Medo da morte de entes queridos/medo da vida

Feita por >Giulia Tuler · 14 mai 2018 Depressão

Olá!
Faz uns anos que tenho depressão e nunca consegui ficar com um tratamento continuo com um profissional (vou providenciar agr que as coisas estão piorando)
Estou com um medo irracional da morte, principalmente de entes queridos, minha mãe, etc. medo do tipo, não pode sair na rua que eu fico imaginando coisas, choro só de pensar, as vzs imagino cenas na minha cabeça sem querer.
Esses dias fumei maconha e acabei vendo uma cena de morte sem querer na tv e eu já tinha um certo medo, mas depois daquilo ele se intensificou muito mais, pq eu senti muito nervoso de ver uma vida se esvaindo do corpo e alguém literalmente desesperado pra aquilo não acontecer, implorando sabe?!
Eu preciso mt de ajuda mesmo em relação a isso!
As vzs penso mts coisas filosóficas, sobre vida e morte, tenho que colocar tudo isso p fora com alguém que realmente saiba se posicionar a me ajudar.

A melhor resposta 15 MAI 2018

Bom dia Giulia.
Bem, no caso da depressão é interessante buscar ajuda e tratamento, no caso tanto de um psicólogo quanto de um psiquiatra. Você já fez acompanhamento? Está usando medicações? Esses temores podem estar associados a sintomas do transtorno, mas é importante que isto seja definido por um profissional. Portanto este seria o primeiro passo.
Além disso, se um quadro de depressão é constatado, o ideal é que você não use substâncias psicoativas, como é o caso da maconha. Isso é algo que deve inclusive ser conversado com o psiquiatra no caso de um uso diário. Essa sensação que você descreveu possivelmente esta ligada ao uso da maconha.
Se você já compreende esta necessidade de "por tudo isso pra fora", é hora de buscar um tratamento junto a profissionais. Você se beneficiaria bastante em iniciar um acompanhamento. O apoio de pessoas próximas também é importante!
Fico a disposição.

Sentidos Psicologia Psicólogo em Aquiraz

88 respostas

16 MAI 2018

Olá, Guilia.
Se você já tem um diagnóstico de depressão e essa condição está interferindo dessa maneira na sua vida, é indicado que inicie um tratamento com psiquiatra e psicólogo. A depressão é uma doença e tem tratamento, o que pode melhorar em muito sua qualidade de vida. Ter medo é algo esperado, porém quando este é muito intenso e causa sofrimento é preciso buscar ajuda especializada. A depressão altera a química cerebral e influncia na forma como você pensa e sente. É como se você visse a vida por meio de uma lente negativa, focando nas dificuldades e não tendo a devida “energia mental” de superá-las. A terapia cognitiva comportamental te ajuda a identificar e avaliar essas crenças disfuncionais de uma forma mais adequada, alterando a forma de pensar, sentir e agir. O uso da medicação também é muito válido nesse momento. Fale pro psiquiatra do uso da maconha.
Falar é uma maneira de dar forma àquilo que te angustia e a partir daí poder entender e intervir de maneira consciente e efetiva.
Espero ter contribuído
Juliana Almeida
Psicóloga cognitivo comportamenta

Juliana O. Almeida Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

1 resposta

15 MAI 2018

Giulia. Entendo que esteja sofrendo, mas a Depressão tem tratamento, você não precisa ficar sofrendo, busque um Psiquiatra para médica-lá é um Psicólogo, para tratar as causas. Buscar um só não resolve.
A maconha potencializa as emoções e sentimentos, melhor evitar.
Esse medo, essa sensação são sintomas típicos da depressão, que é uma doença ou melhor um distúrbio afetivo, atinge a autoestima, provoca sentimento de inferioridade, tristeza, pessimismo.
A depressão atinge diversas áreas químicas do cérebro, por isso a necessidade de medicamentos.
Siga em frente,
Espero que tenha lhe ajudado
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo