motivo, atendemos também “ignorando” os outros.

O que pode ser isso com ele?
Alguém poderia conversar comigo?
Algum pai ou mãe queen tenha tido esse tipo de experiência e hoje o filho já tenha mais de 15 anos poderia compartilhar algo?

Algo que sempre me intrigou são os trejeitos. Ele, quando está livre de qualquer bloqueio, anda rebolando, gesticula com mãos super espalhafatosas e entona a voz com um excesso de feminilidade. Tudo isso estrapola o próprio universo feminino e passa a ser mais estranho do que feminino propriamente. Ademais esse trejeito todo não sei de onde vem, pois ele não poderia estar imitando minha esposa o filha nem mesmo nenhuma das mulheres da família pois ninguém age assim, nem de longe.

Isso pode ser químico? Biológico? Alguma possibilidade de ele ter deficiência hormonal e o irmão gêmeo ter de alguma forma ficado com a porção de masculinidade que seria do irmão? (Pois outro também passa do ponto, querendo andar sem camisa na rua para mostrar supostos músculos que ele jura ter).
Eu gostaria muito de saber quais as possibilidades e qual a forma de tratar isso.
Estou disposto a pagar por consultas on line.

A melhor resposta 21 JAN 2021

Olá Frederico! Grato por escrever. Você colocou com clareza o grau de preocupação que apresenta em relação à situação. Isso é perfeitamente compreensível, justo e adequado. Poderá ser importante realizar, com um psicólogo, um estudo mais detalhado da situação. A questão precisa de mais informações para ser pondera em profundidade. A princípio, há alguns cuidados importantes:
- A concepção de sexualidade do adulto é muito diferente da concepção da criança, não podemos antecipar coisas para um menino de sete anos, com base nos panoramas de sexualidade de um adulto;
- As pessoas que caminham para expressões sexuais diversas dos chamados "padrões normais", não o fazem com consciência ou escolha, ponderando o antes, o durante e o depois da consolidação da caminhada; (precisam, com o devido cuidado e medida, tomar consciência das implicações das caminhadas)
- A sociedade cria muitas dificuldades para aqueles que vivenciam sexualidade diversa daquela "padronizada"
- Na intimidade e profundidade, cada pessoa constrói uma sexualidade particular para ela mesma, com consciência ou não.
- Será preciso calma, sensibilidade e acolhimento, para ponderar caminhos para a melhor caminhada possível.
Procure um de nós, com mente aberta, persistência e disciplina. Te ajudaremos a enriquecer direções para lidar o melhor possível com a criação de ambiente que harmonize todas as caminhadas envolvidas, direcionando, no que for possível, para priorização da harmonia de todos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

21 JAN 2021

Frederico...
Não há nada de errado com o teu filho... ele tem uma vida que se manifesta dentro dele e quer ser isso, o que a natureza dele grita dentro dele. Se ele se sente inseguro é porque voces estão contrariando o que ele sente e fica em dúvida inseguro, angustiado, perdido. Deixe ele manifestar a força e a energia que tudo dá certo.
A vida é como é e não como pensamos que ela seja.
Há Leis Universais que nos comandam e duas delas é a do Genero (Masculino ou Feminino) e a outra é a valência (Positivo ou Negativo)... Isto não pode ser confundido com sinais externos, se tem penis ou pepeca... é a nível de energia. Há muitas pessoas que tem características externas masculinas e energia feminina. Há mulheres com características externas femininas e tem energia masculina.
O sistema não compreende isso e nos adestrou que ser masculino é isso... feminino é aquilo... aceita este relacionamento (Homem x Mulher) e condena tudo o que é diferente.
A vida não entende desta forma, a vida se manifesta em forma de energia.
Sei que é difícil lidar com esta situação, mas é uma oportunidade de rever conceitos, valores e ampliar os horizontes da consciência.
Para auxiliar, indico sim fazer Psicoterapia que ajuda a compreensão de voces pais e como lidar com esta situação que parece ser estranha, mas é uma oportunidade de crescimento.
Seu filho precisa ser amado e precisa ser aceito da forma como a vida se manifesta e não como voces querem que seja, orientados apenas pelos sinais externos.